Parabéns, Iago Maidana! O zagueiro-artilheiro do Leão completa 25 anos

Imagina fazer gol na véspera de seu aniversário… foi o que aconteceu ao zagueiro Iago Maidana. Logo, gol, inclusive, que não somente manteve o Sport fora da zona de rebaixamento, como selou a queda do Botafogo à Série B. No lance, o gesto de “A” para a câmera, mas não em alusão a divisão em que joga e, sim, para alguém fundamental em sua vida, a filha Antonella. Assim, com um passado e presente de superação, a coluna relembra a trajetória do artilheiro do Leão na Série A que, neste sábado (6), completa 25 anos.

Leia mais:

https://twitter.com/sportrecife/status/1357858256186671106

EM CRICIÚMA, FEZ RAIZ!

Dessa forma, aos olhos dos menos familiarizados, 25 anos pode ser pouco tempo, mas no futebol é idade para amadurecimento e vitalidade. Já no caso de Iago Maidana são anos de desafios, provações e reconquistas na carreira. Assim, nascido em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, o zagueiro teve uma infância como a de muitos garotos, longe da tecnologia e batendo bola em frente à casa. No entanto, com 13 anos, deixou a casa dos pais para se aventurar no sonho de ser jogador de futebol.

Após passar por clubes amadores de empresários da região, o nosso aniversariante recebeu um convite do Criciúma para uma semana de testes. E lá não somente encontrou as portas para entrar no futebol, como “fez raiz“, e formou família ao lado da esposa e onde nasceu sua filha Antonella. Dessa forma, menor de idade, morando sozinho e conciliando estudos com uma criança para criar, foi o período de crescimento precoce para Iago Maidana. No campo, uma passagem rápida pelo Tigre, mas suficiente para chegar ao primeiro grande clube da carreira.

O FUNDO DO POÇO

Apesar disso, a carreira quase foi interrompida em alguns momentos. Ainda em Criciúma, Iago Maidana teve seguidas crises de pânico, de ansiedade e um começo de depressão. No entanto, a ajuda da família, da esposa grávida e o nascimento da filha foram fundamentais para superar a falta de mercado e de perspectivas no futebol. Além disso, a ida ao São Paulo, em seguida, foi o primeiro ressurgimento de um zagueiro que nasceu para marcar gols.

Acontece que contratado ao São Paulo, em sua primeira grande oportunidade, a vida de Maidana ganhou um capítulo triste. Isso porque, ele foi taxado de contratação que derrubou o então presidente tricolor Miguel Aidar e ficou sem espaços no clube paulista. Pior, com uma denúncia no STJD pela participação de terceiros na negociação, tanto a equipe como o jogador quase foram punidos com multas, rebaixamentos e anos sem jogar.

RENASCIMENTO PARA O FUTEBOL

Superando mais uma dificuldade em sua vida, Iago Maidana encontrou paz, felicidade e uma idolatria no Paraná Clube. Assim, ganhou destaque, em 2017, quando conquistou o acesso à Série A marcando seus primeiros gols na carreira. Logo, aproveitando-se do vigor físico e da alta estatura, nosso aniversariante se posiciona bem no jogo aéreo, uma de suas maiores qualidades.

Logo, virtudes que em pouco tempo lhe fizeram chegar ao Atlético-MG, em 2018. ainda emprestado pelo São Paulo. Dessa forma, pelo Galo, manteve uma média de aproveitamento no jogo aéreo acima de 60%! Assim, foi fundamental nas campanhas de 2017, no Paraná Clube, e em seu primeiro ano no Alvinegro mineiro com gols e cabeçadas perigosas. Mas, também, dando solidez defensiva a suas equipes. Apesar disso, após ter sido contratado em definitivo, Maidana perdeu espaços em 2019 e foi negociado por empréstimo ao Sport.

MAIDANA, DE CABEÇA E DE PÊNALTI, UM ZAGUEIRO-ARTILHEIRO

Assim, chegou ao Leão da Ilha às vésperas da paralisação do futebol por conta da pandemia da Covid-19, mas logo teve oportunidades e ganhou a titularidade. No entanto, foi pelas atuações na Série A e um desejo pandêmico de passar a cobrar pênaltis que Iago Maidana, finalmente, despontou na carreira encontrando seu melhor futebol. Isso porque, a temporada 2020/21 já a sua mais goleadora, com oito tentos marcados, sendo seis pela elite brasileira.

Números que atestam a importância do zagueiro-artilheiro em sua passagem pelo Sport, onde vem garantindo pontos preciosos na luta contra o rebaixamento. Dizem que em meio ao caos se encontra ordem. Para Maidana, foi da escassez de opções que ele viu um espaço para brilhar, mesmo em um clube com dificuldades financeiras. Um jogador que não baixa a cabeça nem para o maior dos problemas e se reinventa a cada desafio.

Parabéns, Iago Maidana!

Foto Destaque: Divulgação / Twitter Sport Club do Recife

Ricardo do Amaral

Ricardo do Amaral

"Alvíssaras! Sou Ricardo Accioly Filho, pernambucano de 29 anos, advogado e estudante de jornalismo pela Uninassau. Tenho como mote que “no futebol, nunca serão apenas 11 contra 11”; é arte, é espetáculo, humanismo, tem poder de mover multidões e permitir ascensões sociais. Como paixão nacional do brasileiro, o futebol me acompanha desde cedo, entretanto como nunca tive habilidade para praticá-lo, busquei associar duas vertentes de minha vida: o prazer pela leitura e o esporte bretão. Foi nesse diapasão que encontrei no jornalismo esportivo o elo de ligação que me leva a difundir e informar o que, nas palavras de Steven Spielberg, é o “mais belo espetáculo de imagens que já vi”."