Você já parou para pensar que além da internet e da televisão é possível estar perto do futebol e ter acesso a ótimas histórias do mundo da bola de outra forma? Meu caro, eu estou falando é dos livros! Pensando nisso, tá aqui uma matéria que vai te ajudar nesse novo hábito. Segue aqui uma boa dica, a lista com os 10 melhores exemplares sobre futebol.
O Drible, de Sérgio Rodrigues
Ficção lançada em 2013, narra a história de um cronista esportivo de 80 anos que tenta se reaproximar do filho contando episódios dos anos dourados do futebol brasileiro.
Páginas Sem Glória, de Sérgio Sant'Anna
Acompanha a trajetória de um jogador de futebol de areia levado ao Fluminense por um olheiro. Publicado em 2012.
Jogo Sujo – O Mundo Secreto da Fifa, de Andrew Jennings
Uma investigação sobre as denúncias de corrupção e irregularidades da entidade organizadora da Copa do Mundo. A Fifa tentou, mas não conseguiu, impedir a distribuição da obra, lançada no Brasil em 2011.

Veneno Remédio – O Futebol e o Brasil, de José Miguel Wisnik
O crítico usa filosofia, sociologia, psicanálise e estética para escrever sobre a evolução do futebol ao longo das décadas.
O Berro Impresso das Manchetes, de Nelson Rodrigues
Reúne crônicas sobre futebol e outras modalidades que o autor publicou na “Manchete Esportiva” entre 1955 e 1959.
Histórias do Futebol, de João Saldanha
Um dos maiores cronistas esportivos do Brasil, que também foi técnico da seleção e do Botafogo, conta causos e segredos do esporte nacional.
Futebol e Guerra, de Andy Dougan
Conta a história do Dínamo de Kiev e da partida contra o alemão Luftwaffe em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial.
Diamante Negro, de André Ribeiro
Biografia de Leônidas da Silva, um dos maiores craques do futebol brasileiro durante as décadas de 1930 e 1940.

Estrela Solitária – Um Brasileiro Chamado Garrincha, de Ruy Castro
Narra a trajetória do craque Manuel dos Santos, o Mané Garrincha.
Prass38
Uma história de luta e superação.
Assim podemos definir esta biografia de Fernando Prass, um goleiro que seguiu seu sonho de infância e sua grande paixão: a bola. Dos jogos no clube de sua adolescência em Viamão (RS) à carreira profissional que o alçou a grande ídolo do Palmeiras, o jornalista Andrei Kampff narra com riqueza de detalhes à vida deste atleta que passou por grandes obstáculos para se tornar o melhor goleiro do Brasil. Conquista essa alcançada aos 38 anos, idade que, no futebol, sempre foi sinônimo de fim? Já não é mais. Sim, ele estava pronto para voltar, ainda em 2016, contrariando todas as previsões. Faltando apenas três dias para completar quatro meses de ausência, ele voltou depois de fraturar o sonho de toda uma vida. E foi muito mais emocionante do que na imaginação e desejos do goleiro.
Que tal se animar e pesquisar sobre o assunto na biblioteca da faculdade? Ou se preferir dar um pulo nos famosos “sebos”, aqueles antigos estabelecimentos que vendem os livros usados bem baratinho, tenho certeza que você vai conseguir um belo título por uma “merreca”. E tem mais, se você ainda não estiver satisfeito com o que achou, dá um pulo em uma livraria. Lá é possível encontrar obras novas e bem interessantes.



