Náutico x Vila Nova – Resultado, destaques e reação

Nesta quinta-feira (09), ocorreu o embate entre Náutico x Vila Nova na segunda partida da Copa do Brasil 2023. Cabe destacar que quem perdesse o jogo estava eliminado, já que as vagas para as próximas fases são decididas a partir do mata-mata. 

No primeiro tempo, o Timbu não cedeu espaço para o Tigre criar perigo no jogo. Assim, a equipe mandante abriu o placar com Kayron. Na segunda etapa, o visitante voltou um pouco melhor, mas ainda sem grande atuação. Nos minutos finais, Neto Pessoa conseguiu empatar a partida.

Sem a vantagem do empate, o jogo se encaminhava para a cobrança dos pênaltis. No entanto, no último lance, o Náutico marcou o segundo gol, bateu o Vila Nova e avança para a próxima fase. 

Assista aos melhores momentos de Náutico x Vila Nova

1° tempo: Náutico comanda a partida e abre o placar

Inicialmente, cabe destacar que o Náutico chegou à partida após uma derrota em jogo contra o Sport – líder da tabela -, pelo Campeonato Pernambucano. Assim, o Timbu ocupa a 4ª posição, com 13 pontos.

Já pelo lado do Vila Nova, a pressão está grande. Afinal, o Tigre foi eliminado do Campeonato Goiano, em casa, jogando contra o Anápolis. Assim, comissão técnica e jogadores têm sido bastante cobrados pela torcida.

No primeiro minuto da partida, Neto Pessoa recebeu bola na área do adversário e finalizou de perna canhota. Mas, Vagner fez boa defesa para o mandante do jogo.

Apesar de o Vila Nova ter começado atacando, foi o Náutico que teve uma sequência de lances perigosos em seguida. Matheus Carvalho chutou de fora da área e  Vanderlei espalmou por cima do gol.

No lance seguinte, após um cruzamento do lado esquerdo, Kayon desviou de cabeça para o meio da área, obrigando o goleiro do Tigre a tirar de qualquer jeito.

A pressão do Timbu não parou por aí. Aos 11′, Paul Villero chutou de fora da área e a bola passou raspando na trave. Dois minutos depois, Souza finalizou, Vanderlei espalmou, porém a bola sobrou na cabeça de Kayon, que mandou para dentro da rede, abrindo o placar.

Aos 18′, mesmo com a vantagem do gol, o Náutico já queria ampliar o placar. Paul Villero invadiu a área e finalizou, mas o goleiro salvou. Quase 10 minutos depois, o mesmo atacante cruzou fechado na área do Vila Nova, contudo Vanderlei espalmou.

O jogo deu uma esfriada até que, aos 37′, Lourenço cabeceou na área do Timbu, mas a bola foi direto para fora.

Finalizando a primeira etapa, aos 43′, Lourenço chutou forte de fora da área, mas Vagner salvou o time mandante, que saiu com a vitória parcial.

2° Tempo: Vila Nova empata no finzinho, mas Náutico vence no último lance

Mesmo com as limitações técnicas apresentadas, tanto o Náutico, quanto o Vila Nova não trouxeram mudanças nas equipes.

Aos 10′, como ainda não tinha acontecido nenhuma jogada de perigo. Então, o técnico do Timbu tirou Júlio para a entrada de Jael.

No entanto, quem teve o primeiro ataque perigoso foi o Tigre. Aos 13′, Lourenço cobrou falta e exigiu uma boa defesa de Vagner.

Seis minutos depois, o Náutico encaixou um ótimo contra-ataque. Paul Villero cruzou rasteiro para Matheus Carvalho, que chegou batendo, mas parou em Vanderlei.

Com o passar do tempo, a equipe mandante foi realizando substituições para manter o resultado. Já o Vila Nova apostava todas as suas fichas no ataque.

O jogo seguiu sem nenhuma grande chance para ambos os lados até os 45′, quando, após cruzamento da esquerda, Neto Pessoa subiu e mandou a bola para dentro das redes, de cabeça. Com o empate, a partida seria decidida a partir da cobrança de penalidades.

No entanto, o juiz deu mais 8 minutos de acréscimo. Então, aos 53′, após cobrança de escanteio, a bola ficou viva na área do Vila Nova. No rebote, Nathan encheu o pé e marcou o gol da vitória do Náutico.

Náutico x Vila Nova – E agora?

Com a vitória, o Náutico segue na terceira fase da Copa do Brasil 2023

O adversário do Timbu na próxima fase será definido por sorteio e a partida ainda não tem data, horário e local definidos.

Enquanto isso, o Vila Nova foi desclassificado da competição e segue disputando apenas a Copa Verde.

Foto destaque: Tiago Caldas / Náutico 

Maria Eduarda Oliveira

Maria Eduarda Oliveira

Formada em Letras e mestranda em Estudos Linguísticos pela UERJ. Apaixonada por acompanhar e falar sobre estatísticas, partidas, jogadores e todas as características que envolvem a arte do futebol.