Patrick de Paula: da Taça das Favelas ao Palmeiras

- O volante, de apenas 20 anos, foi descoberto em um torneio amador no Rio de Janeiro, e mesmo com pouco tempo no profissional, já ganhou e faz por merecer seu espaço
Patrick de Paula: da taça das favelas ao Palmeiras

Neste domingo (2) o Verdão garantiu a sua vaga para a final do Campeonato Paulista 2020. E foi dos pés de um menino que saiu o gol da classificação: Patrick de Paula. Além disso, fez o seu primeiro tento com a camisa profissional do clube alviverde e já caiu nas graças da torcida e do treinador do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo.

Embora o elenco seja esteja recheado de grandes nomes, o Palmeiras está voltando a revelar bons jogadores. Como, por exemplo, Gabriel Veron e Gabriel Menino. Entretanto, foi outra cria da base palmeirense que fez a diferença na semifinal e parece estar se firmando nos 11 titulares do “Pofexô” Vanderlei Luxemburgo. E esse menino é Patrick de Paula.

DA TAÇA DAS FAVELAS AO MAIOR CAMPEÃO NACIONAL

Quatro anos atras, Patrick de Paula ainda era o “Pelézinho” do bairro Santa Margarida, zona oeste do Rio de Janeiro. Assim, em 2017 o volante atuava pelo projeto Cara Virada. Dessa forma, foi observado por olheiros do clube paulista durante o Campeonato Carioca de Futebol Amador da Capital. Também jogou a Taça das Favelas, com 15 anos, quando ainda era lateral pela Associação Esportiva Social e Cultural Mamaô.

Patrick de Paula com a camisa 5 e um amigo após título no futebol amador com o Cara Virada.
Patrick de Paula com a camisa 5 e um amigo após título no futebol amador com o Cara Virada. Reprodução: Site/ Base Palmeiras

Além disso, o pai do atacante Deyverson, Carlos Roberto da Silva, é um dos fundadores da associação e foi membro da comissão técnica do Sub-15 da equipe quando Patrick de Paula ainda jogava pela associação como lateral esquerdo.

Patrick de Paula no AESC Mamaô, clube amador de Santa Margarida, Rio de Janeiro
Patrick de Paula no AESC Mamaô, clube amador de Santa Margarida, Rio de Janeiro. Reprodução: Site/Base Palmeiras

PATRICK DE PAULA PELA BASE PALMEIRENSE

O crescimento do garoto não é de agora. Patrick assumiu a vaga de volante titular na Copa Ipiranga+RS, em 2018. Anteriormente, o atleta atuava mais a frente, como um clássico camisa 10 e sendo reserva imediato de Alanzinho, outra promessa que subiu o profissional do Palmeiras. Já nas categorias de base do Verdão, o volante desde o início chamava atenção pelo porte físico e pela liderança que exercia dentro de campo, apesar da pouca idade.

Com isso, foi recuado como volante, se firmou na posição e foi peça fundamental nas categorias de base. Além disso, foi bi-campeão do Paulistão Sub-20, do Brasileirão Sub-20 e da Copa do Brasil Sub-20. Além dos títulos já citados, foram 95 jogos pelo Sub-20 e 17 gols feitos.

A SUBIDA DE PATRICK DE PAULA AO PROFISSIONAL

O menino de 20 anos foi integrado ao elenco profissional do Palmeiras em janeiro e rapidamente caiu nas graças da torcida, garantindo a vaga de titular na equipe. Dessa forma, Patrick de Paula olha pro banco e vê nomes de peso, como Bruno Henrique, por exemplo, sentados para que o garoto comece a sua trajetória no time principal do Palmeiras. Hoje, ele joga ao lado do experiente Ramires no meio campo do Verdão.

“Ramires é campeão da Champions League, jogou Copa do Mundo, passa experiência muito boa, conversa comigo e com o Menino. Muito feliz pelo gol, o primeiro como profissional”, disse Patrick em coletiva após a classificação para a final do Paulistão.

O volante já fez 10 jogos no ano, sendo os últimos quatro como titular da equipe. Assim, as atuações do garoto vêm chamando a atenção e até renderam elogios de Vanderlei Luxemburgo, que certamente vai escalar o garoto para a final, no Derby contra o maior rival Corinthians.

“Eu não tenho problema em colocar a molecada para jogar, ainda mais hoje em dia. A garotada de hoje em dia não tem medo de jogar em estádio grande. O Patrick, por exemplo, veio da favela, tá preocupado com tiro pra todo lado, vai ter medo de jogar futebol?”, disse o técnico ao Premiere na saída de campo.

A RÁPIDA RENOVAÇÃO DE CONTRATO DO PALMEIRAS

Para evitar qualquer tipo de assedio de clubes da Europa pelo jovem, o Palmeiras agiu rápido. Patrick foi promovido em janeiro e em março firmou um novo contrato, valido até 2024. Nas redes sociais, os torcedores palmeirenses estão comparando o garoto com o francês Paul Pogba, do Manchester United, pelo estilo de jogo e aparência.

Assim, nesta quarta-feira (5), o jovem volante pode começar a pensar em conquistar seu primeiro titulo pelo profissional do clube da Barra Funda. Patrick de Paula e o Palmeiras terão pela frente o Corinthians, na final do Campeonato Paulista 2020, com o 1º duelo sendo na casa do rival, às 21h30 (horário de Brasilia) na Arena Corinthians.

Foto Destaque: Divulgação/César Greco/SE Palmeiras

Matheus Ventura

Sobre Matheus Ventura

Matheus Ventura já escreveu 47 posts nesse site..

Escolhi fazer jornalismo pois tenho um sonho de trabalhar na área esportiva, já desde pequeno ouvia jogos na rádio da minha cidade e acompanhava os campeonatos do nosso país, e outros como o Inglês e o Espanhol e como quase todo menino sonhava em ser jogador. Porém o sonho de ser jogador não deu certo, mas encontrei no jornalismo esportivo uma forma diferente de trabalhar e ser feliz na área do esporte.

BetWarrior


Poliesportiva


Matheus Ventura
Matheus Ventura
Escolhi fazer jornalismo pois tenho um sonho de trabalhar na área esportiva, já desde pequeno ouvia jogos na rádio da minha cidade e acompanhava os campeonatos do nosso país, e outros como o Inglês e o Espanhol e como quase todo menino sonhava em ser jogador. Porém o sonho de ser jogador não deu certo, mas encontrei no jornalismo esportivo uma forma diferente de trabalhar e ser feliz na área do esporte.

Artigos Relacionados

Topo