Defesa que ninguém passa… É como o Sociedade Esportiva Palmeiras, se intitula em seu hino oficial. E de fato. Conhecido como uma escola de goleiros, o Verdão acumula grandes craques que marcaram o clube na linha de fundo do campo. Dentre eles, Oberdan Cattani, Valdir Joaquim de ‘Moraes’, Emerson Leão, Gilmar, Velloso, Sérgio, ‘São’ Marcos e Fernando Prass. Vale ressaltar, esses são apenas alguns dos excelentes atletas que marcaram a história palmeirense. Contudo, para esse texto, analisaremos somente a história de dois desses gigantes do Alviverde, para assim tentar descobrir : São Marcos ou Fernando Prass?
https://twitter.com/Palmeiras/status/1121783498241503232?s=20
SÃO MARCOS E O PALMEIRAS:
Começaremos com o Marcos, para os torcedores e íntimos: São Marcos. O craque acumulou 553 jogos com a camisa do Verdão. E, fez sua história em grandes disputas do clube. O então goleiro chegou ao Palmeiras ainda na base, no sub-20 do time. Em 1992, alcançou o profissional e desde então disputou 20 temporadas pelo Palestra.
O então goleiro, cheio de técnicas e boas defesas, consolidou uma carreira admirável dentro do Palmeiras. Chegando até, ser ídolo de torcedores e profissionais de outros clubes.
Dentre as suas conquistas com o clube, São Marcos marcou a virada do século com a vitória na Libertadores em 1999. Conquista que até hoje é lembrada e comemorada entre os palmeirenses. A lista do craque ainda conta com dois Campeonatos Brasileiros (1993 e 1994), quatro Campeonatos Paulistas (1993, 1994, 1996 e 2008), uma Copa do Brasil (1998), uma Copa Mercosul (1998), um Torneio Rio-São Paulo (2000) e uma Copa dos Campeões (2000).
O atleta jogou com a camisa do Palmeiras até 2011. Encerrando assim a sua carreira no clube como o segundo maior goleiro do Verdão.
https://twitter.com/Palmeiras/status/1269252704435679232?s=20
FERNANDO PRASS E O PALMEIRAS:
Fernando Prass por sua vez assumiu a posição de goleiro em seguida de Marcos, em 2013. Entre uma defesa e outra, o atleta tinha que enfrentar comparações com o seu antecessor. Com muita raça e excelentes resultados, o então jogador teve que conquistar o seu lugar dentro do clube, principalmente com os torcedores. Já que Prass havia entrado no lugar de um ídolo Palmeirense. Contudo, logo o craque mostrou bom serviço e alcançou o seu destaque no Alviverde. Assim, somou 274 jogos pelo o Palestra.
Prass chegou ao Palmeiras em um momento delicado do clube. Até o momento, o time disputava a Série B do Campeonato Brasileiro e estava impossibilitado de jogar no Estádio Palestra Itália, já que passava por uma grande reforma. Entretanto, em 7 anos com a camisa Alviverde, acumulou em seu histórico a Copa do Brasil de 2015 e os Brasileiros de 2016 e de 2018.
Vale ressaltar, na Copa do Brasil de 2015, Prass foi peça importante para a vitória do time. O atleta então, além das suas defesas durante a partida e nas cobranças de pênaltis, o jogador foi o primeiro goleiro que marcou o gol que deu a taça ao Palmeiras.
Fernando Prass encerrou a sua passagem pelo Palmeiras em 2019 como o oitavo goleiro com mais partidas pelo clube.
Herói do jogo, Fernando Prass comemora vaga na final: 'Momento muito especial' https://t.co/wISrqJL5Md pic.twitter.com/39oljjX78T
— SE Palmeiras (@Palmeiras) October 29, 2015
EIS A QUESTÃO: SÃO MARCOS OU FERNANDO PRASS?:
Como dito acima, ambos goleiros foram essenciais para as conquistas Palmeirense. São Marcos é conhecido pela imagem das glórias do fim dos anos 90 e início dos 2000 no clube. Tendo como auge a conquista da Libertadores de 1999. Já Fernando Prass, chegou na Série B de 2013 e foi um dos pilares do renascimento do Verdão.
Reconhecidos pelas grandes defesas nas cobranças de pênalti, ambos são marcados pela garra e dedicação dentro de campo. Agora, levemos em conta as atitudes dentro dos 90′ e acréscimos dos jogos, para tentar definir qual foi o melhor goleiro do Verdão.
Marcos está no 7º lugar dos 100 jogadores que mais atuaram com a camisa do Palmeiras. Já Fernando Prass, ocupa a 40º posição. Analisando qual atleta mais venceu no XXI pelo Verdão, São Marcos fica na 3º colocação com 257 vitórias e Prass em 7º com 151. Vale ressaltar, que as fases distintas que ambos participaram influenciaram os resultados que obtiveram em campo. Entretanto, levando em conta toda essa somatória e tempo de clube, o resultado dá São Marcos como melhor goleiro. Claro, Fernando Prass teve sua chance dentro do clube e a executou de maneira sábia. Contudo, pela quantidade de tempo e conquistas, o título fica com o camisa 12.
Mas agora é com você, quem foi o melhor goleiro palmeirense: São Marcos ou Fernando Prass?
Foto Destaque: Reprodução/FNV


