Oswaldo Brandão completa 104 anos

Nesta sexta-feira a Coluna Parabéns ao Craque homenageia Oswaldo Brandão, um dos maiores treinadores brasileiros da história. Oswaldo marcou época sendo campeão pelos rivais Palmeiras, São Paulo e Corinthians. Além disso, possui uma curta passagem no comando da Seleção Brasileira. Sendo assim, vamos relembrar como foi a carreira desse excepcional técnico pelos clubes onde passou.

INICIO DE CARREIRA: JOGADOR/TREINADOR

Oswaldo Brandão nasceu em Taquara, município de Porto Alegre, em 1916. Iniciou a sua carreira como jogador no Internacional, mas pouco tempo depois foi transferido para o ainda Palestra Itália. Porém, a carreia de Oswaldo como jogador durou pouco. Uma lesão grave fez ele pendurar as chuteiras aos 29 anos. Pouco depois, iniciou a sua carreira como treinador, assumindo o comando do Palmeiras em 1945.

PALMEIRAS

Oswaldo Brandão, em pouco tempo, conquistou seu primeiro título como treinador, sendo o , sendo 441 jogos, e o mais vencedor, conquistando sete títulos.

CORINTHIANS

A história de Oswaldo no comando do Corinthians começa em 1954, quando, assim que chegou, o treinador conquistou o Torneio Rio-São Paulo. Em suma, no comando do Timão, conquistou o título novamente em 1966 e o Campeonato Paulista em 1954 e 1977. Vale ressaltar que, em 1977, o Corinthians encerrou um jejum de 22 anos sem conquistar nenhum título. Além disso, Brandão também se tornou o técnico com mais jogo a frente da história do Alvinegro, sendo 551 jogos e um total de quatro troféus levantados.

SÃO PAULO

Em 1971, Oswaldo Brandão teve uma curta passagem pelo São Paulo, no entanto mesmo em pouco tempo o treinador deixou a sua marca. Assim, o Tricolor conquistou o Campeonato Paulista de daquele mesmo ano. Dessa maneira, Oswaldo se tornou um dos poucos treinadores que conquistou títulos pelos rivais São Paulo, Palmeiras e Corinthians.

TAÇA OSWALDO BRANDÃO

Em homenagem a brilhante passagem de Oswaldo Brandão pelos rivais, em 2009 foi criada a Taça Oswaldo Brandão pelas diretorias de Palmeiras e Corinthians. Assim, o clube que mais vencesse num período de cinco partidas ou conquistasse o caneco três vezes consecutivas ficaria em definitivo com a Taça.

A primeira partida foi em 8 de março de 2009, onde o jogo terminou empatado em 1 x 1. Assim, por ser o mandante do jogo, o Palmeiras sagrou-se campeão. Em suma, nos confrontos seguinte, a equipe alviverde seguiu invicta e ficou com a taça de forma definitiva.

Foto destaque: Reprodução/Twitter/Corinthians

Leonardo Lopes da Silva
Estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Eu escolhi jornalismo porque me identifico muito com os ofícios desta profissão. Aos 10 anos , tive a minha primeira experiência sendo fundador de uma rádio comunitária. Pretendo seguir minha carreira na editoria de esportes. Instagram - @leo_lopes77

Artigos Relacionados