A saber, na noite desta quinta-feira (7), no salão nobre da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), foram definidos mais detalhes sobre a edição 2022 do Pernambucano Série A2, em sua 29ª temporada. Dessa forma, no local, entidade e dirigentes de 27 clubes de todas as regiões do estado decidiram formato e premiação para o torneio, em mais um conselho arbitral.
Índice
Em 2022, Pernambucano Série A2 será o maior da história
A saber, 29 equipes tiveram o interesse em disputa o certame deste ano. No entanto, Barreiros e Araripina não enviaram managers para esta última reunião. Até aqui, 27 equipes, Vera Cruz e Sete de Setembro inclusos, e os rebaixados da 1ª divisão, estão na edição 2022.
Assim, os clubes serão: Torres, Santa Fé e América (todos do Recife), Olinda (Olinda), Jaguar (Jaboatão dos Guararapes), Cabense e Ferroviário (ambos de Cabo de Santo Agostinho), Ipojuca (Ipojuca), na região metropolitana.
Além disso, no agreste e zona da mata, Maguary (Bonito), Vera Cruz e Vitória (ambos de Vitória de Santo Antão). Bem como Porto e Central (Caruaru), Timbaúba (Timbaúba), Centro Limoeirense (Limoeiro), Chã Grande (Chã Grande), Belo Jardim (Belo Jardim), Atlético Pernambucano (Carpina), Ypiranga (Santa Cruz do Capibaribe) e Sete de Setembro (Garanhuns).
Por fim, os times que vêm do Sertão serão: Pesqueira (Pesqueira), Serra Talhada e Serrano (Serra Talhada), Decisão (Sertânia), Flamengo (Arcoverde), Petrolina e 1° de Maio (Petrolina).
Formato de disputa do Pernambucano Série A2 2022
Dessa forma, a edição 2022 do Pernambucano Série A2 segue a linha das edições passadas, com fase de grupos dividida por regiões do estado. Assim, as chaves foram definidas dessa maneira:
Grupo A | 1° de Maio
Decisão Flamengo de Arcoverde Petrolina Serrano Serra Talhada |
Grupo B | Belo Jardim
Central Chã Grande Maguary Pesqueira Porto Ypiranga |
Grupo C | América
Atlético Torres Olinda Santa Fé Sete de Setembro Vera Cruz Vitória |
Grupo D | Atlético-PE
Cabense Centro Limoeirense Ferroviário Ipojuca Jaguar Timbaúba |
O Salão Nobre da @fpfpe recebeu, nesta quinta-feira (07), o Conselho Arbitral que tratou do formato da edição de 2022 do Campeonato Pernambucano Série A2. No total, 27 clubes enviaram indicações de participação. A equipe campeã da A2 será premiada com um Fiat Chronos 0 Km. pic.twitter.com/6u9JNcqlwB
— Federação Pernambucana de Futebol (@fpfpe) July 8, 2022
Data de início do Pernambucano Série A2 2022
A princípio, o certame terá início no dia 3 de setembro. No entanto, para 2022, há uma novidade, quatro clubes sobem para a 1ª divisão.
Assim, a elite do futebol de Pernambuco contará com 12 clubes em 2023, dois a mais que o formato atual. Além disso, o campeão levará um carro como premiação, algo novo para a edição.
Palavras dos dirigentes dos clubes
Dessa forma, o post feito nas redes sociais da FPF, os presidentes de Chã Grande, Vera Cruz e Ipojuca avaliaram a reunião arbitral da noite desta quinta-feira (7). Em primeiro lugar, Fernando Nogueira, presidente do Galo das Tabocas, deu os parabéns para a entidade e mostrou confiança na equipe de Vitória de Santo Antão, em seu retorno à elite já no ano que vem.
“Temos que continuar e contribuir para que esse campeonato seja ainda mais forte. Além disso, em relação ao Vera Cruz, vamos trabalhar de fase em fase, buscando desde o 1º jogo com muito trabalho e com êxito”, comentou.
Além disso, José Emerson, presidente do Chã Grande, ressaltou o retorno da equipe às atividades. Por fim, deu o recado para a população da cidade, no intuito de abraçar a equipe.
“Estamos nos preparando para receber todo mundo na nossa cidade, voltar a conviver com nossa torcida, para proporcionar o melhor ao torcedor pernambucano“.
Por fim, o presidente do Ipojuca, Jael Silva, enfatizou a forma como o debate da reunião foi conduzido. Além disso, colocou em pauta a motivação pelos prêmios e novidades na transmissão do evento.
“A reunião foi conduzida de forma democrática, isso é muito bom, é muito importante, para o engajamento e participação de todos nós. Sobre o Ipojuca, nós estamos nos preparando, montando todo um planejamento, para concorrer a uma das quatro vagas deste ano”.
Foto destaque: Divulgação / FPF