Primeiramente, o América-MG busca retornar à boa fase para ter um fim de turno ”perfeito”. No caso, essa é a meta estipulada pelo coordenador de futebol clube-empresa, Marcus Salum. Segundo o dirigente, clubes com menor poder aquisitivo precisam finalizar o primeiro turno com, no mínimo, 25 pontos.
Assim, na avaliação de Salum, a primeira metade da competição nacional é fundamental para os times ”intermediários”. Pois, para ele, o segundo turno ”é muito difícil”.
“Minha visão de Série A para os clubes intermediários é assim: o primeiro turno é fundamental para os clubes de poder aquisitivo menor. Você tem que ter uma bandeirada no primeiro turno de 25 pontos. No mínimo. E aí, você tem condição de se estabilizar, porque o segundo turno fica muito difícil”.
“O América fez 22 no turno de 2018, 18 no returno e acabou com 40 pontos. Se tivesse feito os 25, não teria caído. Essa é uma visão que eu tenho minhas métricas de campeonato, que eu falo muito. Já tenho estudado há muitos anos”.
Contas na prática e situação do América-MG
Até aqui, já foram 14 rodadas do Brasileirão, e o Coelho tem 11 pontos na tabela, sendo o 18º colocado. Com isso, para atingir a pontuação estipulada por Salum, o time mineiro precisa conquistar outros 14 pontos de 15 possíveis (93,3% de aproveitamento).
Dessa forma, seguindo essa conta, nos cincos jogos restantes para o fim do primeiro turno, o América precisaria, obrigatoriamente, de cinco vitórias. Na sequência da competição, o Coelhão terá três jogos como mandante. Assim, recebe o Fluminense, RB Bragantino e Ceará. Por outro lado, enfrenta Chapecoense e São Paulo, fora de seus domínios.
Por fim, o Alviverde vem de uma sequência ruim. Sendo assim, no último domingo (1), o clube atingiu uma marca negativa, visto que já são cinco jogos sem vitórias, sendo três derrotas e dois empates. Dito isso, um ”alerta vermelho” foi ligado, pois a equipe está na zona de rebaixamento e precisa de uma reação imediata para não se complicar ainda mais na competição.
Próximo duelo
O América-MG enfrenta o Fluminense pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16h (horário de Brasília), na Arena Independência, no próximo domingo (8). Para fugir da zona de rebaixamento, o time comandado por Mancini precisa de três pontos, além de torcer para um tropeço dos dois adversários à sua frente na classificação (São Paulo e Cuiabá).
Foto destaque: Divulgação / Mourão Panda / América