O último jogo profissional de Mané Garrincha
Depois de ter encantado o mundo com sua genialidade, Mané Garrincha, já com 38 anos, era o dono da camisa 7 do Olaria Atlético Clube em 1972. Ele foi contratado pela equipe carioca, com ajuda de empresários, após dois anos longe dos gramados.
A chegada do craque garantiu ao Olaria diversas viagem pelo Brasil. Garrincha ainda atraía atenção por onde passava, e muitos times pagaram só para enfrentá-lo em amistosos. Ao todo, foram quatro meses intensos para os torcedores do Azulão da Bariri
O último jogo oficial do Garrincha pelo Olaria aconteceu no dia 7 de setembro de 1972, em amistoso contra a Caldense. Na oportunidade, o clube mineiro comemorava 47 anos de fundação e contratou os cariocas para o jogo festivo por 12 mil cruzeiros, mais passagens e despesas com a viagem.
O resultado foi de 5 a 1 para os mineiros. Em meio a diversas festividades, o nome de Garrincha sempre era ecoado pelos torcedores durante toda a partida. Ninguém imagina, nem mesmo os companheiro de clube, que aquela seria a última aparição do “anjos das pernas tortas” como jogador profissional. Era o fim da carreira de um dos maiores jogadores que o futebol brasileiro já produziu.
Em 1973, uma partida entre Brasil x Combinado Estrangeiro foi organizada no Maracanã para homenagear o craque já aposentado dos gramados. Ele faleceu dez anos depois, aos 49 anos de idade, vítima do alcoolismo.