Antes de mais nada, no último sábado (27), o Palmeiras se sagrou campeão da Copa Libertadores da América, após bater o Flamengo, por 2 x 1. Desse modo, o autor do gol herói, na prorrogação, foi Deyverson. Sendo assim, o Verdão colocou em sua história mais um herói improvável.
Decerto, nos últimos tempos, o Palmeiras vem se mostrando uma das principais equipes brasileiras. Afinal, o Verdão é o segundo time no Brasil que mais empilhou troféus. De fato, em quase todos os títulos mais recentes, os gols que levaram o time a ser campeão saíram de jogadores improváveis e inesperado na visão de seu torcedor.
Então vamos relembrar:
Copa do Brasil – 2012
De fato, tudo começou em 2012, antes mesmo do Palmeiras ser essa força que é hoje. Na ocasião, o Alviverde chegou na final contra a equipe do Coritiba. No jogo de ida, o Porco venceu por 2 x 0. Na volta, em um Couto Pereira lotado, o Coxa abriu o placar, e o estádio veio abaixo. A pressão estava sendo enorme.
Até que, em uma falta, Betinho desviou e marcou o gol do bicampeonato da Copa do Brasil. Então, o atacante, que chegou com um contrato de apenas três meses, só jogou aquela partida por conta da lesão de Barcos, abrindo as portas dos heróis improváveis do Verdão.
Copa do Brasil – 2015
Novamente na Copa do Brasil, o Palmeiras se reconstruiu e já era outro time, com pretensões diferentes, estádio moderno e bastante contratações. Mas o herói dessa vez já estava no clube. Trata-se de: Fernando Prass.
O goleiro já se encaminhava para ser o principal jogador desse campeonato, por conta de seus milagres e pênaltis defendidos. Mas ninguém pensaria que ele bateria o último pênalti e estufaria a rede santista, sendo o autor do gol do título.
Brasileirão – 2016
Sendo assim, no ano de 2016, o Palmeiras teve uma equipe sólida e entrosada, comandada pelo técnico Cuca. De fato, estava muito perto de sair da fila do Campeonato Brasileiro depois de 22 anos. Então, na última rodada, contra a Chapecoense, o Verdão precisava da vitória – e veio nos pés de Fabiano. Na ocasião, era o lateral-esquerdo reserva do time e marcou apenas esse gol com a camisa verde e branca. O gol do Enea.
Brasileirão – 2018
Desse modo, o Palmeiras novamente disputou o título contra o Flamengo, em um método de rodízio adquirido por Felipão. O Alviverde usava seu elenco titular nas copas e reserva no Brasileiro. Portanto, o que ninguém esperava é que o único campeonato em que o time teve sucesso foi o Brasileiro. Então, na última rodada, o Palmeiras venceu o Vasco em São Januário. O gol do título saiu do criticado Deyverson.
Paulistão – 2020
Nesse sentido, o Palmeiras novamente chegava a uma decisão de Campeonato Paulista contra o seu arquirrival. Dois anos atrás havia perdido o título dentro do Allianz Parque – e, mais uma vez, a decisão era lá. Então, o time de Vanderlei Luxemburgo tinha uma pressão muito grande.
O clube estava sendo campeão até o último minuto de jogo, mas tomou o empate. A decisão foi para as penalidades. Aquele ano foi marcado por uma reformulação no Palmeiras e com muitas promoções de garotos da base. E foi assim que mais uma vez a improbabilidade heroica apareceu. A surpresa veio quando Patrick de Paula pegaria a última cobrança e mandaria no ângulo de Cássio.
Libertadores – 2020
Dessa forma, e talvez a mais emblemática de todas, o Palmeiras chegou à final de Libertadores em busca da sua obsessão, que veio de um jeito emocionante e inesquecível. Abel Ferreira tirou do banco Breno Lopes que cabeceou e conseguiu o bicampeonato alviverde. Breno foi contratado pelo Palmeiras poucos meses antes, vindo do Juventude, na Série B, onde estava em um bom momento. Então, a torcida, que estava esperando um atacante de mais nome, criticou bastante a contratação e teve que pedir desculpas depois.
Libertadores – 2021
Assim sendo, o Palmeiras conseguiu o feito de ser bicampeão da Libertadores no mesmo ano – e mais uma vez o herói improvável apareceu. Mas, esse é figurinha repetida. Deyverson, o criticado, maluco, desacreditado, teve sua volta ao Palmeiras a pedido de Abel, o mesmo que tirou ele do banco para roubar a bola de Andreas Pereira e marcar o gol que pintou a América de verde pela terceira vez.
Sendo assim, o Verdão tem inúmeros casos e histórias com autores de gols alternativos, de acordo com a ótica do torcedor. Então, em fevereiro o Palmeiras disputará mais um título, agora o Mundial de Clubes. Portanto, será que teremos mais um herói improvável?
Foto destaque: Divulgação/Palmeiras/Cesar Grecco


