“Monday Night Football”: Versão Brasileira, Herbert Richers

Líder do Brasileirão, o Palmeiras já viu pelo retrovisor o principal rival, o Corinthians, encostar-se à liderança, com o mesmo número de pontos, sem poder fazer nada no fim de semana. Enquanto a bola rolava de norte a sul no sábado e domingo, o Verdão esperava sentado pelo duelo contra o Sport, na Ilha do Retiro. Isso porque a CBF definiu que este jogo seria o primeiro da nova data do futebol brasileiro. A partir de agora, a rodada vai ser prolongada por mais um dia, terminando só às 20 h das segundas-feiras, trazendo alegria para um dia que normalmente é modorrento.

Mas não pense você que entidade teve essa brilhante ideia sozinha. A verdade é que ninguém reinventou a roda. Bastou apenas dar uma olhada no esporte mais popular da terra do Tio Sam. A liga de futebol americano, a NFL, tem no “Monday Night Football” (ou melhor, futebol americano de segunda à noite), seu principal jogo que encerra a rodada há mais de 30 anos.

Nos anos 60, um comissário da liga, Pete Rozelle, teve a ideia de trazer pelo menos um jogo para os dias da semana no horário nobre da TV americana. Depois de muito esmero, fez a cabeça da emissora ABC e foi quando a revolução começou, não só pela nova data, mas também na qualidade de transmissão das partidas.

A vitória do Cleveland Browns contra o New York Jets em 21 de setembro de 1970 foi a primeira Monday Night Football transmitida. O casamento entre NFL e ABC foi muito bem, obrigado, até 2005, quando a emissora queria acabar com a já então consagrada segunda-feira de futebol americano. Entretanto, a ESPN não deixou os torcedores desamparados e desde 2006 faz a transmissão para a alegria do fãs do esporte.

Vendo o sucesso do modelo dos americanos e tendo em mãos o pepino que é o calendário do futebol brasileiro, a CBF resolveu adaptar para terras tupiniquins a segunda-feira do futebol. Ano passado, a entidade já tinha começado a realizar jogos às 11h de domingo de manhã, sempre muito criticado por conta do clima em algumas partes do país.

Agora, a entidade espera que o novo horário as segundas façam sucesso entre o público e também vire tradição aqui. Para começar, vamos ver o Sport recebendo o Palmeiras, que embora tenha 100% de aproveitamento dentro do Allianz Parque, tem apenas 26,6% de aproveitamento como visitante e vai para Recife com a missão de ser se tornar uma visita indigesta, e assim voltar a liderar o campeonato sozinho.

BetWarrior


Poliesportiva


Mayara Flausino
Mayara Flausino
Mayara Flausino, 22 anos, sempre foi apaixonada por esportes. Já tentou ser nadadora, ginasta, jogadora de basquete, vôlei e futsal. No fim, pendurou as chuteiras e decidiu ir para o time dos jornalistas, o qual faz parte desde 2015. Atualmente procura uma vaga no time profissional e luta pelo fim do escanteio curto.

    Artigos Relacionados

    Topo