O Palmeiras foi derrotado pelo placar de 1 x 0 na noite desta quinta-feira, na Arena Grêmio, em Porto Alegre. A partida foi válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, e foi o último compromisso do time Alviverde antes do confronto diante do Boca Juniors, pela semifinal da Copa Libertadores.
O clima no estádio do Grêmio foi muito tenso, como era de se imaginar, e ganhou as páginas das redes sociais na manhã desta sexta-feira (22) por conta dos vários episódios de discussão e polêmicas envolvendo palmeirenses e gremistas.
Entre elas, como não poderia ser diferente, o comportamento do técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, que após uma falta marcada em favor do Tricolor nos minutos finais de jogo, saiu de campo antes do apito final do árbitro Bruno Arleu de Araújo, e ainda foi flagrado pelas câmeras dizendo que foi roubado.
Outra confusão envolveu o lateral-esquerdo do Grêmio, Reinaldo, que se desentendeu com o Gustavo Gómez na saída dos jogadores ao final do jogo. Em entrevista coletiva no fim da partida, o atleta do Tricolor ainda tirou onda com o paraguaio, dizendo que o mesmo “sempre faz alguma gracinha” desde os tempos em que o ala defendia o São Paulo.
Índice
Internet não perdoa postura de Abel Ferreira, que “despista” em entrevista
Abel Ferreira foi perguntado sobre o seu comportamento ao final da partida diante do Grêmio, e fez questão de “inocentar” a arbitragem em relação à derrota sofrida pelo seu time. Para o treinador, o real motivo da derrota para o Grêmio foi a falta de eficiência do time em campo.
O português ainda criticou o trabalho da imprensa, considerando que o que acontece no campo, deve ficar no campo, e não gerar conteúdo para os “programas esportivos” semanais, como o próprio considerou em sua fala após a partida.
Abel Ferreira foi embora antes do jogo acabar: "Isso é roubar! Isso é roubar! Fomos roubados!"😬😳pic.twitter.com/zsFveOtmaS
— Cabine Desportiva (@CabineSport) September 22, 2023
“Saí na falta que o árbitro marcou. Não houve nada, vocês querem criar polêmica, são tantos programas e precisam criar assunto. O que se passa em campo, fica dentro de campo. Eu pedi à CBF, se pudesse fazer, como o Diniz fez, se tira um câmera sempre ao meu lado, se puderem tirar”, declarou o treinador.
Mesmo com a justificativa do treinador, a postura de Abel Ferreira foi criticada por parte dos internautas, que considera anormal a postura do treinador em campo, principalmente quando o time é derrotado em campo.
Lamentável a postura de Abel Ferreira toda vez que o Palmeiras perde. Coloca a culpa na arbitragem, levanta teoria da conspiração e desmerece a capacidade do adversário. É um técnico competente demais, mas esse tipo de atitude é irresponsável e desvia o foco de problemas do time.
— Fernando Campos (@DonanCampos) September 22, 2023
Mais um caso isolado de desrespeito de Abel Ferreira ao futebol brasileiro. Tem quem normatize que um treinador insinue, deliberadamente, que seu time é roubado — por coincidência, sempre nas derrotas. Próximo passo é adotar o “Nós contra eles” em coletiva ou processar críticos.
— Caio Alves (@CaioAlves) September 22, 2023
Em contrapartida, a torcida do Palmeiras se mostrou favorável ao treinador, e considerou que boa parte da imprensa no Brasil “ama este tipo de assunto para gerar engajamento em cima das atitudes do treinador.
Boa parte dos palestrinos ainda colocou em pauta o momento do time, que ganhou absolutamente tudo o que disputou desde 2020, ano da chegada de Abel Ferreira ao Palmeiras, considerando esta a 3ª Academia de Futebol do Verdão.
Você assistiu a coletiva dele? Ou está se comportando como de costume, isto é, apenas buscando engajamento em cima de polêmica mentirosa que atende ao seu critério de “jornalismo” enviesado e sensacionalista? Faça uma autocrítica e honre o diploma que ostenta.
— Fernando Canhadas💚 (@fecanhadas) September 22, 2023
Dane-se o que você acha, ganha 7 títulos em menos de 3 anos de clube, daí você vem falar de postura.
— Abel Linsk (@abellisnk) September 22, 2023
Discussão entre Reinaldo e Gustavo Gómez
Reinaldo e Gustavo Gómez protagonizaram uma discussão nada amigável nos vestiários após a vitória do Grêmio diante do Palmeiras. Na saída do gramado, o lateral-esquerdo do Tricolor recebeu um insulto do zagueiro Alviverde, que retrucou, enquanto era afastado de qualquer contato com o jogador do time paulista por Suárez.
As imagens foram gravadas por profissional de imprensa presente na saída dos jogadores, e rapidamente o assunto virou pauta de discussão entre os internautas. No Twitter, boa parte dos torcedores utilizaram a rede social para destacar o lado mais briguento do ala esquerdo, que já se envolveu em outras confusões com Gustavo Gómez, principalmente quando Reinaldo defendia o São Paulo.
incrível como o reinaldo é chato, todas as torcidas odeiam esse cara
— Entendedor (@EntendendoAlgo) September 22, 2023
Reinaldo só é um leão pra enfrentar os adversários quando tem 5 segurança, três jogadores do mesmo time. 4 barreiras (grades), três jornalistas e um gandula.
Sem isso ele virá um cabaré.— Leno Pinheiro (@LenoIbp) September 22, 2023
“O Gustavo Gómez fica soltando gracinha desde clássico Palmeiras e São Paulo e sempre que a gente discute. Agora que ele levou para fora de campo, não entendi. Para mim, o que acontece dentro de campo fica dentro de campo”, revelou o lateral-esquerdo em entrevista pós-jogo.
Palmeiras vai em busca de mais uma final de Libertadores
Com a derrota para o Grêmio, o Palmeiras perdeu a chance de encostar ainda mais no Botafogo. Com 44 pontos, e na vice-liderança do Brasileirão, caso o Alviverde tivesse vencido o Tricolor, estaria com 47 pontos, e a quatro do Glorioso, que enfrenta o Corinthians logo mais, às 20h desta sexta-feira, em Itaquera.
Agora o time palmeirense parte em viagem para a Argentina, pois no próximo dia 28, quinta-feira da próxima semana, vai enfrentar o Boca Juniors pelo jogo de ida da semifinal da Copa Libertadores da América.
Esta será a reedição das semifinais de 2018, quando na ocasião, o time argentino venceu o primeiro jogo na La Bombonera por 2 x 0, e conseguiu um empate por 2 x 2 no Allianz Parque, eliminando o time brasileiro da disputa.
O palco do jogo deste ano será a mesma La Bombonera, e a bola vai rolar a partir das 21h30 (horário de Brasília). O Palmeiras chega a mais uma semifinal após bater o Deportivo Pereira da Colômbia, e o Boca Juniors se classificou para esta semifinal após eliminar o Racing nos pênaltis.