Nesta quinta-feira (3), o lateral-direito Pará comemora 12 anos de uma data que se tornou um marco em sua trajetória. Isso porque foi no ano de 2008 que tudo começou e ele deu seu pontapé inicial, marcando seu primeiro jogo pelo Santos.
Dessa forma, no Campeonato Brasileiro em jogo Santos e Vitória, um jovem estreava pela equipe Santista. Pará iniciou com pé direito e uma nota de 7,4 dada pela torcida do Peixe. Aliás, a identificação do jogador com os torcedores santistas é grande. Atualmente, Pará é um dos atletas mais experientes do grupo. Além disso, o camisa 4 é considerado um dos atletas mais importantes no elenco. Conforme, um breve levantamento, no Santos, ele ultrapassou a marca dos 200 jogos (221) e registrou dois gols. Inclusive, nessa temporada, o jogador possui 22 partidas disputadas e duas assistências.
“Quando me lembro dessa data, fico muito feliz em ver tudo o que conquistei com muito esforço, empenho, dedicação, ajuda da família, de amigos e de Deus. Foi uma partida difícil, precisávamos ganhar, e com muita garra conseguimos vencer e deixar o Santos em uma situação melhor na competição”, explicou Pará.
Trajetória de sucesso
Com uma trajetória ímpar, o lateral, de 34 anos, é um dos atletas que continuam em atividade no país com mais títulos. Embora, tenha começado em 2003 pelo Santo André, Pará tem passagens em grandes times do futebol brasileiro como Flamengo, Grêmio e Santos. Entretanto, ganhou destaque também por ter uma característica polivalente, ou seja, atua em várias posições, tanto na lateral-direita, quanto na lateral-esquerda e volante.
No Alvinegro Praiano, Pará tem uma história com diversos títulos como Copa do Brasil (2010), da Libertadores (2011) e do Campeonato Paulista (2010, 11 e 12). Além disso, ele fez parte de um dos melhores times da história santista, ao lado de Robinho, Ganso e Neymar, assim sendo campeão da Libertadores em 2011.
Ao todo em sua carreira, ele tem 15 títulos, 21 assistências, no quesito cartões foram 106 amarelos e somente 10 vermelhos. Para que se tenha uma noção da qualidade do atleta, o SofaScore, afirmou que ele é o quarto jogador do Peixe que mais acerta passes, ou seja, 84% de aproveitamento. . Contudo, ele também é o quarto atleta do Peixe que mais acerta bolas longas, com média de 2.2.
Aliás, quando o assunto são dribles bem-sucedidos, o camisa 4 é o terceiro do elenco, com 86% de acertos. Por fim, em matéria de interceptações dos ataques adversários, ele se destaca na segunda colocação com média de 2.2. Já em cortes, o lateral está na quarta posição do time com 2.2 cortes por jogo.
Vale destacar, portanto que Pará tem contrato com o time da Baixada Santista até dezembro deste ano.
Foto Destaque: Reprodução/Twitter


