Antes de mais nada, a Associação Uruguaia de Futebol sorteou, nesta sexta-feira (28), a tabela de jogos do Campeonato Uruguaio de 2022. Com início previsto para o dia 5 de fevereiro, o Nacional estreará no Torneio Apertura contra o Deportivo Maldonado no Gran Parque Central.
Dos 15 jogos da fase inicial da competição, os tricolores jogarão oito partidas em casa e sete jogos fora. Entre os jogos como visitante, está o clássico contra o Peñarol, que será realizado na 4ª rodada no Campeón del Siglo em data a ser posteriormente definida. Como 13 dos 16 times da 1ª divisão estão localizados em Montevidéu, o Nacional jogará fora da capital apenas uma vez, contra o Cerro Largo, em Melo, na 10ª rodada.
Índice
Confira os jogos do Nacional pelo Campeonato Uruguaio
https://twitter.com/Nacional/status/1487211799627894786
A saber, as datas e horários das demais rodadas ainda não foram oficialmente divulgadas. De fato, o campeão do Apertura garante, pelo menos, uma vaga na semifinal do Campeonato Uruguaio. Dono de 48 títulos uruguaios, o Nacional não conquista o turno inicial da competição desde 2018. Em 2021, o time foi 2º colocado tanto no Apertura quanto no Clausura e não garantiu vaga na disputa pelo título. Enfim, o rival Peñarol é o atual campeão.
Tabela de jogos – Torneio Apertura
1ª rodada: Nacional x Deportivo Maldonado
2ª rodada: Rentistas x Nacional
3ª rodada: Nacional x Liverpool
4ª rodada: Peñarol x Nacional
5ª rodada: Nacional x Montevideo City Torque
6ª rodada: Montevideo Wanderers x Nacional
7ª rodada: Nacional x Plaza Colonia
8ª rodada: Boston River x Nacional
9ª rodada: Nacional x River Plate
10ª rodada: Cerro Largo x Nacional
11ª rodada: Nacional x Fénix
12ª rodada: Defensor Sporting x Nacional
13ª rodada: Nacional x Albion
14ª rodada: Nacional x Cerrito
15ª rodada: Danubio x Nacional
Como funciona o Campeonato Uruguaio
Composto por 16 equipes participantes, o torneio é dividido em três partes: o Apertura, o Intermédio e o Clausura (fechamento). O Apertura é o “1º turno” da competição, onde todos os 16 times se enfrentam entre si, assim como o Clausura é o “2º turno” da competição e possui o mesmo formato.
O Torneio Intermédio é uma competição disputada entre o Apertura e o Clausura em dois grupos com oito times cada. Os times de classificação ímpar (1º, 3º, 5º…) após o Apertura ficam em um grupo e os times de classificação par (2º, 4º, 6º…) ficam em outro. Dentro deles, cada time se enfrenta em si em turno. Os campeões de cada grupo se enfrentam pelo título do Intermedio e o campeão da competição enfrenta o campeão uruguaio na Supercopa Uruguaia, um torneio separado. O Intermédio conta para a pontuação final na disputa por título, vagas na Libertadores e na Sul-Americana e na luta contra o rebaixamento. A última edição do Intermedio foi em 2020 e o Nacional foi campeão ao derrotar o Montevideo Wanderers nos pênaltis.
A princípio, o time de maior pontuação final nos três torneios garante vaga direta na final e enfrenta o vencedor do duelo entre o campeão do Apertura e do Clausura. Assim, se o time de maior pontuação vença um dos turnos, ele enfrenta o campeão do outro turno na semifinal, e caso vença esse jogo, já garante automaticamente o título. Caso perca, enfrenta novamente o campeão do outro turno na final. Caso um time vença Apertura, Clausura e tenha a maior pontuação final, é declarado automaticamente campeão. Contudo, mesmo se vencer os dois turnos, mas não possuir a maior pontuação total, faz uma final contra o time de maior pontuação.
O rebaixamento
O rebaixamento é outro capítulo à parte. Assim como outros países sul-americanos, o Uruguai anota o sistema de promedios para definir os seus três rebaixados. Portanto, o promedio define seus rebaixados pela média de pontuação por jogo nas últimas duas temporadas (a temporada anterior e a atual). Dessa forma, os times que escaparam por pouco nos anos anteriores já entram com a faca no pescoço. Enquanto isso, os recém-promovidos começam zerados, já que não possuem a pontuação do ano anterior.
Por exemplo: somando Apertura e Clausura em 2021 (não houve Intermedio em 2021), o Peñarol somou 60 pontos em 30 partidas, o que dá uma média de dois pontos por jogo. Por outro lado, o Rentistas somou 30 pontos em 30 jogos, uma média de um ponto por jogo. Em suma, as três menores médias, acabam rebaixadas. Isso gerou, a queda do Progreso mesmo com a 11ª campanha geral em 2021, enquanto que o Rentistas, que teve a 2ª pior campanha geral, escapou.
Acompanhe as notícias sobre o futebol uruguaio
Foto: Divulgação/Nacional