Romário é 1000! Gol histórico completa mais um ano

Em primeiro lugar, recordar é viver. Por esse motivo, diante da devastadora pandemia, o vascaíno tem procurado sorrir com seu passado repleto de glórias. Nesse sentido, a cada semana, um jogo marcante de tempos dourados é reprisado. Nesta quarta-feira (20), um gol histórico marcado pelo Romário, completa 13 anos. Todavia, a época não era a mais abundante em triunfos, porém aquela tarde de domingo teve sabor de título para os quase 20 mil vascaínos que foram à São Januário e assistiram a vitória do .

AS ARRANCADAS DE ROMÁRIO

Logo depois do Rei Pelé, Romário foi o jogador que mais marcou gols no futebol. Do mesmo modo, o Baixinho vivia uma seca sem igual em busca do tão esperado milésimo gol da carreira. Mesmo aos 41 anos, seguia com o faro de gols em dia. Marcou o 999º em 25 de março de 2007, em goleada por 3 x 0 sobre o Flamengo. Quase fez o gol 1000º no mesmo clássico, mas o goleiro Bruno salvou o time rubro-negro.

Nesse meio tempo, foram quase dois meses até alcançar a glória, período em que o Vasco jogou seis vezes. Mediante o desejo de que o gol saísse no Rio de Janeiro, especialmente no Maracanã, o Baixinho abriu mão de enfrentar Americano, Cabofriense e América-RN fora de casa.

Posteriormente, enfrentou duas vezes o Botafogo e o Gama, todos no Maracanã. Por pouco não marcou contra o rival, principalmente em um empate por 4 x 4, na semifinal da Taça Rio. Se fosse um pouquinho mais alto, teria marcado de cabeça. Logo depois, contra os brasilienses, não teve boa atuação e para completar, o Vasco deu vexame histórico com eliminação e derrota por 2 x 1.

O FIM DA ESPERA

Há treze anos um pênalti convertido por um dos maiores jogadores de todos os tempos ficou eternizado na história do futebol mundial. No dia 20 de maio de 2007, Romário fazia o seu milésimo gol ao vencer o goleiro Magrão em penalidade no jogo contra o Sport, vencido pelo Vasco por 3 x 1, em São Januário, pelo Brasileirão. O feito alcançado aos 41 anos foi a cereja do bolo da gloriosa carreira do Baixinho, que pendurou as chuteiras 11 meses depois.

A expectativa era grande para os amantes do Gigante da Colina. Além disso, todos queriam ver o esperado gol de Romário. A princípio, no primeiro tempo do jogo, o Baixinho teve grande oportunidade completando cruzamento na área, mas um zagueiro do Sport tirou em cima da linha. Logo depois, ele foi acionado mais uma vez na região do campo onde era rei, mas foi travado novamente pela zaga. O tempo foi passando e a angústia aumentando.

No entanto, valeu a espera. Foi do jeito que Romário queria, de pênalti, assim como Pelé, para que todos pudessem ficar de olho no lance que ficaria marcado para sempre. As atenções dos presentes e amantes do futebol espalhados pelo mundo se voltaram para o lance. Fotógrafos, câmeras e repórteres correram para trás da baliza em que seria realizada a cobrança. Com a frieza de artilheiro de sempre, o Baixinho bateu com categoria no canto esquerdo de Magrão, que caiu para o outro lado. Momento histórico!

ETERNIZADO COM ESTÁTUA NA COLINA

Romário é 1000! Gol histórico completa mais um ano
Hoje em Dia (Foto: Reprodução/Paulo Fernandes/Vasco)

Por conta da marca, Romário recebeu uma grande homenagem do Vasco. Nesse sentido, O Baixinho foi eternizando em São Januário com uma estátua inaugurada no dia 18 de agosto de 2007. Ela está situada atrás da baliza em que o atacante marcou o seu milésimo gol contra o Sport. O evento contou com crianças da categoria de base do Vasco e o presidente Eurico Miranda, que enalteceu a história do jogador.  O atacante se emocionou muito na cerimônia de inauguração do seu monumento. Abraçado à mãe e aos seus filhos, Romário chorou ao agradecer a homenagem.

“A emoção tomou conta. É uma honra, um orgulho muito grande ficar eternamente num lugar que eu sempre gostei: o campo de futebol”

https://twitter.com/VascodaGama/status/1263126100361830401

Foto Destaque: Divulgação / Twitter / Vasco

Thamirys Abreu Vieira

Thamirys Abreu Vieira

Sou carioca, graduada em Jornalismo pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Pretendo me especializar na área esportiva e vivenciar a cada dia a magia do futebol. Exigente e de temperamento forte, mas sempre disposta a aprender. Apaixonada pela leitura e o mundo futebolístico.