O ano dos clubes paulistas

Por Mônica Alvernaz

Definitivamente 2015 foi o ano das equipes paulistas. Com dois títulos nacionais na conta, Corinthians pelo Brasileirão e Palmeiras pela Copa do Brasil, os clubes de São Paulo ainda conseguiram outra marca: serão 3 os representantes do estado na Libertadores 2016. Juntamente com os campeões citados, o São Paulo conquistou sua vaga ao ficar entre os quatro primeiros do Brasileirão e também estará na competição internacional.

Pensa que as conquistas dos clubes ficam apenas dentro das 4 linhas? Além dos títulos de expressão e conquista de vaga, os clubes de São Paulo ainda tiveram outra conquista: três deles figuram no top 10 no ranking de maior público do ano. A lista de maiores públicos foi realizada tendo por base todas as competições disputadas em 2015, nas séries A, B e C.

Assim como no Brasileirão, o Corinthians ficou no topo do ranking ao alcançar a marca de mais de 30 mil pagantes por jogo, número obtido através de uma média realizada com todos os públicos que o timão levou ao estádio em 2015. Na sequência, outro clube paulista: o Palmeiras ficou na vice-liderança com pouco menos de 30 mil pagantes por jogo, média próxima a do arquirrival que ficou em primeiro. Fechando as três maiores médias de públicos pagantes, o Flamengo aparece para representar os clubes cariocas, com uma média aproximada de 27 mil pagantes por jogo.

O conjunto de conquistas em diversos âmbitos dos clubes paulistas reflete o bom momento dentro e fora de campo que eles vivem o que se reflete não só em taças levantadas, mas também numa presença maçante do público que faz questão de acompanhar e torcer junto. Resta saber se 2016 a hegemonia paulista permanecerá no cenário nacional. Mas aí só aguardando a próxima temporada para conferir!

Confira a seguir o top 10 dos maiores públicos nos estádios brasileiros: (Fonte: globoesporte.com)

1º Corithians – 33.480                      6º Internacional – 21.488

2º Palmeiras – 29.454                       7º Atlético-MG – 21.453

3º Flamengo – 27.016                       8º São Paulo – 19.751

4º Grêmio – 23.164                           9º Ceará – 16.557

5º Cruzeiro – 22.943                        10º Bahia – 15.295

Avatar
Mônica Alvernaz
Carioca de 27 anos, engenheira de produção e estudante de Jornalismo na FIAM-FAAM. Apaixonada por futebol, hoje atuo como colaboradora no Futebol na Veia e no Futebol Latino, escrevendo sobre temas e clubes diversos, mas sempre com um ponto em comum em todos eles: a paixão por esse esporte que corre na veia e está presente em cada palavra escrita.

Artigos Relacionados

Topo