Antes de mais nada, o Palmeiras perdeu o Mundial de Clubes para o Chelsea por 2 x 1 e não conseguiu realizar o sonho de se sagrar campeão do Mundo. Entretanto, o Verdão fez uma belíssima campanha e mostrou para torcida ser um elenco imponente, deixa Abu Dhabi de cabeça erguida com projeção de um ótimo futuro pela frente.
Fim da campanha do Palmeiras no Mundial de Clubes 2021. Diferentemente do ano passado, o Alviverde teve uma participação honrosa e com boas coisas para tirar desse vice-campeonato. Portanto, o Palmeiras se mostrou um time aguerrido e com qualidade. Atuou de forma consistente e forte contra seus dois adversários (Al Ahly e Chelsea). Porém, o desafio de triunfar em cima de um time Europeu, não é nada fácil.
Mas, o Palmeiras fez boas atuações e os seus principais jogadores, mais uma vez, mostraram qualidade e o porquê desse time é bi-campeão da América. Diante disso, vamos aos pontos:
Sistema defensivo
Weverton, o melhor goleiro do Brasil, não conseguiu salvar o Palmeiras do vice, mas se mostra com a mesma segurança. No qual, forçam os torcedores compararem sua grandeza com o ídolo Marcos.
Marcos Rocha vêm se mostrando um jogador de decisões, na final, foi um dos melhores do Alviverde e conseguiu realizar importantes desarmes, do outro lado, tivemos Piquerez que novamente mostrou força e resiliência, mesmo chegando depois de todos do elenco e com apenas um dia de preparação, foi um atleta muito aguerrido em sua dupla posição (zagueiro e lateral-esquerdo).
A dupla de zaga do Palmeiras é a melhor do Brasil. De fato, vêm demostrando isso já algum tempo, Gustavo Gómez trás uma segurança para o time é um verdadeiro líder dentro de campo. Já Luan, mesmo que azarado, fez a sua melhor partida com a camisa do Palmeiras na semi e vinha de um bom jogo até o pênalti, derradeiro. Não teve culpa e sim azar.
Sistema Ofensivo
Chegando ao meio temos Scarpa que se mostrou, ser um jogador tático excepcional, confiou no Abel e jogou pelo time, partidas sem glamour mas importante para o esquema tático. A saber, a dupla de volantes temos Zé Rafael um jogador técnico e se encontrou ao lado de um dos melhores do país e mais promissores, Danilo. Raphael Veiga e Dudu mostraram ser decisivos e é nítido o amor que os dois têm com o manto verde e branco. Na frente, o criticado Rony, não teve a chance dentro da área, até por não ser um 9. Com isso, fica o entendimento que Rony, não joga na posição dele. O camisa 10 está sendo criticado por quebrar o galho da diretoria que não conseguiu contratar o centroavante e Rony é a vontade que faltava em alguns anos atrás no Palmeiras.
Além disso, alguns podem criticar as substituições na final ou os convocados e até a falta de oportunidade que o português dá a categoria de base. Mas, seria uma opinião fraca e maldosa, visto tudo que Abel Ferreira fez e continua fazendo pelo Palmeiras. Aliás, ele já sabe o que é isso e sabe o sentimento. Contudo, ele consegue responder tudo na coletiva e é muito difícil saber responder o torcedor palmeirense.
Lição para diretoria
De fato, o que fica para a diretoria tem que aprender a lição e dar respaldo a Abel e ouvido a torcida verde e branca, o sentimento que fica é que poderia ser campeão Mundial, dava para ter ganho e o discurso: “Farei de tudo para o Palmeiras ser campeão do Mundo”. Não foi verdadeiro.
Por fim, vejo o time do Palmeiras mais forte como nunca para os próximos desafios. Então, desde a chegada do Abel, em outubro de 2020 o Verdão acumula sete finais. Um time acostumada a chegar em decisões. Dito isso, será normal ver o Palmeiras em grandes jogos e na boca do povo.
Foto destaque: Divulgação / Palmeiras