Hoje (18), a homenageia Eduardo Luiz Abonízio de Souza, mais conhecido como Edu Dracena. O zagueiro relevado pelo Guarani está completando 39 anos. O atleta, recém aposentado, viveu altos e baixos em sua carreira, mas em todos os times que jogou deixou o seu legado, conquistando títulos. Sendo assim, vamos relembrar um pouco da carreira vitoriosa desse excepcional defensor.
INÍCIO DE CARREIRA
Eduardo Luiz Abonízio de Souza nasceu em 18 de maio de 1981, na cidade de Dracena, interior de São Paulo. Edu iniciou sua carreira de jogador aos 13 anos de idade quando entrou para as categorias de base do Guarani. Desse modo, foi jogando pelo Bugre que o atleta recebeu o apelido de Edu Dracena e também onde fez seu primeiro jogo como profissional aos 17 anos, em 1999. Logo após sua estreia, o zagueiro se tornou titular do time, mas, em julho de 2002, o mesmo foi emprestado ao Olympiacos, da Grécia. Sendo assim, pelo Guarani, Edu Dracena fez 54 jogos e marcou um gol.
CRUZEIRO: RETORNO AO BRASIL
A passagem de Edu Dracena pelo Olympiacos foi rápida. Alegando dificuldades com a língua, o atleta voltou ao Brasil no mesmo ano. Porém, voltou a jogar somente em 2003, quando foi contrato pelo Cruzeiro por indicação do técnico Vanderlei Luxemburgo.
Desse modo, jogando pelo clube mineiro, o zagueiro foi peça fundamental naquele time que conquistou a trilice coroa em 2003, ganhando o Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro na mesma temporada. Além disso, pelo Cruzeiro, o jogador conquistou o Mineirão de 2004 e 2006. Sendo assim, ganhando muitos títulos e sendo um jogador muito importante para equipe, jogou 161 partidas e marcou 13 gols pela Raposa.
FENERBAHÇE: SUCESSO NA TURQUIA
Em agosto de 2006, Edu Dracena se transferiu para o Fenerbahçe da Turquia. Desse modo, o zagueiro, jogando ao lado de Diego Lugano, com Alex no meio campo e Zico como treinador, conquistou o Campeonato Turco na temporada 2006-07 e a Supercopa da Turquia, em 2008. Sendo assim, pelo Fernerbahçe, Edu fez 114 jogos e marcou seis gols.
SUCESSO NOS GRANDES DE SÃO PAULO
SANTOS
Após uma boa passagem pelo time da Turquia, Edu Dracena voltou ao Brasil para jogar no Santos. No time da Vila Belmiro, Dracena entrou para história, não somente pelos títulos conquistados, mas pela liderança, firmeza e raça. Desse modo, o jogador foi tricampeão do Campeonato Paulista em 2010, 2011 e 2012. Além disso, levantou a taça da Copa do Brasil de 2010, fazendo o gol do título na final contra o Vitória em pleno Barradão. Ainda assim, conquistou a Libertadores de 2011 e a Recopa Sul-Americana de 2012. Sendo assim, pelo Peixe, o zagueiro fez 227 partidas e marcou 17 gols.
CORINTHIANS
Em 15 de janeiro de 2015, Edu Dracena, em conjunto com a diretoria do Peixe, concordou em rescindir o contrato. Seis dias após sua rescisão com o Santos, Dracena foi anunciado como novo reforço do Corinthians para a temporada 2015. Desse modo, o zagueiro começou o ano como titular, mas ao passar do tempo foi perdendo sua vaga. Mesmo assim, Edu não deixou seu espírito de vencedor de lado e naquele mesmo ano foi campeão do Campeonato Brasileiro de 2015. Sendo assim, pelo Timão foram 33 jogos e dois gols.
PALMEIRAS E APOSENTADORIA
Em 2016, Dracena foi apresentado no Palmeiras, onde faria parte daquele elenco Campeão Brasileiro de 2016 após 22 anos do Alviverde sem conquistar o campeonato. Além disso, pelo Verdão, o zagueiro conquistou o Campeonato Brasileiro de 2018, se destacando com ótimas atuações ao lado de Antonio Carlos. Sendo assim, após 128 jogos vestindo a camisa do Palmeiras, Edu Dracena decidiu se aposentar em dezembro de 2019.
https://www.instagram.com/p/B5uya1RnAE9/
Entretanto, mesmo depois da sua aposentadoria, Edu Dracena continua assessor técnico da equipe, cargo que exerce até os dias atuais.
Foto Destaque: Reprodução/Esporte.ig.com


