O Brasil sempre foi um grande produtor de talentos. A pátria que formou jogadores como Pelé, Garrincha, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho, Romário, entre outros incontáveis craques, tem muito potencial para aumentar ainda mais essa lista. Além dos muitos jogadores brasileiros que defendem os maiores clubes do mundo, o Campeonato Brasileiro da Série A 2023 terá alguns jovens com muito potencial e que atraem os olhares dos grandes emblemas do Velho Continente. Por isso, o Futebol na Veia decidiu elencar as cinco maiores promessas desta edição do campeonato nacional mais disputado do globo.
Melhores promessas do Brasileirão Série A
Endrick (Palmeiras)
A maior sensação do futebol brasileiro é o centroavante Endrick. Avaliado em 20 milhões de euros no Transfermarkt, com apenas 16 anos, o jogador do Palmeiras é constantemente apontado como o grande novo craque da geração brasileira. Muito em função disso, o atacante foi negociado com o Real Madrid por 72 milhões de euros (cerca de R$ 409 milhões na cotação atual), caso atinja algumas metas contratuais. Essa é a segunda maior transferência da história do futebol brasileiro, atrás da venda de Neymar, por 88,4 milhões de euros, do Santos para o Barcelona. Ele ficará no futebol brasileiro até completar a maioridade e rumará à Madri em julho de 2024.
Mesmo com poucos meses como jogador profissional, ele já entrou na história palestrina: Endrick é o jogador mais jovem a estrear pelo Palmeiras (16 anos, dois meses e 15 dias) e a fazer um gol no profissional (16 anos, três meses e quatro dias). Na equipe principal, desde outubro de 2022, ele disputou 21 partidas pelo clube, marcando cinco gols. Com isso, é muito difícil deixar de considerar o centroavante como a principal promessa para esta edição do Brasileirão.
Vitor Roque (Athletico-PR)
Outro grande prodígio do nosso futebol é Vitor Roque. Cotado para ser o substituto de ninguém menos do que Robert Lewandowski no Barcelona, o atacante do Athletico-PR se mostrou decisivo na campanha finalista do clube na última Libertadores da América. Campeão Sul-Americano Sub-20 e convocado para o último amistoso da Seleção principal, seu valor de mercado é de 18 milhões de euros, segundo o Transfermarkt. O centroavante é a maior contratação do Furacão, sendo adquirido junto ao Cruzeiro por R$ 24 milhões. Com apenas 18 anos, o jogador anotou 17 gols e deu três assistências, em apenas 60 jogos, como profissional.
Andrey Santos (Vasco da Gama)
Um dos principais jogadores do Vasco na Série B em 2022, Andrey Santos é um dos grandes meio-campistas da sua geração. O jovem, de apenas 18 anos, também foi um dos principais nomes do Brasil na conquista do Sul-Americano sub-20. No começo da temporada, foi vendido ao Chelsea, mas foi emprestado para o Vasco da Gama, em função de permissão não concedida para atuar na Premier League. O volante tem um estilo “box-to-box”, com muita qualidade na fase defensiva, grande qualidade no desarme e poderio físico. Já na fase ofensiva, esbanja habilidade, velocidade e poder de finalização. Assim, é inevitável seja apontado como uma grande promessa do Campeonato Brasileiro. Segundo o Transfermarkt, o passe do meia vale 15 milhões de euros.
Marcos Leonardo (Santos)
Revelado por uma das categorias de base mais valorizadas do continente, o santista Marcos Leonardo é um dos atacantes mais promissores do futebol brasileiro. Seu talento é observado pelos grandes clubes da Europa e ele já foi apontado como um das promessas do futebol mundial. O atacante de 19 anos esteve na equipe principal do Santos desde 2020, mas ganhou sequência apenas em 2022. Ao todo, são 39 gols em 133 jogos pelo time santista. O “ML9” se destaca pelo seu poder de decisão, agressividade e movimentação no ataque. Além disso, é um exímio cobrador de pênaltis. O valor do jogador é estipulado em 15 milhões de euros, de acordo com o Transfermarkt.
Ângelo (Santos)
Outro grande nome dos Meninos da Vila é Ângelo Gabriel. Muito rápido com a bola nos pés, o ponta-direita se destaca pela habilidade da perna esquerda e é muito elogiado pelo potencial de criação de jogadas. Além disso, a versatilidade também é um aspecto positivo, podendo atuar também como meia e até segundo atacante. Como profissional, Ângelo defende as cores do Santos desde 2021. Desde então, disputou 109 partidas, marcando três gols e concedendo 10 assistências. O jovem de 18 anos tem seu valor estipulado em 13 milhões de euros, segundo o Transfermarkt.


