Na abertura da sequência de jogos da pré-temporada, o Nacional estreou com vitória. No amistoso válido pela Copa Miguel Restuccia, os torcedores viram um empate em 2 a 2 no tempo normal contra o Ñublense. Nos pênaltis, brilhou a experiência do goleiro da seleção uruguaia Sergio Rochet defender duas cobranças e assegurar a conquista do torneio amistoso por 4 a 2.
A partida marcou a estreia de vários atletas e do técnico Pablo Repetto. Em campo, Repetto viu os tricolores saírem perdendo para os chilenos do Ñublense, mas o time virou ainda na primeira etapa. O Nacional teve a chance de ampliar a vantagem na etapa final, mas foi o Ñublense que empatou o jogo em contra-ataque. O jogo foi para os pênaltis, onde o time venceu e levou o troféu do torneio amistoso.
O próximo jogo da equipe é contra o recém-promovido à elite argentina Barracas Central às 19h15 do dia 19 de janeiro no Gran Parque Central. Nesta segunda (17), os argentinos também entraram em campo foram goleados pelo Peñarol por 4 a 0 na Copa Gastón Güelfi.
Acompanhe as notícias sobre o futebol uruguaio
O jogo
Pela primeira vez em campo desde o dia 4 de dezembro de 2020, o jogo marcou diversas estreias e retornos. Além do técnico Pablo Repetto, campeão equatoriano com a LDU em 2018, os tricolores também contaram com o retorno do goleiro Sergio Rochet, que estava lesionado.
Em sua formação 4-2-3-1, os comandados de Repetto saíram perdendo: aos 21 minutos, Cisternas recebeu passe na entrada da área, limpou e bateu no canto direito de Rochet, com direito a desvio no caminho.
Mal deu tempo para comemorar. Um minuto depois, no entanto, veio o empate. Felipe Carballo recebeu passe também na entrada da área e chutou. A bola desviou na defesa, bateu carinhosamente na trave e entrou, enganando o goleiro Nicola Pérez, que apenas assistiu a jogada.
A virada veio ainda na etapa inicial. Em cobrança de escanteio, o zagueiro Mario Risso se antecipou à defesa chilena e cabeceou no ângulo, sem chances para Nicola Pérez.
Apesar da vantagem, o jogo permaneceu aberto. O Ñublense teve as suas oportunidades para empatar a partida, enquanto que o Nacional desperdiçava contra-ataques para fazer o terceiro e assegurar o triunfo ainda no tempo normal.
E foi em uma tentativa de ampliar a vantagem que saiu o gol de empate do Ñublense. Aos 28 do 2º tempo, após levantamento malsucedido pra área em cobrança de falta, os chilenos contra-atacaram e Alexander Aravena, que havia entrado na segunda etapa, tocou na saída do goleiro Sergio Rochet para colocar a igualdade novamente no placar.
Com as equipes bastante modificadas em virtude das substituições, os minutos finais ficaram marcados por ambas as equipes tentando anotar o gol do triunfo, mas sem forças para ameaçarem o adversário. Nas penalidades, o Nacional saiu na frente e viu o goleiro Sergio Rochet defender duas cobranças para garantir a conquista da Copa Miguel Restuccia.
FICHA TÉCNICA – NACIONAL 2 (4)X(2) 2 ÑUBLENSE
Copa Miguel Restuccia – Torneio Amistoso
Local: Gran Parque Central, Montevidéu, Uruguai
Nacional: Sergio Rochet; José Luiz Rodríguez (Facundo Perdomo), Mario Risso (Adrián Vila), Mathías Laborda (Nicolás Marichal) e Camilo Cándido (Christian Almeida); Diego Rodríguez (Gonzalo Vega), Felipe Carballo (Joaquín Sosa), Alfonso Trezza (Renzo Sánchez), Leandro Otormín (Juan Manuel Gutiérrez) e Alex Castro (Matías Zunino); Franco Fagúndez (Manuel Monzeglio). Técnico: Pablo Repetto.
Ñublense: Nicola Pérez; Bernardo Cerezo, Nicolas Vargas, Luis del Pino Mago, Jovany Campusano, Rafael Caroca, Federico Mateos, Felipe Reynero, Rodrigo Cisternas, Matias Moya e Nicolas Guerra. Técnico: Jayme García.
Gols: Felipe Carballo – 22|1T, e Mario Risso – 40|1T (Nacional); Cisternas – 21|1T e Alexander Aravena – 28|2T (Ñublense)
Cartões amarelos: Franco Fagúndez (Nacional); Christian Almeida (Ñublense)