No último domingo (18), a Portuguesa Santista anunciou seu terceiro uniforme para a temporada 2021. A equipe que está esperando a volta da Série A2 para dar sequência na competição, publicou a camisa produzida pelo torcedor Marinangelo Nunes Alfredo. Dessa forma, a escolha foi feita após vários fãs mandarem desenhos e estéticas para a nova roupa.
A camisa tem inspiração no uniforme usado pela Briosa em 1959, quando a equipe do litoral paulista viajou para África e conquistou o Fiat Azul do futebol, fazendo história no torneio. A Portuguesa venceu todos os 15 jogos que disputou daquela competição e se sagrou campeã invicta.
https://twitter.com/oficialbriosa/status/1383872967247941634?s=20
Entretanto, um jogo iria acontecer na África do Sul sob o apartheid, que é um sistema racial onde a minoria branca tinha total controle do país. Com isso, três jogadores negro da Briosa não puderam atuar nos 90 minutos; Bota, Nenê e Guilherme. Porém, com o apoio dos brasileiros e a Portuguesa se recusar entrar em campo, a partida foi cancelada.
“Este é um manto em homenagem a todos os mártires da luta racial e também a seus heróis anônimos, que dia e noite enfrentam os males da intolerância”, disse a Briosa em seu site.
Ademais, a Portuguesa está sem atuar desde a derrota diante o Juventus, em casa, por 2 x o, pela 4ª rodada do Campeonato Paulista Série A2. Dessa forma, a Briosa vai a campo amanhã, pela 4ª rodada da competição paulista, visitar o Atibaia. Além disso, o time se encontra na 9ª colocação, com cinco pontos conquistados.
Foto destaque: Divulgação/Portuguesa Santista