Os reflexos do vexame Colorado na Copa do Brasil

Na noite da última quinta-feira (3), o Internacional protagonizou o maior vexame de sua história centenária. Em suma, foi eliminado da Copa do Brasil pelo Globo-RN, equipe fundada em 2012. Ainda assim, apesar de não ser inédita esta situação, logo que, também caiu na 1ª fase em 1990 e 1998, diante de Criciúma e América Mineiro, nessa devida ordem. O Inter, nunca havia sido eliminado por uma equipe que disputa a Série D do Brasileirão.

Nesse sentido, diante de tamanho constrangimento, após uma derrota por 2 x 0, no Rio Grande do Norte. Para um clube que está no seu terceiro técnico na temporada, acumulando goleadas no Campeonato Potiguar e na Copa do Nordeste, surgiu uma luz. Assim, mudanças começaram a ocorrer no Departamento de Futebol do Inter, com chances de novas alterações a partir do desempenho apresentado e dos próximos resultados.

Mudanças na diretoria do futebol

Sobretudo, na última sexta-feira (4), após mais de sete horas de reunião entre os membros do conselho de gestão. Hoje constituído pelo presidente Alessandro Barcellos e os vice-presidentes Dannie Dubin, Arthur Caleffi, Luiz Bortolini e Humberto Busnello. Assim foram definidas as mudanças que o Inter precisa fazer, para não jogar outra temporada no lixo.

Assim, confira na íntegra a entrevista coletiva do presidente e na sequência os principais tópicos abortados:

Demissão de Paulo Bracks  

“Agradecemos o trabalho e dedicação do nosso diretor executivo Paulo Bracks, que nos deixa na data de hoje. Desejamos grande sucesso, um profissional que teve uma oportunidade importante no Inter. Nos ajudou na organização de vários processos internos aqui. Agora, passamos a buscar um profissional que venha substituí-lo a altura.”

“É uma parte do processo. A gente detectou, não como culpado, pois o Paulo é partícipe de muita coisa boa que se fez aqui dentro. Mudança de ciclo e perfil para que esse sentimento seja cada vez mais forte. Vamos trabalhar com essa ideia com os que chegam ou com aqueles que aqui estão. Tem que ser de todos, não de muita gente.”

  • Executivo com experiência para a reformulação

Ao que tudo indica, o nome na mira da direção Colorada, para substituir Bracks é o de Alexandre Mattos. Hoje no Athletico-PR, o executivo conta com prestígio da direção, que o enxerga com experiência e tamanho para fazer a reformulação necessária. O Diretor executivo tem passagens por Cruzeiro, Palmeiras e Atlético-MG e montou elencos campeões em todos eles.

Manutenção da comissão técnica

“Fizemos uma reunião com nosso comandante técnico para ouvir suas percepções e passar a ele toda a preocupação da direção e da torcida, na busca por uma construção de uma equipe mais competitiva e que tem as características dele. Isso foi o que nos levou a contratá-lo do Talleres.”

“Nós temos compromissos para que o treinador possa, com a equipe que tem, dar uma dinâmica diferente do que vem acontecendo para que possamos buscar os resultados.”

  • Permanência depende dos resultados e desempenho

Desse modo, ainda que tenha recebido mais um voto de confiança, a permanência de Alexander Medina e sua comissão técnica, está ligada ao desempenho e aos resultados dos próximos jogos. Acima de tudo, em relação a uma classificação para a 2ª fase e uma boa atuação, com vitória no Gre-Nal 435. Ainda mais, caso venha a ser demitido, os nomes especulados no Beira-Rio são: Mano Menezes, Odair Hellmann e Lisca.

Qualificação, contratação e trocas no elenco

“Não estou dizendo que com o plantel que a gente tem a gente não tenha que ganhar do Globo e de outros times que não ganhamos. Estou dizendo que estamos olhando para a frente. Vamos precisar de um plantel mais qualificado, temos desejo e condições para isso. As condições financeiras não são as melhores, mas nos permitem realizar pontualmente uma qualificação do plantel.”

  • Busca intensificada por qualificação e saídas de atletas contestados

Em resumo, é evidente a busca do Colorado por atacantes que atuem pelos lados do campo e tenham vitória pessoal. Inúmeros atletas com esse perfil foram especulados, sondados e até mesmo propostas já foram feitas. Entretanto, apenas David, chegou para o setor.

Além dele, Marrony esteve perto de reforçar o elenco, mas repercussão negativa e o alto valor o afastaram do Inter. Ademais, Rodrigo Lindoso está de saída do Clube, o volante será emprestado para o Ceará e não jogará mais com a camisa do Internacional. Outro que deve receber novos ares é o lateral-direito Heitor.

Objetivo a curto prazo, evitar novo vexame

Enfim, o próximo desafio do Internacional ocorre neste domingo (6), às 18h15 (horário de Brasília). Nesse hiato, recebe o Aimoré, no Beira-Rio, pela 10ª rodada do Campeonato Gaúcho 2022. Além disso, tem outras duas partidas a disputar no torneio. A saber, uma é diante do Grêmio, no duelo adiado da 9ª rodada. Na última rodada, visita o o Guarany, em Bagé. Entretanto, necessita de três bons resultados, a fim de conquistar a classificação para a 2ª fase. No momento, os comandados de Alexander Medina estão na 5ª posição, com 12 pontos.

Foto destaque: Divulgação/S.C. Internacional 

Leonardo Oliveira

Leonardo Oliveira

Sou Gaúcho, tenho 21 anos e estudo Jornalismo na Universidade Federal de Pelotas, além disso, como grande aficionado a área esportiva, não consigo imaginar nada que me deixe mais realizado do que falar sobre futebol.