O São Paulo é favorito contra o Palmeiras na Copa do Brasil?

Nesta quinta-feira (23), o São Paulo e Palmeiras se enfrentarão pelas oitavas de final da Copa do Brasil 2022. Com esta rivalidade crescendo cada vez mais, estes jogos de ida e volta tem tudo para serem históricos. Mas, mesmo com o grande momento do Verdão, será que o Tricolor consegue se destacar nestes confrontos?

Últimos encontros em mata-matas

Recentemente, o Choque-Rei vem sendo ocorrência constante em confrontos eliminatórios. Isso pois desde 2019, São Paulo e Palmeiras se encontraram quatro vezes em mata-matas, três vezes no Paulistão e uma na Libertadores. Inicialmente, vamos a 2019, onde o Choque-Rei decidiu as semifinais do Estadual. Após dois empates em 0 x 0, o São Paulo saiu vencedor nos pênaltis dentro do Allianz Parque. O Tricolor enfrentou o Corinthians na final e acabou derrotado. O próximo encontro aconteceu em 2021, na grande final do Paulistão, onde o São Paulo novamente venceu a batalha e se sagrou campeão, mas dessa vez decidindo no Morumbi.

A partir daí, no entanto, a maré virou a favor do Palmeiras. Quando as equipes se enfrentaram nas quartas de final da Libertadores 2021, após um empate no Morumbi, o Verdão acabou com seus rivais em casa, fazendo 3 x 0 e se vingando do Estadual daquele mesmo ano. O Palmeiras viria a ser campeão daquela Libertadores em cima do Flamengo. Enfim, o confronto mais recente tomou lugar em mais uma final de Paulistão, já em 2022. Após uma derrota por 3 x 1 na casa do São Paulo, o Palmeiras não deixou barato e virou o agregado com direito a humilhação, fazendo 4 x 0 na partida e levantando a taça.

A vantagem histórica no total ainda é do São Paulo. São 14 vitórias tricolores contra cinco do Palmeiras.

Atuais momentos de São Paulo e Palmeiras

Chegamos na atualidade, onde as fases dos rivais são bem diferentes. O São Paulo está na busca pelo G-4, mas as performances em campo vem sendo cada vez mais decepcionantes. O time mostra dificuldade para manter um placar a favor e as várias lesões que vinham aterrorizando o São Paulo nos últimos anos aparentam estar voltando. Além disso, a equipe não vence fora de casa desde o final de abril, contra o Jorge Wilstermann pela Copa Sulamericana.

Por outro lado, o Palmeiras está em uma fase excelente. Até o momento desta postagem, o Verdão não perde há um pouco mais de dois meses, acumulando goleadas pelo caminho. Muitos já consideram esse momento da equipe como o auge do trabalho de Abel Ferreira, o que justifica a enorme quantidade de memes sobre o técnico português circulando pela redes sociais.

Em conclusão, o São Paulo não entra em campo como favorito neste confronto. No entanto, é seguro dizer que até nos últimos encontros vencidos pelo Tricolor, o time não era considerado favorito em nenhum. Por isso, a intensidade deve ser altíssima dos dois lados, já que a escolha lógica seria o Palmeiras, mas o São Paulo não deve ser subestimado.

Foto destaque: Divulgação/Cesar Greco/SE Palmeiras

Arthur Viana
Estudante de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado pela área e por esporte desde sempre. Quero transmitir o que acontece no mundo para o mundo, contando histórias e com bom humor em todo momento.

Deixe um comentário