Na noite da última segunda-feira (18), o Corinthians lançou em suas redes sociais uma nova campanha de marketing do clube: Corinthianismo – Fiel até o fim. A campanha causou polêmica ao tratar o amor dos torcedores do time do Parque São Jorge como uma religião.

Em um vídeo divulgado pelo clube, traz diversas alusões de elementos sagrados ao modo corintiano. Determinado momento da publicação um homem aparece “crucificado” em uma trave, isso pode causar estranheza em determinadas pessoas? Pode! Isso pode ser considerado uma afronta às religiões? Em minha opinião, não.

Vamos em primeiro lugar ao significado da palavra religião:

Reunião dos princípios, crenças e/ou rituais particulares a um grupo social, determinado de acordo com certos parâmetros, concebidos a partir do pensamento de uma divindade e de sua relação com o indivíduo”. De acordo com o site Dicio 

Resumindo, um grupo de pessoas que vive de acordo com determinados princípios. Sejamos francos, a torcida do Corinthians é uma das maiores do Brasil, onde você for no mundo ali haverá um corinthiano! Essa torcida é absurdamente apaixonada pelo seu clube. A atmosfera que essa torcida gera em jogos do clube é algo jamais visto.

O mestre da música Toquinho cantou: Ser Corinthiano é ir além. Analisemos essa frase, viajar milhares de quilômetros para ver um time jogar por apenas 90 minutos é ir além? Comprar um ingresso caro mesmo com um salário mínimo para ver um time jogar por apenas 90 minutos é ir além?

Esses dois exemplos acima são os mais triviais, nós já ouvimos histórias de torcedores que fizeram coisas surreais apenas pelo amor ao Corinthians e, convenhamos são relatos que parecem mentira, mas não são! O que inspiraram esses corintianos a fazer tais coisas? O sentimento de que ser corinthiano é ir além. 

Em um país de tantas tragédias, o Corinthians é um pequeno momento de alegria, de se manifestar nos estádios, na televisão, no rádio, em casa, sozinho, enfim, esse time consegue transformar a voz da sua multidão de torcedores em um bom sentimento, o sentimento de que sim, ser corinthiano é ir além.

A campanha do clube também pode ser vista como uma homenagem ao eterno doutor Socrátes, que completaria 65 anos nesta terça-feira. Em tempo, parabéns Doutor! Nós sentimos a sua falta, mas seguimos com seus gols e, principalmente os seus ensinamentos.

Alguns momentos do vídeo publicado pelo clube podem sim terem sidos desnecessários ou podem ser considerados ofensivos, mas, sim, ser Corinthians é ir além, ser Corinthians é religião! Nós, corintianos, seguiremos aqui, sempre fiéis.

João Guilherme Dias
Nordestino, estuda Jornalismo e tem três paixões: Fluminense de Feira/BA, Corinthians e Atlético de Madrid. Mas torcer para três times? Sim, o amor ao futebol não cabe apenas em único clube.

Artigos Relacionados