José Roberto Gama de Oliveira, mais conhecido como Bebeto, foi um dos responsáveis pelo título da Copa do Mundo de 1994, no Estados Unidos. Assim veio o tetracampeonato mundial da Seleção Brasileira.
Bebeto marcou a Copa ao comemorar um gol balançando os braços de um lado para o outro, como se faz com um bebê para dormir, homenageando seu filho Mattheus, também jogador de futebol.
Bebeto é baiano, de Salvador, e completa hoje, 16 de fevereiro, 52 anos de idade. Além de atacante, foi também treinador, e atualmente é político. Também foi membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da FIFA, no Brasil, em 2014.
Índice
Marca registrada
Tinha como uma de suas marcas registradas o gol de voleio, onde rebatia a bola no ar, antes dela cair no chão, com um salto de lado, geralmente caindo no chão, e mandando direto para o gol.
Mas, além disso, foi um dos poucos a ser ídolo em dois rivais, Flamengo e Vasco da Gama, conquistando Brasileirão pelos dois. No Deportivo La Coruña em que ele foi um ídolo máximo de uma torcida, integrando o SúperDepor da década de 1990.
Assim, em sua temporada de estreia, foi artilheiro da La Liga com 29 gols, o que rendeu o 3º lugar ao time, atrás apenas de Real Madrid (2º) e Barcelona (campeão), ficou a quatro pontos do campeão. Bebeto tem cerca de 40 títulos por diversos clubes em toda a carreira.
Em premiações individuais tem:
- 1984: Revelação do Brasileirão
- 1989: Craque do ano – Revista Placar (Eleito pelo Júri)
- Jogador Sul-Americano do ano
- 3º maior jogador do mundo (eleito pela revista inglesa World Soccer)
- Craque do Brasileirão
- Jogador do ano do Vasco.
- 1992: Bola de Prata
- 1993, 1994 e 1995: craque do ano – FIFA (melhores jogadores do mundo)
- 1999: 100 craques do Século da World Soccer (eleito pelos leitores)
- 19º maior jogador Brasileiro do século XX – IFFHS.
Além das artilharias:
- 1988: Campeonato Carioca – 17 gols
- 1989: Campeonato Carioca – 18 gols
- 1989: Copa América – 6 gols
- 1992: Campeonato Brasileiro – 18 gols
- 1993: Campeonato Espanhol – 29 gols
- 1996: Torneio Olímpico de Futebol- 6 gols
- 1999: Torneio Rio-São Paulo – 5 gols
Lenda no Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=ppr8YQVn2j8
Assim, com tantos feitos pelo Brasil e pelo mundo, Bebeto, de fato, é um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro. Seu companheiro de Seleção Brasileira por 10 anos, Romário, disse que Bebeto foi o melhor parceiro de ataque que ele já teve:
“Meu maior parceiro dentro do campo foi o Bebeto. A gente começou a jogar junto nas Olimpíadas de 1988, em Seul, e essa parceria foi até 98. Mas a gente chegou em um determinado momento da carreira que já nos conhecíamos muito, então não precisávamos olhar muito pra onde estava o outro, porque a gente já sabia”.
Mas o Baixinho deixou a famosa marra e adotou a modéstia no comentário sobre Bebeto:
“A maioria dos gols que eu fiz pela Seleção Brasileira, ou um número bem interessante, eu fiz com passe de Bebeto. Então, te afirmo aqui que o Bebeto foi o melhor de todos”.
Com Romário, autor de mais de 1000 gols na carreira, afirmando o valor de Bebeto, só devemos dar os parabéns a um dos melhor jogadores do futebol, não só pelos seus feitos dentro de campo, como também por seu aniversário de 52 anos.