O ano de 2019 está acabando e o de 2020 batendo as portas. Simultaneamente, o mundo do futebol segue no mesmo embalo. Com o fim dos campeonatos, os clubes entram em recesso e aproveitam para colocar o orçamento em dia. Posteriormente, o mercado da bola se movimenta e o modo faxina se instala e quem não serve mais, acaba que por ser descartado.
Em suma, entre as principais peças estão os jogadores, porém nem sempre é a escolha do clube dispensa-los. A principio, muita das vezes, a decisão saí do próprio atleta. Desse modo, listamos alguns jogadores que provavelmente estarão de malas prontas e livres no mercado, seja por vontade própria ou do clube.
Índice
LUCAS SILVA (Ex-Real Madrid)
Revelado nas categorias de base e bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro em 2013, Lucas Silva atualmente está sem clube. Ocasionalmente, com poucas passagens pelo Brasil, tem a maior parte de sua carreira desenhada na Europa, com passagens por Real Madrid, Olympique de Marseille. Inclusive nos Merengues, chegou como aposta, mas após não atender as expectativas, acabou que por ser emprestado. Recentemente, precisamente em setembro, reincidiu contrato com os espanhóis e esta aberto a novas equipes no mercado.
GUSTAVO HENRIQUE
Com contrato até o final de 2020, Gustavo Henrique ao que parece irá adiantar sua saída do Santos. Ou seja, já está liberado no mercado para assinar pré-contrato com outra equipe. Sobretudo, pronto para atuar em fevereiro. Todavia, a indefinição da renovação tem deixado a relação entre jogador e clube desgastada. Similarmente, em entrevista no mês de outubro, chegou a desabafar sobre sua situação.
“No final do ano passado, estava querendo renovar e não obtive respostas. Muitos sabem que eu não estava nos planos do Sampaoli. Coloquei na minha cabeça que tinha condição de jogar aqui e com ele. Tivemos um final de ano ruim, talvez ele tenha visto nossos vídeos, meus e de outros jogadores fora dos planos. (…) Esperava a procura pela renovação do contrato, faltavam sete meses e não fui chamado. Creio que estou fazendo um dos melhores anos, talvez o melhor da minha vida. Só eu sei o que sofri para superar as lesões. Minha família sabe. Esperava o reconhecimento de me chamarem antes, fui chamado faltando dois meses para poder assinar um pré-contrato” – Disse.
https://www.instagram.com/p/B4lDeidACMc/?utm_source=ig_web_button_share_sheet
RODOLPHO (Flamengo)
Sensação do futebol brasileiro, o Flamengo tem como consequência de seu bom momento jogadores de qualidade. Desse modo, quando não se é titular do elenco principal, se destacar se torna missão complicada. Nesse ínterim, outro zagueiro que também pode estar de malas prontas é Rodolpho. Posteriormente, seu contrato com os cariocas se encerra no próximo mês e sem espaço no time de Jorge Jesus, o veterano não descarta a possibilidade de conhecer outros clubes no mercado.
https://www.instagram.com/p/B33JuPmFkLU/?utm_source=ig_web_button_share_sheet
ELIAS
Foi no Corinthians onde Elias teve maior êxito em sua carreira. Ao lado de Ronaldo, foi peça importante da equipe Alvinegra no ano de 2009. Alçando vôos mais altos, se transferiu a Europa como aposta e chegou a ser o jogador mais caro do Sporting de Portugal na época (2011). No momento atuando pelo Atlético-MG, o meia de 34 anos não teve seu vínculo renovado e está aberto para assinar pré-contrato com outra equipe.
EDU DRACENA (Palmeiras)
Aos 38 anos, Edu Dracena não quer nem cogitar a hipótese de aposentadoria. Entretanto, o zagueiro do Palmeiras parece estar com os dias contados no clube. Em outubro, chegou a comentar seu incômodo por não conseguir atuar regularmente, por conta de lesões. Em suma, o mais provável é que o defensor deixe o Palestra para assinar com outra equipe, sendo assim, segue livre no mercado.
https://www.instagram.com/p/B4WDlOBHQuH/?utm_source=ig_web_button_share_sheet
GEUVÂNIO
Lembra dele? Geuvânio foi destaque no Santos de Neymar, em meados de 2012. Após a saída, do hoje atacante do PSG, assumiu a camisa 11 do Peixe, chegando a ser considerado revelação da época. Porém, após alguns empecilhos, seguiu para a Penapolense e logo em seguida para o Tiabjin Quanjian, da China. A partir disso, no clube voltou a ter seu futebol bem jogado de volta. Em 2017, acertou seu retorno ao Brasil, ao ser contratado pelo Flamengo. Posteriormente em 2019, dessa vez chegou ao Atlético-MG, após liberação do Quanjian. Segue no clube mineiro até o momento, mas observa seu contrato chegando ao fim sem possível renovação.
https://www.instagram.com/p/B4IWqI_np6j/?utm_source=ig_web_button_share_sheet
RAFAEL SÓBIS
Cria do Internacional, Rafael Sóbis pode estar de malas prontas para deixar o clube. Analogamente, o atacante de 43 anos que teve seu auge em 2005, tem vínculo até o fim do ano e já deixou claro a intenção em permanecer. De antemão, sua situação só será definida ao fim da temporada.
https://www.instagram.com/p/B4GXVBIgULg/?utm_source=ig_web_button_share_sheet
D'ALESSANDRO
Outra joia do Internacional que também pode se despedir em 2019, é o argentino D'alessandro. Aos 38 anos, o atacante declarou que não pretende renovar com a equipe por agora. Entretanto, não descarta a hipótese de uma mudança de opinião.
https://www.instagram.com/p/B4k2e6MneLw/?utm_source=ig_web_button_share_sheet
FERNANDO PRASS
O grande ídolo da torcida palmeirense, Fernando Prass, pode estar de saída do clube. Atualmente com 41 anos, o goleiro não pensa em aposentadoria e até chegou a conversar sobre uma possível renovação com o Alviverde, sem sucesso. Eventualmente, tem vínculo até o fim deste ano e pode se mudar para outro time no início de 2020.
FOTO DE CAPA: PORTAL VEJA ( https://veja.abril.com.br/ )