O futebol brasileiro precisa ser melhor organizado

- Com calendários e datas mal organizadas lutam para sobreviver a maioria dos clubes brasileiros
Futebol Brasileiro

A cada ano que se passa, vemos em nosso país um absurdo com a desorganização do seu esporte mais popular. Sendo assim, um time pode chegar a jogar 74 partidas oficiais, é uma falta de organização gigantesca. Tendo isso em vista, é por isso que ao nosso ver Futebol Brasileiro precisa ser melhor organizado. 

A equipe que mais disputou jogos foi o Flamengo, são eles: Campeonato Carioca (17), Copa do Brasil (4), Libertadores da América (13), Campeonato Brasileiro Série A (38) e Mundial de Clubes (2). Fora os dois pela Flórida Cup, que não contam como oficiais. O Liverpool que jogou contra a equipe carioca na final do Mundial, é um grande contraponto. A equipe inglesa disputou 54 partidas na temporada. Isso é inadmissível. Esse excesso faz mal aos jogadores, pois precisam jogar muito mais do que é o ideal.

O nosso calendário precisa de uma reformulação urgente. Tanto para os times grandes, quanto para os times com menores renda.  Pensando nisso, listamos algumas ações que podem ser feitas para a melhoria de diversos aspectos que estão direta ou indiretamente ligadas aos jogos.

Campeonatos Estaduais

Para que os campeonatos estaduais não precisem acabar, ao nosso ver, ele pode ser alargado para as equipes menores, começando bem antes e tendo mais partidas que os grandes. Pois o que acontece com a maioria dos pequenos, é que jogam os estaduais nos primeiros meses meses do ano, porém, depois disso não tem mais jogos e dispensam os jogadores e funcionários. Ou seja, os clubes começam seus treinamentos nos três últimos meses do ano, e para de jogar em março, quando terminam as suas respectivas competições. Deste modo, os grandes iniciariam no meio do campeonato, e jogariam bem menos, porém, os menores terão um calendário maior que costumeiramente tem.

Os campeonatos estaduais podem ter o seu início em janeiro e terminar em março ou abril. Com esse o aumento dos campeonatos estaduais, os menores jogarão mais. Dessa forma, o clube irá funcionar por mais tempo, podendo revelar mais jogadores e bons profissionais para o mundo. Mas seria apenas isso? Não, pois isso não é tudo.

Campeonatos Regionais

Hoje já existem alguns campeonatos que juntam equipes de vários estados, e fazem um grande regional, fazendo os menores terem mais jogos e um torneio que faz os torcedores conhecerem melhor os times de sua região, e não só do seu estado. Como exemplos, temos a Copa do Nordeste que a cada ano vem ganhando mais destaque no país, e mostrando de forma mais clara e aberta, o futebol dos clubes nordestinos. E não apenas os clubes que estão com frequência na 1ª divisão do Brasileirão. Entre eles: Bahia, Ceará, Fortaleza, Sport, Vitória-BA, entre outros.

Outro bom exemplo, é a Copa Verde, que reúne as equipes da Região Norte, Centro-Oeste e do estado do Espírito Santo. Nesses campeonatos temos times muito tradicionais de nosso país, que já disputaram a Série A, mas que normalmente disputam as séries B, C e D do Campeonato Brasileiro. Entre eles: Goiás, Paysandu, Cuiabá, Vitória-ES, Luverdense, entre outros.

Campeonatos Nacionais

Que hoje já existem quatro divisões no campeonato brasileiro, você já deve saber. Entretanto, em nossa visão, esses campeonatos podem ser melhor locados, com a organização das datas, principalmente para as equipes que disputam a 1ª divisão, para se adequarem melhor aos outros campeonatos que disputam, sejam eles estaduais, reginais ou internacionais. Para os clubes das séries B, C e D, o ideal é colocar mais jogos, principalmente para as duas últimas, para que dessa forma, as equipes possam jogar o ano todo, e não apenas três meses, como hoje acontece.

Datas FIFA e amistosos

Até quando teremos partidas um dia ou dois antes ou depois da data FIFA, ou de amistosos da seleção? Isso precisa mudar! A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que organiza os campeonatos e as datas dos amistosos, parece não se preocupar se os times ficarão desfalcados sem os seus melhores jogadores, que foram para suas respectivas seleções. Pois o que acontece em sua maioria das vezes, a confederação marca uma partida em cima da outra, não respeitando os jogadores nem os seus clubes. Sabemos que haverão os jogos amistosos e as datas FIFA que acontecem durante o ano. Mas a organização das datas, é tão importante quanto ocorrer os jogos.

Esperamos que esse texto te ajude a ver, que do jeito que está, não dá para ficar, e que a CBF precisa repensar e reorganizar suas datas, amistosos, campeonatos ou torneios que ela organiza ou faz parte, que incluem os clubes brasileiros. Lembrando, que a confederação é para organizar e ajudar os clubes, e não juntar lucros para o seu cofre.

Foto Destaque: Divulgação/CBF

BetWarrior


Poliesportiva


João Marcos Duarte
João Marcos Duarte
Escolhi o jornalismo pois tenho paixão por informar, pois amo o esporte, principalmente o futebol. Como quase todo jornalista, sou um jogador frustrado, rs. Já apresentei e fiz coberturas de eventos, escrevi artigos para blogs, sou redator de um jornal on-line que começou na faculdade. Tenho como objetivos principais o de informar, levar informação a nossa população, de uma forma leve e que todos entendam. Tenho uma personalidade forte, pois amo um debate, falar de assuntos que muito se fala que não há discussão, como futebol, política e religião. Busco sempre respeitar e ter empatia pelas pessoas.

Artigos Relacionados

Topo