Neste sábado (1), São Paulo x Independiente del Valle se enfrentam pela grande final da Copa Sul-Americana, em Córdoba, na Argentina. Muitos argentinos, moradores da cidade-sede da decisão, não sabem sobre a partida, apesar de se tratar de um jogo tão importante. A informação foi dada inicialmente pelo repórter do GE, Eduardo Oliveira.
Dessa forma, o Futebol na Veia checou a informação e conversou com Seba Torres, um argentino, morador de Córdoba, para falar sobre a chegada dos brasileiros, expectativas, como está a cidade e até mesmo saber para quem os “hermanos” vão torcer nesta grande final. Afinal, sabe-se que a rivalidade entre Brasil e Argentina é gigante, mas nessa final o São Paulo vai jogar contra uma equipe equatoriana.
De acordo com Seba Torres, ainda há poucos torcedores são-paulinos em Córdoba. No entanto, o argentino entende que a torcida está a caminho e afirma: “amanhã (sexta-feira) você vai ouvir mais barulho e no sábado vai explodir. […] calculo que será uma loucura”, exaltando a expectativa de que muitos brasileiros desembarquem no país nas próximas horas.
Torres falou sobre a estrutura da cidade para receber os torcedores são-paulinos (estima-se algo em torno de 10 mil brasileiros). Ele diz que a cidade é grande, porém não é muito turística.
Sem dúvidas, para os moradores de Córdoba, o principal jogo dos próximos dias não se trata da final da Copa Sul-Americana. Afinal, o Belgrano, matematicamente campeão da 2ª divisão, vai enfrentar o Chacarita, também no Estádio Mario Kempes. Este confronto vai marcar a comemoração do título da equipe. No entanto, o Belgrano é o grande adversário do Talleres. Com isso, a rivalidade na cidade só aumenta entre os clubes.
https://twitter.com/SaoPauloFC/status/1575605709584011264
Apesar da rivalidade histórica entre brasileiros e argentinos, Seba diz que a “vibe de Córdoba é boa”. Lembrou, inclusive, do jogo do Talleres contra o Flamengo, pela Libertadores, em maio. Na época, torcedores fizeram churrasco juntos e trocaram presentes e completou: “com o São Paulo imagino que será o mesmo”. Contudo, acredita que a torcida dos “hermanos” será dividida.
“Quem não se importa com a rivalidade, vai apoiar o São Paulo. A outra metade vai apoiar aquele que parece, a priori, mais fraco (ou, no mínimo, menos popular), o Independente del Valle”, afirmou Seba Torres.
O argentino foi questionado sobre o palpite dele para essa final e não ficou em cima do muro.
“Espero que seja um jogo com gols. Acredito que o São Paulo ganha por 3 x 1”, completou.
Neste sábado (1), às 17h (horário de Brasília), São Paulo x Independiente del Valle se enfrentam pela final da Copa Sul-Americana, no Estádio Mário Kempes.
Foto Destaque: Divulgação/Rubens Chiri/São Paulo