Já dizia o ditado: “Todo grande time começa com um grande goleiro”. E a história não é diferente em um dos campeonatos mais disputados do mundo. Já que o Brasil sempre foi um verdadeiro celeiro de craques que atuam embaixo das traves. Sendo assim, faltando um dia para o início de mais uma edição, o Futebol na Veia preparou a lista dos 5 maiores camisas 1 da história do Brasileirão. Confira a lista abaixo:
Fábio

Decerto, é impossível fazer uma lista sobre os maiores camisas 1 da história do Brasileirão, e não começar por Fábio. Afinal, o goleiro do Cruzeiro, e que também já defendeu o Vasco no passado, é o jogador que mais vezes entrou em campo em partidas do torneio nacional. Ao todo, o atleta disputou 570 partidas, até hoje, e é o primeiro com mais jogos sem sofrer gol, somando 170. Além disso, o jogador, que mais vezes vestiu a camisa da Raposa, também conquistou o Campeonato Brasileiro em 2013 e 2014. Por fim, foi eleito o melhor da posição na competição em 2010 e 2013.
Rogério Ceni

Aliás, outro nome que não pode faltar nesta lista é o de Rogério Ceni. O goleiro jogou a carreira inteira por um único clube, o São Paulo. Assim, atuou 428 vezes pelo Campeonato Brasileiro. Além disso, participou de forma fundamental na campanha do clube paulista no seu tricampeão do torneio nacional nos anos de 2006, 2007 e 2008. Inclusive, ganhou não só o prêmio de melhor goleiro, como também o de melhor jogador da competição nas edições de 2006 e 2007. Rogério Ceni marcou 65 gols na história do Brasileirão.
Victor

Victor, ou São Victor para os torcedores do Galo, é o 6º jogador que mais atuou pelo Brasileirão. Em suma, o ex-atleta, que se aposentou no final da última edição, jogou 385 jogos do campeonato, por Grêmio e Atlético-MG. Contudo, conseguiu passar ileso, sem sofrer gols, em 120 partidas. Decerto, Victor entrou para a história da competição nacional. Pois venceu o prêmio de melhor goleiro do torneio duas vezes seguidas, nos anos de 2008 e 2009, quando ainda defendia o Tricolor Gaúcho.
Jefferson

Apesar de nunca ter sido campeão do Brasileirão Série A, Jefferson é um dos maiores nomes do torneio na era dos pontos corridos. Pois, o jogador que defendeu o Cruzeiro por alguns jogos, e o Botafogo por grande parte da carreira, venceu o prêmio de melhor goleiro do Campeonato Brasileiro duas vezes, em 2011 e 2014. Ou seja, mesmo sem disputar o título com a sua equipe, o atleta se destacou embaixo das traves, ao executar belas defesas e, principalmente, por defender pênaltis importantes.
Marcelo Grohe

Por fim, não se pode deixar de fora o nome de Marcelo Grohe. Uma vez que, na lista dos maiores camisas 1 do Brasileirão, não seria justo esquecer o cara com a melhor média de jogos sem tomar gol na competição. Em síntese, Grohe defendeu o Grêmio no torneio nacional em 205 oportunidades. No entanto, o goleiro passou ileso, sem sofrer gol em quase metade dessas partidas. Ao todo, foram 99 confrontos sem deixar a bola entrar na sua meta. Aliás, fazendo isso de diversas maneiras, com muitas defesas espetaculares, que lhe renderam o apelido de Milagrohe.
Foto destaque: Divulgação/LANCE!


