Claudiomiro

Nesta terça-feira (25), a Coluna Parabéns ao Craque presta homenagem a Claudiomiro Salenave Santiago, ou simplesmente Claudiomiro. O zagueiro completa 49 anos. Com grandes passagens por Grêmio e Santos, é natural de Porto Alegre. Atualmente, é auxiliar técnico. A princípio, o defensor ganhou fama com a torcida do Peixe após marcar o gol do título da Copa Conmebol de 1988

CARREIRA

De antemão, Claudiomiro começou sua carreira no Grêmio Santanense, onde ficou por três anos na equipe. Mas logo se transferiu para o Coritiba, em 1995. No time paranaense marcou oito gols. Além disso, o zagueiro atuou ainda por Santos, onde teve seu maior destaque na carreira, Grêmio e Vitória, clube onde se aposentou em 2005.

SANTOS

O zagueiro chegou ao Peixe em 1998. No mesmo ano que chegou, fez o que pode ser considerado o gol mais importante de sua carreira. O mesmo foi na vitória por 1 x 0 contra o Rosario Central, na Vila Belmiro. Após empatar por 0 x 0 em Rosario, o time paulista se consagrou campeão. Ou seja, tem seu nome no panteão de glórias santistas.

Outro momento que lembra bastante o atleta foi o empate em 4 x 4 contra o Atlético-MG, pelo Brasileiro de 1998. Naquelas estranhas rodadas de meio de semana a tarde, o Santos perdia por 4 x 1 em casa. No entanto, Claudiomiro marcou o gol de empate aos 43′ do 2° tempo. O zagueiro ficou conhecido também pela dupla de zaga com Argel, outro gaúcho.

NÚMEROS

Em toda sua carreira, o zagueiro jogou apenas em alguns clubes, eles foram: Grêmio Santanense, Coritiba, Santos, Grêmio e Vitória-BA. Logo, foram 430 partidas disputadas com 42 gols marcados – sendo dois pelo seu clube de formação, 24 pelo Coxa, oito pelo Peixe, o mesmo número de gols pelo time Gaúcho e nenhum marcado na breve passagem pelo time baiano. No entanto, conquistou somente um título com o time da Vila Belmiro: a Copa Conmebol de 1988,

GRATIDÃO AO CRAQUE!

Parabéns, grande craque! Que este novo ciclo seja repleto de coisas boas, muita saúde e, principalmente, conquistas dentro do futebol. Portanto, desejamos muitos títulos, gols e reconhecimento nos gramados. Desejamos que possa alegrar as torcidas do time que você for passar.

Foto destaque: Divulgação/Meninos da Vila

Alef Sousa
Sempre fui apaixonado por esportes, especialmente futebol. E vi através do jornalismo uma oportunidade de estar trabalhando com a minha Paixão. Estou no 3º Semestre da faculdade de Jornalismo. Meu grande Objetivo é torna-me repórter de campo e cobrir grandes competições. Sou um cara, extrovertido, animado, comunicativo e cheio de vontade de aprender.

Artigos Relacionados