No último domingo (7), o Palmeiras conquistou a Copa do Brasil pela quarta vez em sua história. Dessa forma, o Verdão levanta o terceiro troféu da temporada 2020/21. A equipe comandada pelo treinador português Abel Ferreira consegue alcançar um feito histórico, desde 1993 o time Alviverde não ganhava três títulos no mesmo ano. Sendo assim, vamos relembrar todas as campanhas vitoriosas do time nas competições de mata-mata que disputou e ganhou.
CAMPENATO PAULISTA
O Campeonato Paulista de 2020, acabou sendo um pouco diferente, pois devido a pandemia da Covid-19, a competição precisou ser paralisada. Desse modo, com a paralisação ocorrida em Março, os jogos voltaram a ser disputados somente em Julho. Na ocasião, o Palmeiras era comandado por Vanderlei Luxemburgo, que assumiu a equipe no inicio o ano com o objetivo de montar um time forte mesclando os garotos da base e os jogadores mais experientes.
Assim, na primeira fase o Verdão conseguiu fazer a segunda melhor campanha, ficando somente atrás do Red Bull Bragantino. Nas quartas de finais, o time enfrentou o Santo André e venceu por 2 x 0. Logo em seguida, passou pela Ponte Preta ganhando de 1 x0. Por fim, na final o Alviverde encontrou pela frente o seu maior rival o Corinthians, e repetindo a mesma final de 2018. Os dois jogos da final não foram muito vistosos, assim o empate persistiu em ambas as partidas. O campeonato acabou sendo decido nos pênaltis, com direito ao ao garoto da base Patrick de Paula fechando as cobranças garantindo o título para o Palmeiras.
https://twitter.com/Paulistao/status/1292215888553402371
LIBERTADORES
Após conquistar o Campeonato Paulista, o Palmeiras não teve um bom inicio no Brasileirão sob o comando de Luxemburgo. Por conta disso, o treinador acabou sendo demitido no dia 14 de setembro de 2020. Assim, Andrey Lopes assumiu a equipe interinamente e conseguiu bons resultados, encaminhando a classificação do time para fase mata-mata da libertadores e quartas de finais da Copa do Brasil.
Abel Ferreira foi anunciado como novo treinador do Verdão no dia 30 de setembro. A partir daí, o técnico português começou a deixar a sua marca na história do clube. Na libertadores o time passou de forma tranquila nos duelos contra Delfín-EC e o Libertad-PAR. Contudo, na semifinal o confronto foi contra o River Plate-ARG, o adversário mais temido pelos torcedores. Ainda sim, os comandados de Abel conseguiram um ótimo placar na partida de ida, vencendo por 3 x 0. Dessa maneira, a derrota de 2 x 0 no jogo de volta, ainda garantiu o Palestra na final.
Na finalíssima, o Palmeira enfrentou o Santos, o mesmo adversário de outras finais disputadas nos últimos anos. Ademais, a partida não teve muitas chances claras de gol, mas o Verdão precisou somente de uma jogada já nos acréscimos do segundo para fazer o gol do título. Assim, Breno Lopes se tornou mais um herói improvável que entrou para a história do clube.
https://twitter.com/Libertadores/status/1355648122115006466
COPA DO BRASIL
Logo em sua partida de estreia, Abel Ferreira teve um o jogo da Copa do Brasil pela frente, o Palmeiras fazia a partida de volta contra o RB Bragantino. Dessa forma, a boa vitória conquistada no primeiro ajudou o Palmeiras, que ainda venceu a partida em casa por 1 x 0. Logo após, o Verdão passou por Ceara e América-Mg até chegar na grande final contra o Grêmio. Então, com duas vitórias nas partidas de ida e volta, o time paulista sagrou-se campeão Copa do Brasil pela quarta vez em sua história.
https://twitter.com/Palmeiras/status/1368742881536733185
Foto Destaque: Reprodução / @Palmeiras / Twitter Oficial do Palmeiras