Parabéns, Thiago Neves! O TN30 da Ilha completa 36 anos

Fala, Zezé! Bom dia, cara! Deixa eu te falar uma coisa… neste sábado (27), o Brasil comemora o aniversário de um dos maiores meias em atividade no futebol brasileiro. Além disso, o mais polêmico dos últimos anos, marcado por ser tido como o responsável pelo rebaixamento do Cruzeiro à Série B, em 2019. Apesar disso, completando 36 anos, Thiago Neves tem muita história de títulos, gols e atuações memoráveis, especialmente por Fluminense, Flamengo e pela Raposa. Assim, a coluna lembra a trajetória do TN30, atualmente no Sport Club do Recife.

Leia mais:

  • Parabéns, Malcom! A cria do Corinthians completa 24 anos
  • Parabéns, Paulão! Zagueiro completa 35 anos
  • Feliz aniversário, Antony! Revelação do SPFC completa 21 anos

Logo, paranaense de Curitiba, Thiago Neves realizou um dos primeiros sonhos de toda criança que busca ser jogador de futebol: atuou com a camisa do clube de coração. Isso porque, em 2000, com 15 anos, entrou para as categorias de base do Paraná Clube. Rapidamente, já estava na equipe profissional, fazendo sua estreia, aos 20 anos, no Campeonato Paranaense e de imediato já sendo um dos melhores jogadores da competição. No entanto, a indisciplina, com atrasos à treinos, marcou a caminhada inicial do nosso aniversariante.

Assim, na histórica campanha do Paraná Clube no Brasileirão, após fazer um grande primeiro turno, Thiago Neves perdeu espaço no clube. Dessa forma, que lhe fez ser mandado para o Vegalta Sendai, do Japão. Dessa forma, na oportunidade, o TN30 trabalhou com o técnico brasileiro Joel Santana, o Papai Joel. Além disso, atuou ao lado do atacante brasileiro e ex-paranista Borges.

THIAGO NEVES, CAMPEÃO BRASILEIRO NO FLUMINENSE

Acontece que o futuro ainda reservaria algo bom para o nosso aniversariante. Assim, após uma estadia apagada na terra nipônica, Thiago Neves se transferiu ao Fluminense para ser feliz pela primeira grande vez na carreira. Inicialmente disputou concorrência com Carlos Alberto, principal contratação do Fluzão à época, No entanto, com o titulo da Copa do Brasil, em 2007, e a posterior transferiu do meia, TN30 ganhou as oportunidades para mostrar seu grande futebol.

Já de imediato, as belas partidas com a camisa tricolor chamaram a atenção. Além disso, o potente chute de longa distância, aliado a uma grande técnica na cobrança de falta, fizeram de Thiago Neves peça fundamental da campanha do Fluminense. No entanto, os problemas extracampo de indisciplina ainda perduraram e ele quase foi dispensado após atritos com o então técnico Renato Gaúcho. Apesar disso, renovou contrato por mais três temporadas e conquistou a Bola de Ouro e de Prata da Revista Placar, em 2007.

Todavia, foi no ano seguinte, que Thiago Neves surgiu de vez para o futebol. Isso porque, foi decisivo e fez história durante a campanha na Libertadores da América. Assim, com partidas excelentes, TN30 marcou três gols na final da competição contra a LDU, do Equador. Sendo assim, o primeiro jogador na história a anotar um hat-trick em finais da principal competição das Américas. Apesar da atuação, o Fluminense perdeu o título nas penalidades, com o atleta desperdiçando um dos chutes. Em sua volta ao Fluzão, em 2012, foi campeão brasileiro.

MAIS TÍTULOS PELO FLAMENGO

No entanto, após o vice da Libertadores, Thiago Neves teve passagens por Hamburgo, da Alemanha, e retornou ao Fluminense. Além disso, ainda foi negociado com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, onde reeditou as boas atuações da equipe carioca, sendo, inclusive, artilheiro do Campeonato Árabe. Assim, a saudade do Brasil bateu às portas e o nosso aniversariante voltou a atuar no Rio de Janeiro, mas no Flamengo.

Assim, parte da geração que atuou ao lado de Ronaldinho Gaúcho no Mengão, Thiago Neves foi o principal nome da equipe no título do Campeonato Carioca, em 2011. Dessa forma, ganhou as eleições de craque do torneio, melhor meia e craque da galera, caindo nas graças da torcida. Além disso, no Brasileirão, foi peça fundamental ao lado do Bruxo e Léo Moura.

NO CRUZEIRO, TÍTULOS E A IDOLATRIA MANCHADA PELO REBAIXAMENTO

Após uma terceira passagem pelo Fluminense, sem grandes exibições, apesar do título brasileiro, Thiago Neves fez estadia nos países árabes. Sendo assim foi novamente campeão pelo Al-Hilal e ainda atuou pelo Al-Jazira. Assim, foi nesse contexto que chegou ao Cruzeiro, em 2017, para fazer dupla no meio campo com um jovem De Arrascaeta. Logo, de imediato, teve seu melhor desempenho individual em um primeiro turno de Série A ao marcar seis gols e duas assistências. Dessa forma, superando o rendimento no Flamengo e Fluminense.

Além disso, na Copa do Brasil 2017, foi o nome do Cruzeiro na conquista da taça, tendo marcado o gol que classificou a Raposa para a final, onde fez o gol do título, nos pênaltis. Em seguida, reeditou boas atuações na campanha do bi-real da copa nacional, em 2018. Assim, em 2019, após a saída de Arrascaeta, herdou a camisa 10, mas com uma fraca campanha no Brasileirão acabou sendo rebaixado junto com a equipe para a Série B.

No entanto, nesta oportunidade, se envolveu em polêmicas com o então técnico Rogério Ceni, sendo apontado como um dos culpados, ao lado do zagueiro Dedé, pela sua demissão. Além disso, foi indicado como o grande responsável pela queda do Cruzeiro à Série B, após supostamente ter perdido um pênalti, propositalmente. No fim, Thiago Neves ficou marcado por uma mensagem vazada em ligação para Zezé Perrella, presidente da Raposa, em cobrava salários atrasados.

https://www.youtube.com/watch?v=C_XngWsRvUQ

THIAGO NEVES ENCONTRA A FELICIDADE NO SPORT

Com o rebaixamento, Thiago Neves teve uma breve passagem pelo Grêmio onde reencontrou com Renato Gaúcho, onde trabalhou no Fluminense. Mas, não teve grandes exibições com a camisa tricolor. Assim, se envolveu em uma negociação mal sucedida com o Atlético-MG, quando foi vítima de protestos da torcida pela identificação com a Raposa até chegar ao Sport.

Por fim, no Leão da Ilha, reencontrou a felicidades, o bom futebol, gols e a admiração dos torcedores. Assim, em sua primeira experiência por um clube do Nordeste, Thiago Neves marcou seis tentos e deu duas assistências, sendo peça importante na . Dessa forma, um jogador que viveu altos e baixos na carreira, mas que fazendo nevar em Recife, se encontra em paz consigo mesmo.

Parabéns, TN30!

Foto Destaque: Reprodução / Anderson Stevens / Sport Club do Recife

Ricardo do Amaral

Ricardo do Amaral

"Alvíssaras! Sou Ricardo Accioly Filho, pernambucano de 29 anos, advogado e estudante de jornalismo pela Uninassau. Tenho como mote que “no futebol, nunca serão apenas 11 contra 11”; é arte, é espetáculo, humanismo, tem poder de mover multidões e permitir ascensões sociais. Como paixão nacional do brasileiro, o futebol me acompanha desde cedo, entretanto como nunca tive habilidade para praticá-lo, busquei associar duas vertentes de minha vida: o prazer pela leitura e o esporte bretão. Foi nesse diapasão que encontrei no jornalismo esportivo o elo de ligação que me leva a difundir e informar o que, nas palavras de Steven Spielberg, é o “mais belo espetáculo de imagens que já vi”."