Neste domingo (2) o Verdão garantiu a sua vaga para a final do Campeonato Paulista 2020. E foi dos pés de um menino que saiu o gol da classificação: Patrick de Paula. Além disso, fez o seu primeiro tento com a camisa profissional do clube alviverde e já caiu nas graças da torcida e do treinador do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo.
Embora o elenco seja esteja recheado de grandes nomes, o Palmeiras está voltando a revelar bons jogadores. Como, por exemplo, Gabriel Veron e Gabriel Menino. Entretanto, foi outra cria da base palmeirense que fez a diferença na semifinal e parece estar se firmando nos 11 titulares do “Pofexô” Vanderlei Luxemburgo. E esse menino é Patrick de Paula.
Contents
DA TAÇA DAS FAVELAS AO MAIOR CAMPEÃO NACIONAL
Quatro anos atras, Patrick de Paula ainda era o “Pelézinho” do bairro Santa Margarida, zona oeste do Rio de Janeiro. Assim, em 2017 o volante atuava pelo projeto Cara Virada. Dessa forma, foi observado por olheiros do clube paulista durante o Campeonato Carioca de Futebol Amador da Capital. Também jogou a Taça das Favelas, com 15 anos, quando ainda era lateral pela Associação Esportiva Social e Cultural Mamaô.

Além disso, o pai do atacante Deyverson, Carlos Roberto da Silva, é um dos fundadores da associação e foi membro da comissão técnica do Sub-15 da equipe quando Patrick de Paula ainda jogava pela associação como lateral esquerdo.

PATRICK DE PAULA PELA BASE PALMEIRENSE
O crescimento do garoto não é de agora. Patrick assumiu a vaga de volante titular na Copa Ipiranga+RS, em 2018. Anteriormente, o atleta atuava mais a frente, como um clássico camisa 10 e sendo reserva imediato de Alanzinho, outra promessa que subiu o profissional do Palmeiras. Já nas categorias de base do Verdão, o volante desde o início chamava atenção pelo porte físico e pela liderança que exercia dentro de campo, apesar da pouca idade.
Com isso, foi recuado como volante, se firmou na posição e foi peça fundamental nas categorias de base. Além disso, foi bi-campeão do Paulistão Sub-20, do Brasileirão Sub-20 e da Copa do Brasil Sub-20. Além dos títulos já citados, foram 95 jogos pelo Sub-20 e 17 gols feitos.
A SUBIDA DE PATRICK DE PAULA AO PROFISSIONAL
O menino de 20 anos foi integrado ao elenco profissional do Palmeiras em janeiro e rapidamente caiu nas graças da torcida, garantindo a vaga de titular na equipe. Dessa forma, Patrick de Paula olha pro banco e vê nomes de peso, como Bruno Henrique, por exemplo, sentados para que o garoto comece a sua trajetória no time principal do Palmeiras. Hoje, ele joga ao lado do experiente Ramires no meio campo do Verdão.
“Ramires é campeão da Champions League, jogou Copa do Mundo, passa experiência muito boa, conversa comigo e com o Menino. Muito feliz pelo gol, o primeiro como profissional”, disse Patrick em coletiva após a classificação para a final do Paulistão.
O volante já fez 10 jogos no ano, sendo os últimos quatro como titular da equipe. Assim, as atuações do garoto vêm chamando a atenção e até renderam elogios de Vanderlei Luxemburgo, que certamente vai escalar o garoto para a final, no Derby contra o maior rival Corinthians.
“Eu não tenho problema em colocar a molecada para jogar, ainda mais hoje em dia. A garotada de hoje em dia não tem medo de jogar em estádio grande. O Patrick, por exemplo, veio da favela, tá preocupado com tiro pra todo lado, vai ter medo de jogar futebol?”, disse o técnico ao Premiere na saída de campo.
A RÁPIDA RENOVAÇÃO DE CONTRATO DO PALMEIRAS
Para evitar qualquer tipo de assedio de clubes da Europa pelo jovem, o Palmeiras agiu rápido. Patrick foi promovido em janeiro e em março firmou um novo contrato, valido até 2024. Nas redes sociais, os torcedores palmeirenses estão comparando o garoto com o francês Paul Pogba, do Manchester United, pelo estilo de jogo e aparência.
Sem sair de casa, mas renovando contrato: Patrick de Paula é nosso até 2024! 💥✍#AvantiPalestra #CriaDaAcademia pic.twitter.com/OihKcwaWug
— SE Palmeiras (@Palmeiras) March 21, 2020
Assim, nesta quarta-feira (5), o jovem volante pode começar a pensar em conquistar seu primeiro titulo pelo profissional do clube da Barra Funda. Patrick de Paula e o Palmeiras terão pela frente o Corinthians, na final do Campeonato Paulista 2020, com o 1º duelo sendo na casa do rival, às 21h30 (horário de Brasilia) na Arena Corinthians.
Foto Destaque: Divulgação/César Greco/SE Palmeiras