O Brasileirão 2022 está cada vez mais próximo. A saber, a competição se inicia no dia 9 de abril, a pouco mais de uma semana. Para que você entre cada vez mais no clima da competição, o Futebol na Veia irá te relembrar do garçom – ou maior assistente – da última edição do torneio nacional.
O campeão do Brasileirão 2021 foi o Atlético-MG, quebrando um jejum que durava 40 anos. O Galo conquistou seu 2º título brasileiro na história. No entanto, apesar do vencedor ter sido o alvinegro mineiro, o jogador com mais assistências na competição defende um time paulista.
Garçom do Brasileirão 2021
Gustavo Scarpa, do Palmeiras, foi o garçom do torneio nacional. Com 13 assistências em 31 jogos, o meia de 28 anos deixou todos os concorrentes para trás e se consolidou como o jogador com mais passes para gol. A saber, o 2º jogador que mais presenteou seus companheiros foi Artur, do RB Bragantino, com oito assistências, cinco a menos que Scarpa.
Revelado pelo Fluminense, o meia foi disputado por várias equipes. Após um grande imbróglio, o jogador rumou ao Palestra em junho de 2018, à época com 24 anos. Com um começo conturbado, foi muito criticado pela torcida alviverde, que não estava satisfeita com sua irregularidade.
No entanto, desde a chegada de Abel Ferreira ao Verdão, tudo mudou. Evoluiu, amadureceu, se tornou titular e muito importante para o time formado pelo técnico português. Em 2021, Scarpa deu 20 assistências e marcou oito gols em 57 jogos. A título de comparação, em toda sua passagem pelo Tricolor das Laranjeiras, balançou as redes 16 vezes e distribuiu 25 passes para gols em 111 partidas.
A briga pelas assistências
Apesar da distância de Scarpa para os concorrentes ser grande, a disputa pelo 2º lugar no posto de garçom foi acirrada. Assim, como foi dito, Artur teve oito assistências, junto de Vitinho, do Flamengo.
Atrás deles, cinco jogadores presentearam seus companheiros com sete passes. Dessa forma, Lucas Crispim, do Fortaleza, Edenilson, do Internacional, Hulk, do Atlético-MG, Terans, do Athletico, e Rafinha, do Grêmio, ficaram empatados. Por fim, Arrascaeta, do Flamengo, e Ferreira, do Grêmio, fecham o top-10, com seis assistências cada.
Foto Destaque: Divulgação/Cesar Greco/Ag. Palmeiras



