Renato Gaúcho

A Coluna Rasgando o Verbo desta sexta-feira (20) abordará um dos temas mais falados nas últimas semanas. Essas discussão sobre ‘qual é o melhor treinador' está ocorrendo bastante, porque não tem nenhum que está muito acima dos demais. Alguns estão em um momento de ascensão após muitas críticas, como Fernando Diniz. Outras já tiveram seus dias de glórias, mas hoje são muito criticados, por exemplo: Abel Braga. Tem alguns técnicos estrangeiros que fazem um bom trabalho, tal como Abel Ferreira e Jorge Sampaoli. Entretanto, nenhum deles consegue fazer o que Renato Gaúcho faz. O gremista está no comando da equipe há quatro anos e sempre é competitivo, mesmo perdendo vários jogadores no decorrer do projeto.

RENATO GAÚCHO É DIFERENTE DOS DEMAIS

Primeiramente, ele conseguiu um feito que nenhum dos treinadores no Brasil conseguem fazer. Ele está no comando de um time há quatro anos direto. Nos últimos anos, quem conseguiu ficar 365 dias no comando de algum time já foi muito. Além disso, sempre que esteve pressionado pela mídia, Renato Gaúcho respondeu à altura.

Os treinadores gringos vêm em uma grande crescente no Brasil. Jorge Jesus fez um trabalho impecável no Flamengo, mas saiu em julho para comandar o Benfica. Eduardo Coudet transformou o time limitado do Internacional em uma equipe muito bem treinada e competitiva. Jorge Sampaoli surpreendeu a todos em sua passagem pelo Santos e hoje faz boa campanha com o Atlético Mineiro. Para fechar, Abel Ferreira chegou no Palmeiras recentemente e está empolgando a torcida.

Por outro lado, ainda tem alguns treinadores brasileiros que têm muita qualidade. Fernando Diniz foi muito criticado pela mídia, no entanto seu plantel está vivendo um ótimo momento atualmente. Rogério Ceni é um dos treinadores mais promissores do país e tem tudo para ser um grande técnico. O seu começo no Flamengo não foi bom quanto a resultados, porém ele deu uma “cara nova” para o Mengão. Cuca “tira leite de pedra” no Santos, portanto merece ser exaltado.

Todos os profissionais citados são muito competentes, entretanto atualmente o melhor deles é o Renato Gaúcho. O ex-jogador faz um bom trabalho desde 2016 e ele colocou o Grêmio entre os principais times do Brasil novamente. Quando o treinador assumiu o tricolor gaúcho, a equipe estava há 15 anos sem vencer nenhum título. Nos dois primeiros anos de trabalho ele ganhou uma Copa do Brasil e uma Libertadores.

https://twitter.com/Rai54__/status/1329478000883200001?s=20

HEGEMONIA NO SUL

Renato Portaluppi não foi eliminado e nem perdeu algum final para o Internacional desde que chegou no Grêmio. É o atual tri-campeão do Campeonato Gaúcho e está há 11 Grenal sem perder. Desde sua chegada foram 17 duelos, oito vitórias, sete empates e apenas duas derrotas.

A equipe mudou muito nesses quatro anos, no entanto o time não deixou de ser competente. Em 2016, o técnico chegou ao tricolor gaúcho em meio de um momento delicado. Entretanto, deu “outra cara” para a equipe. O plantel se consagrou campeão da Copa do Brasil, apresentando um bom futebol. No ano seguinte, o Grêmio seguiu a lua de mel e conquistou a Libertadores sobre o Lanús. O elenco titular sofreu quatro mudanças e ficou ainda melhor. Nessa temporada, o contestado Luan foi o ‘Rei da América‘ e Arthur apareceu para o Mundo.

Nas próximos temporadas, o esquadrão de Renato Gaúcho venceu apenas o Campeonato Gaúcho. Entretanto, manteve o Grêmio muito competitivo. Em 2018, foi semifinalista da Libertadores. No ano seguinte chegou a semi da Liberta e da Copa do Brasil também. Vale ressaltar que a principal estrela do time já não era mais Luan, o nome da vez era Everton Cebolinha. Nomes importantes como Arthur

O ano de 2020 também promete para o Grêmio. Sua principal estrela, Cebolinha, foi vendida, mas já tem um substituto. Renato tratou de encontrar mais uma joia na base gremista, que é Pepê. A equipe já está na semifinal da Copa do Brasil, oitavas de finais da Libertadores e está numa crescente no Brasileirão. Vale ressaltar que o tricolor já faturou o Gauchão.

RENATO GAÚCHO CORRE CONTRA CORRENTE

A mídia nacional está sempre exaltando os treinadores estrangeiros. Além disso, o Brasil tem uma cultura resultadista. Desde que chegou, o Grêmio conquistou pelo menos um título na temporada. No entanto, Renato Gaúcho deixou o tricolor muito competitivo em todas as competições. Ao todo são 380 partidas no comando, com 197 vitórias, 100 empates e 83 derrotas. Ou seja, 60,61% de aproveitamento.

O Portaluppi é muito polêmico e não mede palavras com ninguém. Isso é um fator que faz com que muitos jornalistas e amantes do futebol não gostem dele. Por outro lado, ele tem bons resultados e sempre responde à altura. Diferente de todos os técnicos que estão bem hoje, Renato faz um ótimo trabalho há quatro anos.

Renato Gaúcho
Reprodução/Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Foto Destaque:Reprodução/Getty Images

Avatar
Leonardo Pinheiro
Escolhi jornalismo porque para mim é prazeroso informar as pessoas, e além disso, a paixão pelo futebol me encorajou a seguir essa carreira. Meu principalmente objetivo na profissão é trabalhar com esportes, principalmente o futebol.

Artigos Relacionados