Qual foi melhor, Corinthians 2015 x Flamengo 2019? (Foto: DANIEL CASTELO BRANCO/AGÊNCIA O DIA | ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO)

Dentre a maioria dos debates que rolam no futebol brasileiro, um deles sempre será pauta: qual era melhor? Corinthians 2015 x Flamengo 2019? A eficiência e a dominância apresentada pelos comandados de Tite e Jorge Jesus assustavam seus adversários. Diante disso, a coluna Eis a Questão dessa semana apresenta dois dos estilos de jogo mais encantadores dos últimos tempos.

CORINTHIANS 2015

No início da temporada, após ser eliminado na Pré-Libertadores para o Guaraní-PAR, jogadores consagrados no clube, como Fábio Santos e Guerrero, deixaram o Corinthians. Sendo assim,  com a saída de grandes nomes, Tite foi questionado ao bancar Vágner Love e jovens da base na equipe titular, como Guilherme Arana e Malcom.

Assim, com o incentivo do técnico, os jogadores deram conta do recado e fizeram uma grande temporada com a camisa Alvinegra.

Pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano, o Timão apresentou uma das partidas mais inesquecíveis para o torcedor da Fiel, o 6×1 com o time reserva diante do São Paulo, um jogo após a confirmação do título.

Desta forma, este dia ficou marcado na história do clube, o futebol apresentado naquela tarde resumiu o que Renato Augusto e companhia fizeram durante todo o campeonato. Tite tinha o elenco fechado com ele, o Corinthians ficou marcado pelo ótimo ataque e pela excelente defesa.

A equipe marcou 71 gols e sofreu apenas 31, em 38 rodadas. Dos gols feitos pela equipe, 54 foram dentro da área. Sendo assim, 76% dos tentos do Timão. Com isso, a estatística enaltece a intensidade que o time tinha para atacar e defender.

Desta maneira, um dos destaques neste quesito foi o volante Elias, o jogador fazia o chamado “Box to Box”, chegando como elemento surpresa na área adversária e recompunha defensivamente com maestria. Marcando assim, a melhor fase da carreira da maioria do elenco, como: Fagner, Felipe, Gil, Guilherme Arana e Renato Augusto.

Timão bateu o recorde dos pontos corridos da época

A equipe do Parque São Jorge “deu aula” no fator casa. Assim, em 19 partidas, foram 16 vitórias, dois empates e apenas uma derrota, com um aproveitamento de 87,7%. Naquela edição do Brasileirão, o Corinthians bateu o recorde de pontos da época, desde que o campeonato passou a ser disputado por 20 clubes, em 2006. Assim, foram 81 pontos conquistados pelos comandados de Tite.

FLAMENGO 2019

Um ano que ficará para sempre na memória do torcedor Rubro-Negro, esta frase define o 2019 do clube. Embora, ainda na Pré-temporada, o Flamengo decidiu abrir os cofres e contratar os grandes jogadores em atividade no Brasil, como Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta.

Mas, no início, ainda com o técnico Abel Braga, parecia que o grande elenco montado pela diretoria não daria resultado. Assim, o Mengão não conseguia apresentar bons resultados e um futebol vistoso.  Diante disso, os diretores da gávea decidiram mudar, trocaram Abel Braga pelo Jorge Jesus, ex-técnico de Al Hilal e Sporting, para assumir o cargo.

O português levou alguns jogos para que o elenco reencontrasse um bom momento, mas assim que começou a conquistar três pontos a equipe embalou. Com isso, o estilo de jogo do “Mister”, carinhosamente apelidado pela torcida, encantou os amantes do futebol. O termo “recuar” não fazia parte do vocabulário do português. Perdeu a bola? Adianta a marcação para recuperá-la. Fez o primeiro gol? Pressiona para fazer o segundo, terceiro…

https://twitter.com/flanaacao/status/1286691210996994050?s=21

Mengão é o atual recordista de pontos do Brasileirão

Assim, o Flamengo foi “passando por cima” de cada adversário, e desta forma conquistou o campeonato brasileiro batendo todos os recordes possíveis. Sendo assim, o clube não perdeu como mandante, foram 19 jogos, 17 vitórias e apenas dois empates, contabilizando um aproveitamento de 93% diante de seus domínios.

Com isso, os comandados de Jorge Jesus superaram o recorde de 84 pontos no formato do Brasileirão com 20 clubes, alcançando incríveis 90. Diante disto, Gabigol foi o nome do time, o camisa 9 anotou 25 gols e se tornou o maior artilheiro do torneio.

Se você acha que parou por ai, se enganou. O Rubro-Negro também venceu a Libertadores do mesmo ano. O histórico jogo da volta das semifinais, contra o Grêmio, ficou marcado na história do clube. Após empate no Rio Grande do Sul, por 1 x 1, Jorge Jesus deu uma “aula tática” para Renato Portaluppi, goleando os gaúchos por 5 x 0 e garantindo, com estilo, vaga para a final da competição.

Assim, vencida diante do River Plate por 2 x 1, após virada do Mengão no fim da partida, com dois gols de Gabigol, artilheiro da competição. Desse modo, o “Mister” se tornou o primeiro esportista português a conquistar uma Copa Libertadores da América e o segundo europeu a conquistar o campeonato como treinador, se juntando ao croata Mirko Jozíc, campeão com o Colo-Colo em 1991.

EIS A QUESTÃO: CORINTHIANS 2015 X FLAMENGO 2019, QUAL FOI MELHOR?

Portanto, de acordo com as estatísticas apresentadas, ambas equipes apresentavam um futebol extremamente ofensivo, mas também com um ótimo poderio defensivo. Ademais, os dois clubes superavam qualquer rival de sua época. Mas, pelo fato de saber administrar duas competições ao mesmo tempo, entrando em campo com força máxima em ambas e o mais importante, ter conquistado o título do Brasileirão e da Libertadores, o Flamengo de 2019 foi melhor.

Foto Destaque: Reprodução/Daniel Castelo Branco/Agência do dia

Avatar
Bruno Reis
Prazer! Sou Bruno Reis, de Santo André, ABC paulista. Desde 2001 vivo, choro e sorrio por futebol. Costumo dizer que este esporte nunca será qualquer um, ele muda e transforma vidas, como fez com a minha. Próximo do término do ensino médio, me senti perdido, me perguntava qual seria meu rumo a partir dali. Apesar de não ter dado certo dentro de campo, percebi que tinha chegado a hora de viver do futebol fora dos gramados, como jornalista. Hoje não me vejo longe dessa profissão, virou minha paixão. O que mais amo fazer é escrever e viver dele com todas as minhas forças.

Artigos Relacionados