Na tarde deste domingo (13), a última rodada da 3ª fase do Campeonato Pernambucano Série A2 2022, definiu as quatro equipes que sobem para a elite do Estadual. Acompanhe, a seguir, os principais momentos de tensão e de decisão nos quatro jogos.
Índice
Pernambucano Série A2 2022 – Jogos da última rodada da 3ª fase
Maguary 4 x 0 Ferroviário
Em Bonito, no Estádio Arthur Tavares, a Maguary, precisava vencer por mais de três gols de diferença, diante do Ferroviário do Cabo, para conquistar o acesso, sem depender do resultado da outra partida do Grupo J. E foi o que aconteceu, com o placar sendo construído ainda na etapa inicial.
O primeiro gol aconteceu aos 29′, após a entrada de Kelvin na área, que tocou para Mayco Felix, dentro da pequena área, sem goleiro, para abrir o placar, 1 x 0. Na sequência, aos 37′, o mesmo Mayco Felix bateu cruzado, no contrapé de Evandrisio, para aumentar a contagem, 2 x 0.
Na etapa final, aos 25′, Beto aproveitou a sobra da confusão dentro da área e ampliou para 3 x 0. Por fim, aos 41′, após a defesa de Evandrisio no primeiro lance, a sobra ficou com Luan, que mandou para as redes e garantiu o acesso do Orgulho de Bonito.
Vera Cruz 0 x 2 Porto
Pelo Grupo I, outra equipe que conquistou o acesso com resultado próprio foi o Porto de Caruaru. O feito ocorreu com a vitória sobre o Vera Cruz, em Paulista, no Estádio Ademir Cunha.
Aos 29′, de pênalti, após o toque no braço do marcador do Vera Cruz. Na cobrança, Daniel escorregou, mas conseguiu cobrar a penalidade com perfeição e abriu o placar para o Porto. Na etapa final, com um minuto de bola rolando a equipe caruaruense teve mais um pênalti a favor, sofrido por Charles, que foi atingido no rosto. Mais uma vez, Daniel na bola, e o camisa 10 do Gavião cobrou em direção ao lado direito, sem chances para o goleiro adversário, 2 x 0 Porto, que retorna à elite após sete anos.
Central 1 x 0 Vitória
Em Caruaru, no Estádio Lacerdão, também pelo Grupo I, uma partida de muita tensão entre as equipes de Central e Vitória das Tabocas. Até a parte final do 2º tempo, o Tricolor de Vitória de Santo Antão estava com a vaga na elite em mãos, por conta do critério de cartões amarelos.
No entanto, aos 36′, após cobrança de escanteio de Charles, Caixito completou para o gol, dentro da pequena área, de cabeça, 1 x 0 Central. Com isso, a Patativa mudou o cenário da partida e foi o lado alvinegro que comemorou o acesso para o Pernambucano A1 2023.
Petrolina 3 x 1 Belo Jardim
Por fim, no Estádio Paulo Coelho, em Petrolina, o Belo Jardim visitou a Fera Sertaneja. No entanto, depois de estar, mais uma vez, com a chance do acesso em mãos, o Calango desperdiçou. A equipe do Agreste pernambucano chegou a sair na frente antes do intervalo, aos 44′, com Candinho, de pênalti.
No entanto, a virada do Petrolina aconteceu na etapa final, com Cleiton, que empatou aos 20′. Em seguida, aos 22′, após defesa de Lucas, goleiro do Belo Jardim, na cobrança de falta, a bola que veio do escanteio entrou com a ajuda do próprio arqueiro, que mandou contra o gol, 2 x 1 para a Fera. Por fim, aos 32′, em mais uma bola parada, Ju Alagoano desviou de cabeça e fechou o placar, em 3 x 1, para o Petrolina, que volta à elite após dois anos.
Classificação final da 3ª fase do Pernambucano Série A2 2022
GRUPO I
- Porto – 5pts
- Central – 5pts
- Vitória – 2pts
- Vera Cruz – 2pts
GRUPO J
- Petrolina – 7pts
- Maguary – 5pts
- Belo Jardim – 4pts
- Ferroviário – 0pt
Semifinais do Campeonato Pernambucano Série A2 2022
- Porto x Maguary
- Petrolina x Central
Foto destaque: Divulgação/George Lopes/FPF/Clube Atlético do Porto/Central Sport Club/Petrolina Social FC/A.A. Maguary