Nesta terça-feira (16), a coluna Parabéns ao Craque homenageia Egídio, do Fluminense. Desse modo, o lateral garçom do Campeonato Brasileiro completa 35 anos. Portanto, vamos relembrar os grandes momentos da carreira do atleta, que começou no Flamengo e teve passagens por diversos clubes. Assim, conquistando a fama de “Rei das assistências“.
Início da carreira
Nascido no dia 16 de junho de 1986, Egídio de Araújo Pereira Júnior se formou nas categorias de base do Flamengo. Com isso, sendo uma grande promessa do clube, em 2005, foi titular e campeão com a Seleção Sub-20 rubro-negra, na Copa Cultura de Juniores.
Logo, com a atuação pelo time de Juniores, em 2006, o atleta jogou três partidas entre os profissionais. Sendo assim, defendo o Flamengo pelo Campeonato Estadual. Contudo, Egídio acabou sendo emprestado ao Paraná Clube.
Empréstimos do Egídio e retornos ao Flamengo
Nesse ínterim, o craque se tornou titular absoluto do time do Paraná Clube. Desse modo, foi eleito o melhor lateral-esquerdo do Campeonato Paranaense. Em seguida, na metade do ano de 2006, acabou voltando ao Flamengo. Dessa forma, participou da conquista do Campeonato Carioca, em 2008.
No entanto, no mesmo ano, sem se firmar no Rubro-Negro foi emprestado ao Juventude. Em seguida, com o término do empréstimo, em 2009, retornou ao Flamengo e, novamente, conquistou o título do Carioca. Nesse hiato, na mesma temporada, foi ao Figueirense para disputar o Campeonato Brasileiro da Série B.
Do mesmo modo, em 2010, chegou por empréstimo ao Vitória. Com isso, entre momentos difíceis no time que foi rebaixado, Egídio foi fundamental na campanha que fez o clube disputar a final da Copa do Brasil.
Em mais um retorno ao Flamengo, Egídio foi titular em grande parte dos duelos. Sendo assim, com o Mais Querido, conquistou a Taça Guanabara, a Taça Rio e o Campeonato Carioca de 2011.
O Rei das assistências
Após passagem pelo Ceará, Egídio foi emprestado ao Goiás até o fim do ano de 2012. Portanto, foi destaque ao marcar oito gols e ser autor de 28 assistências na temporada. Assim, o craque começou a ser chamado de O Rei das Assistências.
Melhor lateral-esquerdo do Brasileirão
Logo, assinou contrato com o Cruzeiro e, como um dos destaques da equipe, conquistou duas vezes o Campeonato Brasileiro e um título do Campeonato Mineiro, de forma consecutiva. Em 2014, completou 100 jogo com a camisa cruzeirense. Além disso, a CBF elegeu o atleta como o melhor lateral-esquerdo do Campeonato Brasileiro.
Posteriormente, o jogador assinou com o Palmeiras, até 2017. Desse modo, entre altos e baixos no time, o craque conquistou a Copa do Brasil de 2015 e o Campeonato Brasileiro de 2016. Na temporada seguinte, antes de voltar ao Cruzeiro, Egídio alcançou a marca de 100 jogos pelo Verdão.
https://twitter.com/FluminenseFC/status/1356064890562240512
Chegada de Egídio ao Fluminense
Dessa maneira, em 2020, Egídio chegou ao Fluminense. Sendo assim, no final da temporada, o jogador reafirmou a fama de “O Rei das assistências“. Visto que foi essencial na campanha que levou o Tricolor Carioca à Conmebol Libertadores 2021.
Nesse hiato, com 11 passes para gol, o lateral-esquerdo foi o quarto jogador com mais assistências em 2020/21. Além disso, na temporada, Egídio foi destaque e um dos líderes da equipe no quesito desarmes.
Por fim, com altos e baixos, o atleta divide opiniões na torcida tricolor. Contudo, sua experiência, capacidade e habilidade são notáveis e, em seus bons momentos, trazem um perfil decisivo ao jogador.
Foto Destaque: Reprodução/ Fluminense


