Portuguesa x Caxias como aconteceu – resultado, destaques e reação (Foto: Divulgação/Portuguesa)

Neste sábado (18), pelo jogo de volta da segunda fase do Brasileirão Série D 2021, o Caxias eliminou a Portuguesa nos pênaltis no Estádio do Canindé e garantiu vaga nas oitavas de final da competição. Assim como, após perder a partida de ida por 1 x 0, a Lusa venceu pelo mesmo placar e levou a decisão da vaga para as penalidade máximas. Dessa forma, o Falcão Grená venceu nas cobranças alternadas e avançou na torneio nacional.

Assista aos melhores momentos de Portuguesa x Caxias

Em breve.

1º tempo: Lusa pressiona, cria boas oportunidades, mas placar não saí do zero no Canindé

De antemão, precisando reverter a vantagem do primeiro jogo, a Lusa foi para cima e comandou as ações da primeira etapa. Do mesmo modo, a primeira chance foi dos donos da casa com Cesinha, mas o atacante parou na boa defesa do goleiro André Lucas. Já na metade do 1º tempo, após cobrança de escanteio, Marzagão apareceu sozinho na área e cabeceou para fora, perdendo grande oportunidade para a equipe paulista. Posteriormente, Ermínio aproveitou rebote da zaga e, de dentro da área, pegou mal na bola e mandou por cima do gol.

Ainda na primeira etapa, o camisa 8 dos mandantes voltou a aparecer, mas o arqueiro gaúcho fez outra boa defesa e salvou a equipe grená. Já nos acréscimos, a Portuguesa teve mais uma boa chance de marcar com Caíque, porém o camisa 1 do Caxias foi buscar e evitou o primeiro gol do confronto. Em suma, a partida foi para o intervalo empatada em 0 x 0.

2º tempo: Caio Mancha entra na etapa final e ajuda a Portuguesa levar a decisão para os pênaltis

Já na etapa final, o técnico Fernando Marchiori promoveu a entrada do atacante Caio Mancha no lugar de Ermínio. Do mesmo modo, a primeira chance foi com o camisa 23, que aproveitou cobrança de falta e chegou antes goleiro na jogada, mas acabou cabeceando por cima do gol. Posteriormente, os donos da casa continuaram pressionando, mas não encontravam os espaços para oferecer perigo à meta gaúcha. Aos 30 minutos, em boa troca de passes, Tauã, que entrou no 2º tempo, bateu de fora da área e a bola passou perto da meta defendida por André Lucas.

Logo depois, o goleiro do Caxias fez outra grande defesa e mandou para escanteio após finalização da intermediária. Em seguida, os visitante responderam e quase mataram o jogo com Michel, mas o centroavante bateu para fora ao sair cara a cara com Dheimison. Já aos 48′, Caio Mancha aproveitou o cruzamento na medida de Maykinho e cabeceou firme para abrir o placar para a Lusa. Em suma, a decisão da vaga foi para os pênaltis após a equipe paulista conseguir a vitória pelo menos placar do primeiro jogo.

Pênaltis

Já nas cobranças de pênaltis, o Caxias levou a melhor e venceu por 4 x 1. Assim como, Dênis Neves e Tito erraram para os donos da casa. Por outro lado, os visitantes acertaram todas as cobranças e avançaram na competição.

PORTUGUESA X CAXIAS – E AGORA?

Com o resultado, a Portuguesa está eliminada da Série D e acaba com o sonho do acesso à terceira divisão do nacional. Por outro lado, o Caxias garante vaga na próxima fase e enfrenta o União de Rondonópolis. Do mesmo modo, os duelos de ida e volta das oitavas estão programados para acontecer entre os dias 25 de setembro e 3 de outubro, em datas e horários a serem definidos pela CBF. Por fim, a Lusa volta suas atenções para a disputa da Copa Paulista. Do mesmo modo, a equipe comandada por Fernando Marchiori precisa conquistar o título novamente para voltar a disputar uma competição nacional em 2022.

Foto destaque: Divulgação/Portuguesa

Matheus Vinicius
A minha paixão pelo futebol me levou ao jornalismo. Já atuei em Assessoria de Imprensa e atualmente trabalho com marketing de conteúdo. Tenho o objetivo de trabalhar diretamente com o futebol, sendo setorista de um time ou na produção de conteúdo audiovisual. Com 22 anos tenho muita coisa para aprender ainda e tenho certeza que aqui no Futebol na Veia irei crescer muito.