Jogadores

Dar adeus a profissão nem sempre é fácil, ainda mais quando essa profissão é o futebol. Posteriormente, no esporte jogadores na faixa dos 30 anos em diante são considerados velhos. Sim, o futebol é precoce. A prática do esporte que com o passar dos anos exige cada vez mais tática e agilidade, conforme a idade se avança, fica difícil manter esse aspecto. Eventualmente, 2019 foi o último ano de figuras inesquecíveis da elite da esportiva, jogadores que brilharam muito no futebol mundial como Xavi, Van Persie e Fernando Torres, entre outros, penduraram as chuteiras. Em volta disso, listamos os 10 atletas que se despediram dos gramados em 2019 deixando saudades.

10º – JOHN O´ SHEA

Bi-campeão da Liga dos Campeões pelo Manchester United, o irlandês John O´Shea se aposentou em 2019 aos 38 anos. Inegavelmente, destaque no futebol inglês, o craque encerrou sua trajetória, após 20 anos de carreira, no Reading. Entre suas principais características, a raça e o ótimo domínio da bola aérea o destacavam como os melhores jogadores de sua geração.

9º – JUAN

Campeão brasileiro pelo Flamengo em 2009, o lateral-esquerdo Juan pendurou as chuteiras em abril de 2019. Primordialmente, o atleta de 40 anos, que também defendeu São Paulo e Santos, além da Seleção Brasileira, decidiu encerrar a carreira para se dedicar a família. Entretanto, Juan continua atuando externamente nos caminhos do futebol. Atualmente, segue com cargo indefinido, porém em processo de qualificação para integrar o corpo diretivo do futebol do Flamengo.

https://twitter.com/juanj4oficial/status/1181749313610960902?s=20

8º – YOSSI BENAYOUN

Recordista de partidas pela Seleção Israelense com 102 jogos entre 1998 e 2017, Yossi Benayoun, de 39 anos, por cinco anos atuou em clubes como West Ham, Liverpool, Chelsea, Arsenal e Queens Park Rangers, todos pela Premier League. Similarmente, ainda conquistou a Liga Europa em 2012/2013 pelos Blues. A princípio, deu adeus ao futebol também em abril, aos 39 anos.

https://twitter.com/ReadLiverpoolFC/status/835476831121858561?s=20

6º – JULIO BAPTISTA

Após ser revelado pelo São paulo, Julio Batista foi de encontro ao Sevilla, onde conquistou seu auge na carreira. No clube espanhol, foi acarinhado pela torcida como ¨La Bestia¨,  por conta de sua precisão em gols. Eventualmente, foram 38 gols em seus 63 jogos na equipe espanhola no ano de 2005. Em contraste, no mesmo ano, foi campeão da Copa das Confederações. Contudo, nessa época se envolveu em uma série de especulações a respeito de uma transferência para o Barcelona ou o Real Madrid, no qual os Madrilenhos se saíram na frente contratando o craque. Posteriormente, ainda passou por Arsenal, Málaga e Roma. Enquanto no futebol nacional, obteve passagens por Cruzeiro e o clube que o revelou, São Paulo. Após 20 anos de carreira, se despediu do futebol em maio.

5º – PETR CECH

O checo começou como meio-campo/atacante pelo time juvenil de sua cidade natal Viktoria Plzeň, porém foi a posição de goleiro que desenhou toda sua carreira no futebol. Em síntese, considerado por muitos especialistas um dos melhores goleiros do futebol mundial na atualidade, Petr Čech ostenta atualmente alguns recordes, como 855 minutos sem sofrer gols pela Seleção Checa, 1025 minutos sem sofrer gols pelo Chelsea em partidas da Premier League. Além de 25 jogos sem sofrer gols ao longo da vitoriosa campanha do Chelsea na temporada 2004-05.

Anunciou a aposentadoria dos gramados aos 37 anos, porém não do cargo de goleiro. Em suma, recentemente o agora dirigente do Chelsea, estreou no hóquei do gelo defendendo as cores do Guildford Phoenix, time que disputa a liga inglesa da modalidade. Na partida de estreia, foi decisivo e eleito o melhor da partida ao defender dois shootous, os pênaltis do hóquei, após empate com o Wildcats no tempo normal.

https://twitter.com/IIHFHockey/status/1183740319885512704?s=20

4º – DARIO CONCA

Sensação por muitos anos no Fluminense, o argentino Dário Conca foi caracterizado por sua técnica e habilidade na construção de jogadas com a perna esquerda, principalmente nos dribles e passes. No inicio da carreira, ganhou notoriedade  em sua participação na Copa Sul-Americana de 2005, onde atuando pelo chileno Universidad Católica, se tornou um dos principais jogadores responsáveis pela eliminação do Fluminense da competição.

Curiosamente, seria no clube carioca que o jogador viveria o melhor momento de sua carreira, sagrando-se campeão brasileiro em 2010. Consequentemente, sendo eleito o melhor jogador do país naquele ano e o segundo jogador de linha a participar de todas as 38 rodadas do Campeonato Brasileiro num mesmo ano na era dos pontos corridos. Desse modo, com o bom desempenho no Flu, chamou a atenção do mercado chinês e logo se transferiu para o Guangzhou Evergrande, onde chegou a receber o terceiro maior salário do mundo na época. Em abril decidiu encerrar a carreira por fim de viver novos projetos.

https://twitter.com/concaoficial/status/1121185851491459072?s=202º

1º FERNANDO TORRES

No dia 23 de agosto, o espanhol Fernando Torres anunciou sua aposentadoria. O craque que estava no japonês Sagan Tosu, decidiu pendurar as chuteiras aos 35 anos para se dedicar a novos projetos. Durante sua passagem pelo futebol, Torres conquistou diversos títulos e se sagrou um dos melhores jogadores do futebol mundial. A principio, isoladamente ao lado do compatriota Juan Mata, é o único jogador que possui no currículo títulos da Copa do Mundo (2010), da Eurocopa (2008 e 2012), da Liga dos Campeões (2012) e da Liga Europa (2013 e 2018). Entre os clubes que defendeu, destaques para Liverpool, Chelsea, Milan e Atlético de Madrid, clube qual o revelou.

Karine Gommes
Se o céu é o limite, então voe, irmão! Sou jornalista em formação do 7° semestre pela Universidade Cruzeiro do Sul. O jornalismo surgiu em minha vida, quase que simultaneamente, com a minha paixão por esportes. Necessitava viver aquilo. Assim, fui atrás. Conforme conhecia o profissão, pude visualizar quão ampla é. Apesar de ser apaixonada por esportes, eu quero vivenciar todas as vertentes que o jornalismo me proporcionar. Estou aqui para fazer jus ao meu grande sonho. Prazer, sou Karine Gommes ;)

Artigos Relacionados