Oswaldo Brandão completa 104 anos

Nesta sexta-feira a Coluna . Sendo assim, vamos relembrar como foi a carreira desse excepcional técnico pelos clubes onde passou.

INICIO DE CARREIRA: JOGADOR/TREINADOR

Oswaldo Brandão nasceu em Taquara, município de Porto Alegre, em 1916. Iniciou a sua carreira como jogador no Internacional, mas pouco tempo depois foi transferido para o ainda Palestra Itália. Porém, a carreia de Oswaldo como jogador durou pouco. Uma lesão grave fez ele pendurar as chuteiras aos 29 anos. Pouco depois, iniciou a sua carreira como treinador, assumindo o comando do Palmeiras em 1945.

PALMEIRAS

Oswaldo Brandão, em pouco tempo, conquistou seu primeiro título como treinador, sendo o , sendo 441 jogos, e o mais vencedor, conquistando sete títulos.

CORINTHIANS

A história de Oswaldo no comando do Corinthians começa em 1954, quando, assim que chegou, o treinador conquistou o Torneio Rio-São Paulo. Em suma, no comando do Timão, conquistou o título novamente em 1966 e o Campeonato Paulista em 1954 e 1977. Vale ressaltar que, em 1977, o Corinthians encerrou um jejum de 22 anos sem conquistar nenhum título. Além disso, Brandão também se tornou o técnico com mais jogo a frente da história do Alvinegro, sendo 551 jogos e um total de quatro troféus levantados.

SÃO PAULO

Em 1971, Oswaldo Brandão teve uma curta passagem pelo São Paulo, no entanto mesmo em pouco tempo o treinador deixou a sua marca. Assim, o Tricolor conquistou o Campeonato Paulista de daquele mesmo ano. Dessa maneira, Oswaldo se tornou um dos poucos treinadores que conquistou títulos pelos rivais São Paulo, Palmeiras e Corinthians.

TAÇA OSWALDO BRANDÃO

Em homenagem a brilhante passagem de Oswaldo Brandão pelos rivais, em 2009 foi criada a Taça Oswaldo Brandão pelas diretorias de Palmeiras e Corinthians. Assim, o clube que mais vencesse num período de cinco partidas ou conquistasse o caneco três vezes consecutivas ficaria em definitivo com a Taça.

A primeira partida foi em 8 de março de 2009, onde o jogo terminou empatado em 1 x 1. Assim, por ser o mandante do jogo, o Palmeiras sagrou-se campeão. Em suma, nos confrontos seguinte, a equipe alviverde seguiu invicta e ficou com a taça de forma definitiva.

Foto destaque: Reprodução/Twitter/Corinthians

Leonardo Lopes da Silva

Leonardo Lopes da Silva

Estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Eu escolhi jornalismo porque me identifico muito com os ofícios desta profissão. Aos 10 anos , tive a minha primeira experiência sendo fundador de uma rádio comunitária. Pretendo seguir minha carreira na editoria de esportes. Instagram - @leo_lopes77