Vinícius Jr é um futebolista brasileiro que foi descoberto pelo . Desde o período no clube Rubro-Negro, aprendeu o significado de raça, amor e paixão. Nesse sentido, em junho de 2017, Vinícius apareceu na 39ª posição de uma lista do jornal inglês “The Telegraph” com os melhores jogadores Sub-21 do mundo. Além disso, nesse mesmo ano, entrou para a história do futebol.
Dessa forma, com apenas 16 anos, ele foi vendido pelo Flamengo ao Real Madrid por 45 milhões de euros. Este valor representou, à época, a vem homenagear esse jogador, cheio de ousadia e alegria, por mais um ano de vida.
Índice
A LUTA EM BUSCA DO SONHO
Vinícius José Paixão de Oliveira Júnior, nasceu em 12 de julho de 2000, em São Gonçalo – RJ. Por outro lado, vindo de uma família humilde, nem sempre era fácil lidar com as despesas. No entanto, com apoio do seu tio Ulysses as coisas começaram se ajeitar.
Entretanto, foi na cidade onde nasceu que o futuro craque se apaixonou pela habilidade que envolve sacudir a bola sobre a cabeça de um oponente, de maneira humilhante, o denominado “chapéu”. Jogando pelada nos campinhos de seu bairro, Vinícius Jr passou a se dedicar ao futsal no Canto do Rio, clube na cidade de Niterói. Além de driblar, o menino também aprendeu a explorar espaços apertados. Contudo, essa técnica melhorou sua agilidade, reflexos e finalmente desbloqueou seu potencial de futebol em uma idade tão jovem.
O INÍCIO NO FUTSAL
O inicio da carreira futebolística do jogador se deu no ano de 2006, quando seu pai o levou a uma das escolinhas filiais do Flamengo, no bairro do Mutuá, em São Gonçalo, onde morava. Sua primeira ficha técnica, porém, tinha um detalhe curioso: ele foi inscrito como lateral-esquerdo.
“O pai do Vinícius nos procurou quando ele tinha cinco anos de idade e desde novo ele sempre apresentou um desempenho acima dos meninos da idade. Ele sempre foi um menino calmo e tranquilo, nunca deu problema mas sempre acima da média”, disse Cacau, professor da Escolinha Fla São Gonçalo, onde o craque deu seus primeiros passos no futebol.
ESCOLINHA DO FLAMENGO
Em 2009, quando Vinícius tinha nove anos, seus pais o levaram para testes na academia do Flamengo. Nessa época, os pais do jogador esperavam converter seu filho de um futsal para um jogador de futebol de academia. O clube viu potencial nele, mas disseram para retornar quando fosse um ano mais velho. Entretanto, ele não voltou, já que seu desejo era jogar futebol de campo, e não futsal.
Em Agosto de 2010, Vinícius Jr fez o teste para o time de futebol juvenil do clube Rubro-Negro. O jovem foi federado pelo Flamengo aos 10 anos e desde então foi tratado com o status de “futuro craque”, sendo o principal destaque da base desde o time sub-13.
Segundo Eduardo Júnior, responsável pela aprovação de Vinícius Jr na peneira do clube da Gávea, o garoto “parecia com o ex-meia Adílio, fisicamente e também na capacidade de driblar“. Foi por isso que, já no primeiro campeonato disputado pelo Flamengo (a Copa Rio Bonito de 2010) ele ganhou a camisa oito, uma espécie de homenagem ao ex-jogador.
Aos 13 anos, veio a primeira convocação para a Seleção Sub-15, com o técnico Cláudio Caçapa. Mesmo um ano abaixo, ele já era titular e principal jogador dos infantis do Flamengo. Era o protagonista da chamada “Geração 2000 Rubro-Negra”, que chegou a ficar mais de 90 jogos invicta entre o mirim e o infantil. Em 2015, sagrou-se campeão da Copa Votorantim, torneio equivalente ao campeonato nacional da categoria.
A PRIMEIRA MEDALHA DE VINÍCIUS JR
No decorrer do tempo, o jogador foi se tornando uma jovem estrela que conseguia presenciar sua mudança de vida dia após dia. Nesse sentido, liderou sozinho a linha de frente de sua equipe para a sua primeira medalha de título. Dessa forma, com as medalhas da vitória, todos no clube ficaram sabendo que possuíam uma joia no clube. Em outras palavras, o craque mirim não só conseguiu o prêmio de jogador do torneio, masa também a bota de ouro.
ESTREIA PROFISSIONAL
Vinícius foi chamado para realizar alguns treinos com o time profissional do Flamengo, e sua integração ao elenco profissional era questão de tempo. A ideia era que o jovem jogador tivesse um contato mais próximo com os profissionais e assim pudesse se desenvolver de forma mais qualificada. Sendo assim, no dia 7 de maio de 2017, após a conquista do Campeonato Carioca o técnico Zé Ricardo confirmou a incorporação de Vinícius Jr ao time profissional do Flamengo para a disputa do Campeonato Brasileiro.
“Seria utopia falar que um garoto de 16 anos está pronto. Mas ele vem cumprindo muito bem as etapas nas categorias de base. A próxima é ser integrado aos profissionais, viver esse ambiente de treino, concentração e viagens… E a partir de seus méritos, começar a jogar também. É um garoto de talento nato e potencial muito grande. Está chegando a hora dele colocar tudo isso a serviço dos profissionais. Amanhã (dia 8 de maio) na reapresentação já devemos estar contando com ele. Se não for amanhã, em virtude de exames médicos, vai ser nos próximos dias”, disse o treinador na época.
No dia 9 de maio de 2017, com apenas 16 anos, o jogador já participava pela primeira vez de uma atividade como profissional do Flamengo e constava no site do clube como “o novo camisa 20 da equipe“. Nesse sentido, no dia 13 de maio de 2017, Vinicius fez sua estreia como profissional, na partida em que o Flamengo empatou em 1 x 1 com o Atlético-MG, válida pela 1ª rodada do brasileirão. Dessa forma, entrou em campo aos 37 minutos do segundo tempo, após pedidos da torcida.
https://www.instagram.com/p/BUCgg_5Fv77/?utm_source=ig_web_copy_link
VINÍCIUS JR: DE GAROTO DO NINHO À PROMESSA MAIS CARA DA HISTÓRIA
Em suma, suas jogadas ensaiadas e seu amor pelo Flamengo, ficarão marcados para sempre na história do clube carioca. Não somente para o time, mas para todos aqueles que possuem sangue rubro-negro correndo nas veias. E após uma longa trajetória no clube da gávea, no dia 20 de maio de 2017, logo após a segunda partida de Vinícius Jr como profissional do Fla, o clube anunciou sua venda para o Real Madrid, da Espanha, por 45 milhões de euros.
https://www.instagram.com/p/BlECNR7FeFN/?utm_source=ig_web_copy_link
Nessa data, Real Madrid e Flamengo assinaram uma obrigação de venda do atleta para julho de 2018 (período em que o jogador se tornou maior de idade), já que não é permitido na Espanha o registro de estrangeiros menores de 18 anos. Contudo, no dia 23 de maio de 2017, o Real Madrid fez a “apresentação” do craque para seus torcedores, em uma nota no site oficial, onde o clube espanhol publicou um vídeo com lances do garoto. Além disso, a confirmação do acerto pelo clube repercutiu nos principais jornais da Europa, chamando-o de “promessa mais cara da história“.
Ganhando cada vez mais espaço no time comandado por Zidane, o jogador tem sido bastante decisivo em suas atuações em campo. Após ter um início difícil no clube, Vinicius Jr chegou a ser cogitado para deixar o clube por empréstimo, mas o treinador francês bancou sua permanência. Então, desde o retorno do futebol na Espanha, ganhou a titularidade da equipe e foi importantíssimo para os merengues assumirem a liderança do Campeonato Espanhol.
A OUSADIA E ALEGRIA DE VINÍCIUS JR
Conforme diz a música do Thiaguinho, o craque é repleto de ousadia e alegria. Também é a cara do pagode e cheio de estilo, na pressão vai com tudo! De alma lavada, sorriso na cara, sai espalhando ousadia pelo mundo. Carrega uma humildade inexplicável, sem jamais esquecer dos seus. Quem acredita, sempre alcança! E que sorte presenciar que a favela venceu.
Foto Destaque: Reprodução / AFP