Onde vai ser a final da Copinha 2023?

Confira neste post onde vai ser a final da Copinha 2023. A competição é a mais conhecida do futebol brasileiro quando o assunto são as categorias de base dos times. E conta com equipes de diversos estados do Brasil. Dessa maneira, é a primeira grande oportunidade que jovens jogadores têm de mostrar seu talento. Principalmente aqueles que começam em equipes menores e buscam uma chance entre os clubes maiores.

Além de saber onde vai ser a final da Copinha 2023 será no Canindé, precisamos saber também como é o caminho das equipes até a chegada a grade decisão. Na fase de grupos, há 128 times, de todos os lugares do Brasil, que são divididos em 32 grupos. As quatro equipes de cada grupo se enfrentam e as duas primeiras avançam para a segunda fase. Logo, que conta com 64 equipes.

Clubes representantes de cada Estado

O Estado de São Paulo, claro, é que conta com mais times representantes. Na edição atual, são mais de 52 clubes paulistas, incluindo os grandes, como Palmeiras, o atual campeão, Corinthians, que é o clube com mais títulos, dez, além de São Paulo, com quatro conquistas, e Santos, com três.

Já o segundo Estado com mais equipes participantes da Copinha é o Rio de Janeiro, com sete. Entre os quatro grandes, o Fluminense é clube com mais títulos, cinco. Em seguida, vem o Flamengo, com quatro conquistas. Enquanto o Vasco foi campeão uma vez e o Botafogo ainda não conquistou a competição.

Sede de cada um dos grupos e das fases da Copinha

As partidas da fase de grupos não ocorrem no mesmo local onde vai ser a final da Copinha 2023. Cada grupo tem sua sede em uma cidade diferente, mas todas dentro do estado de São Paulo. E cada uma das sedes conta com um estádio. As exceções são as cidades de São José do Rio Preto, com dois estádios e São Paulo, com três. Isso porque a primeira cidade é sede de dois grupos da Copinha e a segunda, de três. Assim, os estádios da capital, na primeira fase, são: Ibrachina Arena, Estádio Conde Rodolfo Crespi e Estádio Nicolau Alayon.

As fases do mata-mata da Copinha 2023

Na segunda fase da Copinha 2023, as equipes classificadas enfrentam as que avançaram em outros grupos. Desse modo, os primeiros colocados do Grupo 1 encaram os primeiros colocados do Grupo 2. Enquanto os primeiros colocados do Grupo 3 enfrentam os primeiros do Grupo 4 e assim por diante, até o último grupo, o 32.

E a competição de futebol de base vai se afunilando, chegando a terceira fase, com 32 times, às oitavas, com 16. Já as quartas de final da Copinha contam com as oito melhores equipes. Na semifinal, apenas as quatro.

E os estádios de cada fase são divulgados pela Federação Paulista de Futebol, que organiza a competição. Bem como onde vai ser a final da Copinha 2023, que tem as duas melhores equipes.

Além disso, a final sempre é no mesmo dia, 25 de janeiro. A final é sempre neste dia por ser comemorado o aniversário da cidade de São Paulo. Aliás, que, em 2023, vai completar 469 anos. Enquanto essa é a 53ª edição da Copinha.

Onde vai ser a final da Copinha?

Nos anos anteriores da principal competição de base do futebol brasileiro, a decisão aconteceu no Estádio Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu. O estádio foi palco da final até o ano de 2020.

No ano seguinte, a edição da Copinha foi cancelada por conta da pandemia de Covid-19. E na última edição, a Federação Paulista de Futebol (FPF), que organiza a competição, escolheu o Allianz Parque como palco da decisão. Visto que a grande decisão foi entre Palmeiras e Santos.

A final da Copinha 2023, entre Palmeiras x América-MG, será no estádio do Canindé, da Portuguesa-SP. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (23), na sede da Federação Paulista de Futebol. Como uma das equipes finalistas é o Verdão, e teve melhor campanha durante a competição, havia a expectativa de que a decisão fosse no Allianz Parque, assim como ocorreu no ano anterior. No entanto, o estádio será palco de um show internacional nos próximos dias 27 e 28. Com isso, a promotora do evento não permitiu que a partida fosse no local.

Foto destaque: Rodrigo Corsi / Federação Paulista de Futebol

Jéssica Albuquerque

Jéssica Albuquerque

Formada em Letras, pela UFRJ, e em Jornalismo, pela FACHA. Amo ler, escrever e futebol. No jornalismo esportivo pude unir os três.