O Santos é favorito a passar pelo Corinthians na Copa do Brasil?

Definitivamente, o sorteio dos confrontos de oitavas de final da Copa do Brasil de 2022 foi o mais surpreendente de todos os tempos. O número de clássicos e de jogos com rivalidades recentes, chamou a atenção pro torcedor. Assim, ainda mais surpresas são esperada para os jogos da competição que já se iniciam nesta quarta-feira (22). Dentre as diversas rivalidades presentes nas oitavas, destaca-se o clássico entre Corinthians e Santos.

As duas equipes passam por um processo de reformulação e vêm de um longo período sem conquistar a Copa. A equipe da capital possui um plantel recheado de estrelas e almeja objetivos maiores na temporada. Enquanto o alvinegro da baixada busca regularidade nas competições para, posteriormente, brigar por títulos.

Retrospecto em mata-matas entre Santos e Corinthians

Em suma, Santos e Corinthians se enfrentam em jogos de mata-matas desde à década de 30. O primeiro confronto foi vencido pelos corinthianos na final do Campeonato Paulista de 1930. Logo depois, em 1935, o Peixe deu o troco e venceu o seu rival na final daquele ano.

Primeiramente, até a década de 90 o clássico em mata-matas só havia sido disputado no âmbito estadual e com certo equilíbrio (duas vitórias para o Corinthians e uma para o Santos). Entretanto, quando houveram os confrontos no contexto nacional, o clube do Parque São Jorge, passou a levar uma vantagem considerável. Batendo o Santos na final da Copa Bandeirante de 1994 e nas semifinais do Campeonato Brasileiro de 1998.

Do mesmo modo, em 2001, o Corinthians venceu mais uma vez o Santos na semifinal do Paulistão daquele ano. Todavia, o triunfo foi devolvido com a vitória dos Meninos da Vila na final do Campeonato Brasileiro do ano seguinte, em um jogo que ficou marcado na história do clássico. Até hoje a imagem das oito pedalas de Robinho, símbolo daquela geração, está gravada na mente de santistas e corinthianos.

Em contrapartida, se por um lado, o Corinthians possui um retrospecto positivo contra o Peixe em jogos de mata-mata, por outro o Alvinegro Praiano foi quem levou a melhor na única vez que as duas equipes se cruzaram pela Copa do Brasil. Em 2015, o Santos bateu a equipe da capital também nas oitavas (coincidentemente a mesma fase que os clubes irão se enfrentar agora em 2022).

Momento atual das equipes

Antes de mais nada, os objetivos traçados por cada equipe no início da temporada foram muito diferentes. Em outras palavras, o Santos buscava um equilíbrio entre a reestruturação financeira que estava passando e a montagem de um elenco competitivo. Enquanto isso, o Corinthians montou um plantel com jogadores experientes e almejava, desde o começo, os títulos das competições que iria disputar. Assim, no Campeonato Paulista, ambos ficaram no meio do caminho. O Peixe caiu ainda na fase de classificação e o Corinthians caiu na semifinal do campeonato.

Atualmente, no Campeonato Brasileiro, a equipe da baixada ocupa a oitava colocação com 18 pontos. Do mesmo modo, a equipe corinthiana ocupa segunda colocação, com 25 pontos e um jogo a mais que o líder Palmeiras. Além disso, no âmbito continental, as duas equipes alcançaram as oitavas-de-final das suas respectivas competições.

Agora, falando em nível de atuação, a evolução do Santos de Fabián Bustos é notória. Ao passo que uma equipe que era taxada como postulante ao rebaixamento, hoje briga para estar na parte superior da tabela. Ainda assim, a equipe santista ainda sofre com a instabilidade causada pelas limitações do seu elenco, calendário apertado, erros recorrentes de arbitragem, etc.

Além disso, outra coisa que pesa à favor do Santos, é o fator casa. Apesar dos tropeços (empates com “gosto de derrota”) recentes, a equipe sofreu somente uma derrota em seus domínios desde que o treinador argentino assumiu o comando da equipe.

Todavia, o Corinthians aparenta ter um time mais encaixado e mais preparado para um confronto dessa magnitude. Não à toa está disputando a liderança do Campeonato Brasileiro e possui uma regularidade que poucas equipes são capazes de ter neste momento da temporada.

Portanto, há a tendência de um confronto extremamente equilibrado que decidido nos detalhes.

Santos x Corinthians – Oitavas de final da Copa do Brasil 2022

Por fim, o primeiro jogo acontecerá nesta quarta-feira (22), às 21h 30, na Neo Química Arena. A partida terá transmissão da TV Globo, do Premiere e SporTV.

Foto Destaque: Divulgação/Santos

 

 

Júlio César Santos
Me chamo Júlio César, tenho 20 anos, sou natural de Vitória da Conquista (BA) e atualmente estou cursando Comunicação Social - Jornalismo na Universidade Federal do Recôncavo Baiano. Apaixonado por futebol, pretendo fazer carreira no jornalismo esportivo.

Deixe um comentário