O artilheiro Oséas completa 49 anos

Nesta quinta-feira (14), a coluna Parabéns ao Craque homenageia o atacante Oséas. O jogador, revelado pelo Galícia-BA, está completando 49 anos. Ele foi artilheiro por onde passou e teve como marca usar a camisa 9 do Palmeiras e Cruzeiro. Sendo assim, vamos relembrar um pouco da vitoriosa carreira deste excepcional atleta.

INÍCIO DE CARREIRA 

Nascido em 14 de maio de 1973, em Salvador-BA, Oséas deu o pontapé inicial da sua carreira em 1990, jogando pelo Galícia-BA. Entretanto a passagem do jogador pelo futebol nordestino durou pouco. Assim, em 1995, ele foi apresentado no Athletico-PR como uma aposta para a temporada. O baiano virou destaque do time naquele ano, sendo artilheiro e campeão do Campeonato Brasileiro da Série B. Então, com um ótimo desempenho, o atacante virou ídolo no clube e pela equipe paranaense marcou 47 gols em 41 jogos.

PALMEIRAS: A ASCENSÃO 

Em 1997, Oséas se transferiu para o Palmeiras. Contratado a peso de ouro, o jogador chegou para somar. Dessa maneira, atuando ao lado de outros grandes jogadores, como Alex, Evair, Zinho e Cesar Sampaio, o atacante viveu o seu auge na carreira, participando da vitoriosa “Era Parmalat” no Verdão. Sendo assim, o baiano conquistou a  Copa do Brasil e a Copa Mercosul, em 1998, e a Libertadores da América, em 1999.

Além disso, Oséas marcou gols importantes nas finais da Copa do Brasil contra o Cruzeiro. Na Libertadores, anotou diante do Deportivo Cali. Desse modo, o atacante com a camisa do Palmeiras fez 172 jogos e marcou 65 gols.

https://www.youtube.com/watch?v=KWYeXpRmSAI

CRUZEIRO

Em 2000, Oséas chegou ao Cruzeiro já com status de artilheiro. Pela Raposa, o jogador manteve o seu bom desempenho e conquistou a Copa do Brasil de 2000. Novamente, foi o artilheiro da competição, marcando 10 gols. Sendo assim, pelo clube mineiro, o atacante fez 70 partidas e anotou 22 tentos. Em entrevista concedida para CBF, o baiano relembrou detalhes da sua conquista no clube celeste.

 “Em 2000, o Cruzeiro montou uma equipe muito qualificada e almejando títulos. Tínhamos grande jogadores de muita qualidade: o Ricardinho, o Cléber, o André (goleiro). Era uma equipe unida por um mesmo objetivo, de ser campeão da Copa do Brasil.”

CURTA PASSAGEM NA ÁSIA

Logo após uma passagem apagada pelo Santos, em busca de novos desafios, Oséas foi jogar no Japão. Sendo assim, em 2002, o atacante assinou com o Vissel Kobe. Entretanto, jogando pelo clube japonês, o jogador não conseguiu emplacar títulos. Assim, a sua passagem na Ásia durou pouco. Foram 50 jogos e 24 gols marcados.

APOSENTADORIA

Contudo, Oséas volta ao Brasil em 2004. Mas, tendo somente uma breve passagem pelo Internacional e Brasiliense, o craque resolve pendurar as chuteiras. Isso aconteceu no final de 2005. Logo após, o ex-jogador se tornou empresário no mercado imobiliário, profissão que exerce até hoje.

Foto destaque: Reprodução/Uolesporte.com

Leonardo Lopes da Silva

Leonardo Lopes da Silva

Estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Eu escolhi jornalismo porque me identifico muito com os ofícios desta profissão. Aos 10 anos , tive a minha primeira experiência sendo fundador de uma rádio comunitária. Pretendo seguir minha carreira na editoria de esportes. Instagram - @leo_lopes77