Nesta sexta-feira a Coluna . Sendo assim, vamos relembrar como foi a carreira desse excepcional técnico pelos clubes onde passou.
INICIO DE CARREIRA: JOGADOR/TREINADOR
Oswaldo Brandão nasceu em Taquara, município de Porto Alegre, em 1916. Iniciou a sua carreira como jogador no Internacional, mas pouco tempo depois foi transferido para o ainda Palestra Itália. Porém, a carreia de Oswaldo como jogador durou pouco. Uma lesão grave fez ele pendurar as chuteiras aos 29 anos. Pouco depois, iniciou a sua carreira como treinador, assumindo o comando do Palmeiras em 1945.
PALMEIRAS
Oswaldo Brandão, em pouco tempo, conquistou seu primeiro título como treinador, sendo o , sendo 441 jogos, e o mais vencedor, conquistando sete títulos.
Oswaldo Brandão é o que mais dirigiu o Palmeiras em Derby, com 36 embates. pic.twitter.com/JCYgcL6ClE
— Palmeiras Curiosidades (@curiosoverdao) September 10, 2020
CORINTHIANS
A história de Oswaldo no comando do Corinthians começa em 1954, quando, assim que chegou, o treinador conquistou o Torneio Rio-São Paulo. Em suma, no comando do Timão, conquistou o título novamente em 1966 e o Campeonato Paulista em 1954 e 1977. Vale ressaltar que, em 1977, o Corinthians encerrou um jejum de 22 anos sem conquistar nenhum título. Além disso, Brandão também se tornou o técnico com mais jogo a frente da história do Alvinegro, sendo 551 jogos e um total de quatro troféus levantados.
Oswaldo Brandão, técnico do último título do Corinthians, em 1954, havia sido contratado para levar o Corinthians de volta ao topo. pic.twitter.com/6gubzuNhRG
— Emilio Paz (@emilioopaz) April 24, 2017
SÃO PAULO
Em 1971, Oswaldo Brandão teve uma curta passagem pelo São Paulo, no entanto mesmo em pouco tempo o treinador deixou a sua marca. Assim, o Tricolor conquistou o Campeonato Paulista de daquele mesmo ano. Dessa maneira, Oswaldo se tornou um dos poucos treinadores que conquistou títulos pelos rivais São Paulo, Palmeiras e Corinthians.
TAÇA OSWALDO BRANDÃO
Em homenagem a brilhante passagem de Oswaldo Brandão pelos rivais, em 2009 foi criada a Taça Oswaldo Brandão pelas diretorias de Palmeiras e Corinthians. Assim, o clube que mais vencesse num período de cinco partidas ou conquistasse o caneco três vezes consecutivas ficaria em definitivo com a Taça.
A primeira partida foi em 8 de março de 2009, onde o jogo terminou empatado em 1 x 1. Assim, por ser o mandante do jogo, o Palmeiras sagrou-se campeão. Em suma, nos confrontos seguinte, a equipe alviverde seguiu invicta e ficou com a taça de forma definitiva.
Jogadores do Palmeiras, comemoram com o troféu Oswaldo Brandão a vitória, por 3×0 contra o corinthians em 2009 pic.twitter.com/bPDDKfTCKp
— HistóriaDoPalmeiras (@HistoriaSEP) June 10, 2016
Foto destaque: Reprodução/Twitter/Corinthians


