Mano Menezes completa mais um ano de vida

Hoje, dia 11 de julho de 2020, Luis Antônio Venker Menezes, comemora seu 59º aniversário. Com isso, a Coluna Parabéns ao Craque irá homenagear um dos técnicos mais conhecidos e badalados do futebol brasileiro. Mano Menezes, mesmo sendo da geração passada, ainda é muito cobiçado no mercado nacional dos treinadores. Atualmente, o professor está sem clube. Contudo, o mesmo já foi vitorioso em Corinthians, Cruzeiro e Grêmio. A saber, o aniversariante do dia já treinou a Seleção Brasileira.

CARREIRA COMO JOGADOR

Um sonho comum de jovens brasileiros é ser jogador de futebol. Com Mano não foi diferente, porém, não realizou o sonho por completo. Afinal, como jogador, o ainda Luiz conseguiu jogar apenas por equipes amadoras. Vale ressaltar que ele dividia seu tempo com futebol e faculdade (Educação Física). Definitivamente, Mano Menezes aproveitou seu tempo de futebol amador, pois o mesmo jogou de volante e zagueiro, posições de destaque em equipes sobre seu comando.

https://www.instagram.com/p/CA25Eh6DD5X/?utm_source=ig_web_copy_link

CARREIRA COMO TÉCNICO

Após passagens por clubes de menor expressão, no ano de 2005 foi para o Grêmio, onde acabou conquistando a Série B, na tão famosa Batalha dos Aflitos. Posteriormente, ainda pelo Tricolor Gaúcho, obteve o triunfo de dois estaduais, nos anos de 2006 e 2007. No ano seguinte, o comandante foi se aventurar em São Paulo, onde foi comandar o Corinthians, também na Série B, a qual, venceu novamente, junto com o Paulistão e a Copa do Brasil. Vale ressaltar que durante boa parte da passagem de Mano pelo Parque São Jorge, o atacante do time era simplesmente Ronaldo Fenômeno.

A boa campanha no Timão garantiu uma vaga como técnico da Seleção, onde, venceu dois Superclássicos da América. Posteriormente, uma breve passagem pelo Flamengo, onde não obteve muito sucesso e alegou que os jogadores não entendiam o que ele pedia. Após atritos na Gávea, foi para o Cruzeiro, onde passou rapidamente. Posteriormente, foi para a  China.

SEGUNDA PASSAGEM PELO CRUZEIRO

No ano de 2016, o treinador voltaria para o Brasil. Dessa vez, para fazer história no Cruzeiro. Mano Menezes foi bicampeão da Copa do Brasil de forma consecutiva. Vale ressaltar a dificuldade que é ganhar de forma consecutiva competições de mata-mata, além do dois Mineiros. Assim, após profunda crise na Raposa no ano de 2019, o treinador deixou o clube e foi para o Palmeiras, onde ficou apenas um ano.

Foto Destaque: Reprodução/Gazeta Esportiva

Leonardo Raiol
Escolhi jornalismo por ter a oportunidade de trabalhar com o esporte. Meu objetivo é criar um bom portfólio e criar contato com a profissão. Instagram:@raiolleonardo Twitter:@raiolleonardo5

Artigos Relacionados