O argentino Walter Montillo já teve destaque no futebol sul-americano. Com a camisa da Universidad do Chile, clube o qual voltou a defender recentemente, chegou a semifinal da Copa Libertadores de 2010. Dessa forma, despertou a atenção no futebol brasileiro, por onde atuou em Cruzeiro, Santos e Botafogo. No entanto, teve outro grande do país que o meia quase chegou a atuar, o Flamengo.
Em entrevista à Fox Sports nessa segunda-feira (15), o argentino revelou detalhes de uma negociação com o Rubro-negro ocorrida em 2015, quando defendia a equipe do , da China. Na ocasião, o clube chinês veio ao Brasil para realizar uma pré-temporada e o clube carioca fez contato com o jogador. Montillo não estava se adaptando muito bem a nova vida no país, principalmente por não conseguir escola para seu filho Santino.
“Olha, na China o primeiro ano foi muito difícil para mim, para minha família, me adaptar na cidade que o time jogava. A cidade não tinha escola para o meu filho. Chegamos para fazer a pré-temporada no Brasil, ficamos um mês. Aí chegou o Flamengo querendo me contratar. Eu falei: ‘É uma boa para mim, a adaptação não está sendo boa lá'. Era um empréstimo para jogar no Flamengo, um time grande, que sempre me procurou, desde a Universidad do Chile”, afirmou Montillo.
"Queria ir para o Flamengo, estava tudo acertado. Não estava adaptado ao Shandong Luneng. Mas o presidente do clube negou."
– Montillo, ao https://t.co/Mkes8WwsMI pic.twitter.com/w4C96Nciql
— SportsCenter Brasil (@SportsCenterBR) June 16, 2020
ENTRAVE DOS CHINESES
A negociação com o atleta se encaminhou bem, muito por conta do desejo de retornar ao futebol sul-americano. Mas faltava o maior obstáculo, convencer os chineses a liberar o jogador, que havia sido contratado para ser um dos principais nomes do time. Assim, o presidente do clube asiático não aceitou liberar o argentino e travou o retorno do craque ao futebol brasileiro.
“Eu tinha acertado com o Flamengo, estava tudo certinho. Mas faltava o mais importante: eu era jogador do Shandong Luneng. O presidente falou que não, que eu deveria voltar, que eu estava bem lá e deveria cumprir meu contrato. Aí eu voltei, não fiquei brigando com ninguém. Aceitei o que ele tinha falado. Eu queria ir para o Flamengo. A gente não estava se adaptando na cidade. Quando o presidente falou que eu tinha que voltar, eu fiquei os três anos”, finalizou.
Agora, aos 36 anos, Montillo retornou ao futebol chileno nessa temporada para defender a La U. Em 2020, até a parada dos campeonatos por conta da pandemia do novo coronavírus, o meia havia disputado nove jogos.
Foto destaque: Divulgação/Universidad de Chile


