Paysandu x Vila Nova Como aconteceu – Resultado, destaques e reação

Nesta terça-feira (15), pela partida de ida da final da Copa Verde 2022, ocorreu o embate entre Paysandu x Vila Nova, no Estádio Leônidas Sodré de Castro, o Curuzu. O jogo terminou com um empate sem gols e o vencedor será definido no jogo de volta, no Serra Dourada. 

Assista aos melhores momentos de Paysandu x Vila Nova

https://youtu.be/dhWzbyD-GoA

1º tempo: Partida bastante disputada, com destaque para Tony

Primeiramente, cabe destacar diferença das expectativas vivenciadas pelas equipes. De um lado, o Paysandu, que lamenta não ter conseguido o acesso à Série B. No entanto, o Papão busca a terceira taça da Copa Verde. Caso consiga, torna-se o time como maior vencedor da competição.

Por outro lado, o Vila Nova, que garantiu sua permanência na Série B busca ser campeão do torneio pela primeira vez. Em 2021, o time foi vice-campeão, perdendo o título para o Remo. Se vencer, a equipe sela o ano com uma boa conquista.

Cabe destacar que o vencedor, além de receber R$150 mil, garante uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil 2023. Assim, o time ganhador garante um valor ainda maior. 

Para disputar essa final sem grandes mudanças na escalação, o Tigre teve que prorrogar o contrato de alguns atletas, que não seguirão para a campanha do próximo ano. São eles: Tony, Railan, Alisson Cassiano, Wagner, Kaio Nunes e Diego Tavares. 

Inicialmente, quem começou pressionando ofensivamente foi o Paysandu. Aos 4′, Marlon finalizou e Tony defendeu. Em seguida, no rebote, João Vieira arriscou um chute de fora da área, que passou ao lado do gol, assustando a defesa do Vila Nova. 

Depois disso, aos 14′, saiu o primeiro cartão amarelo do jogo para o lateral direito do Papão, Leandro Silva. Mas, ele não foi o único. Com os ânimos exaltados, dez minutos depois, mais três jogadores já tinham sido punidos com cartão: Ralf e Souza, do Tigre, e João Vieira, do Paysandu

Aos 34′, a chance de gol mais clara do jogo. Diego Tavares cruzou a bola, Neto Pessoa cabeceou, sem chances para o goleiro. No entanto, Naylhor tirou em cima da linha. Apesar disso, persistiu a dúvida se a pelota havia entrado e o VAR precisou checar o lance. Porém, o gol não foi marcado. 

Nesse momento, o Papão tinha maior posse de bola e mais chances de finalizar, mas nenhuma tinha sido tão clara quanto o lance anteriormente comentado. 

Cinco minutos depois, o Paysandu voltou a incomodar a defesa. Robinho cruzou e Genílson cabeceou para fora. Já nos acréscimos, mais uma grande chance para o time mandante. João Vieira cobrou falta no ângulo do goleiro Tony, que tocou na bola e ela ainda bateu na trave.

2º tempo: Expulsão e paralisação por causa de um drone, mas nenhum gol

Inicialmente, cabe destacar que o Paysandu voltou sem nenhuma alteração. Já o treinador Allan Aal realizou uma mudança no time do Vila Nova. Diego Tavares saiu para a entrada de Daniel Amorim.

Logo aos 2′, o Tigre demonstrou uma postura mais ofensiva. Kaio Nunes avançou e ficou de frente para o goleiro Thiago Coelho. O jogador chegou a finalizar, mas o defensor do Papão fez grande defesa.

Dois minutos depois, mais uma grande chance para o time visitante. Diego Tavares avançou, cortou Naylhor e chutou para fora.

No entanto, o Paysandu não demorou muito para responder. Marlon dominou, tirou de dois marcadores e finalizou de fora da área. Mais uma vez, Tony fez boa defesa.

Aos 15′, Leandro Silva, do Papão, e Wagner, do Tigre, discutiram em campo. O árbitro resolveu punir os dois com cartão amarelo. Porém, o lateral direito já tinha recebido cartão, portanto foi expulso. Assim, o time mandante continuou jogando com um a menos. 

A partir disso, ambos os técnicos começaram a fazer substituições. Márcio Fernandes pretendia fechar o time, para evitar que o fato de ter um jogador a menos deixasse mais espaços para o adversário.

Ademais, Allan Aal também não apostou em uma postura mais ofensiva e preferiu realizar mudanças para segurar o resultado. Assim, a decisão ficaria na partida comandada pelo Vila Nova. Dessa maneira, a partida continuou em uma postura bastante defensiva nos dois lados.

Nos últimos minutos do jogo, a partida ainda teve que ser paralisada. Isto porque um drone sobrevoava o campo. O árbitro ainda deu mais cinco minutos de acréscimo, mas não houve mudança no placar. 

Paysandu x Vila Nova – E agora?

Em suma, como se trata de uma disputa com jogos de ida e volta, as duas equipes voltam a se enfrentar para finalmente conhecer o campeão da Copa Verde 2022. A partida está marcada para sábado (19), às 19h (horário de Brásilia, no Estádio do Governo do Estado de Goiás, o Serra Dourada.

Foto destaque: John Wesley/Paysandu

Maria Eduarda Oliveira

Maria Eduarda Oliveira

Formada em Letras e mestranda em Estudos Linguísticos pela UERJ. Apaixonada por acompanhar e falar sobre estatísticas, partidas, jogadores e todas as características que envolvem a arte do futebol.