Nesta quarta-feira (10), o Sport conquistou uma importante vitória diante do Internacional, no Beira Rio, pela Série A. Assim, derrubou a invencibilidade colorada na competição que já durava 12 jogos e abriu quatro pontos da zona de rebaixamento. De quebra, ainda viu suas chances de queda cair de 14% para 1%, segundo o matemático Tristão Garcia, do site Infobola.
Dessa forma, um resultado histórico também, haja vista não vencer o Internacional, em Porto Alegre, desde 1998, quando ganhou pelo mesmo placar pela Série A. Assim, um triunfo bastante comemorado pelos jogadores e torcida que encaminha a permanência na elite brasileira. Logo, em entrevista coletiva após o jogo, o técnico Jair Ventura dedicou a vitória ao elenco do Leão. Há quase seis meses no comando do Rubro-Negro, o treinador parabenizou a equipe e comentou o resultado da partida:
“Tenho que dar os parabéns para o nosso grupo, que foi fantástico. Poderíamos ter feito mais gols, mas o que vale agora é comemorar os três pontos e a gente vai pouco a pouco se distanciando da zona da confusão. Viemos com uma estratégia de neutralizar e explorar os pontos de mais dificuldade e conseguimos. A gente sai com uma vitória maiúscula“, afirmou Jair Ventura.
ESTRATÉGIA QUE DEU CERTO
Assim, em campo, o Sport entrou com uma formação com três zagueiros, Iago Maidana, Adryelson e Rafael Thyere, fazendo uma linha de cinco na defesa. Logo, fechado atrás, o Leão deu terreno ao Internacional que dominou a primeira metade da etapa inicial, enquanto explorava os contra-ataques. Dessa forma, foi com essa tática que se beneficiou da expulsão do lateral Uendel que impediu um lance promissor de Marquinhos. A partir de então, o Rubro-Negro equilibrou as ações acertando, inclusive, uma bola na trave com Thiago Neves, no segundo tempo. No fim, fechou o placar com uma vitória por 2 x 1.
Logo, com um desempenho que valorizou a estratégia montada por Jair Ventura, o treinador preferiu exaltar os jogadores em campo. Além disso, relembrou as dificuldades durante a campanha e as perdas de principais jogadores, como Lucas Mugni e Jonathan Gomez no final de 2020. No entanto, reforçou a aproximação com os atletas e a união do grupo para o Sport ter se reinventado na reta final da competição.
“Não teria como ser diferente se não fosse meu grupo. Quando aceitei o desafio do Sport foi por causa deles. Mesmo com muitas perdas eles me abraçaram desde o primeiro dia. Não adianta ter boas ideias se não consegue vender, e eles compraram minha ideia. Essa vitória é total e exclusiva do meu grupo, dedico total para eles.“, finalizou Jair Ventura.
CHANCES DE REBAIXAMENTO DO SPORT
Faltando três rodadas para o fim do Brasileirão Série A, o Sport ocupa a 14ª posição com 41 pontos, mesma pontuação do Fortaleza, que perde no número de vitórias (12 x 10). Assim, o Leão está a quatro pontos do Vasco, primeiro clube da zona de rebaixamento, com 37 pontos, mesma pontuação do Bahia, mas que tem uma vitória a mais que os cariocas (10 x 9).
Dessa forma, segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Sport tem apenas 0,43% de possibilidade de ser rebaixado. Em seguida, o Fortaleza aparece com 2,1%, já Bahia e Vasco surgem com 50,9% e 54,7%, respectivamente. Já para o Infobola, o Leão tem apenas 1% de chances de jogar a Série B, em 2021, e o Tricolor do Pici possui 4%. Enquanto que o Tricolor de Aço, mesmo à frente dos cariocas, tem 53% e o Cruz-maltino aparece com 50% das probabilidades de queda.
Agora, o Sport se prepara para o próximo compromisso pela Série A quando o enfrenta o RB Bragantino, na segunda-feira (15), às 20h (horário de Brasília). Assim, o jogo é válido pela 36ª rodada e pode sacramentar a permanência leonina na competição em caso de vitória. Para tanto, Bahia ou Vasco teriam que perder para Atlético-MG ou Internacional, respectivamente.
Foto Destaque: Divulgação / Twitter Sport Club do Recife