O Brasil sempre foi o país do futebol arte. De cá, além das cinco estrelas de Copa do Mundo, existem vários grandes jogadores na história, com grandes marcas. Portanto, o Futebol Na Veia traz os cinco maiores artilheiros da história do futebol brasileiro. Cercado de folclores e bons contos populares, no Brasil, dois nomes passara, dos mil gols, por contagem própria.
No corpo do texto, traremos a contagem oficial e o números próprios de cada jogador. De Zico à Romário, passando por Pelé, somados, são mais de 3000 gols. Confira a lista oficial dos maiores artilheiros do Brasil de todos os tempos:
Índice
- 1 5º – Maiores artilheiros do Brasil de todos os tempos: Túlio Maravilha – 545 jogos oficiais
- 2 4º – Maiores artilheiros do Brasil de todos os tempos: Roberto Dinamite – 660 gols oficiais
- 3 3º – Maiores artilheiros do Brasil de todos os tempos: Zico – 700 gols oficiais
- 4 2º – Maiores artilheiros do Brasil de todos os tempos: Pelé – 767 gols oficiais
- 5 1º – Maiores artilheiros do Brasil de todos os tempos: Romário – 772 gols oficiais
5º – Maiores artilheiros do Brasil de todos os tempos: Túlio Maravilha – 545 jogos oficiais

Em suma, o folclórico atacante também foi um grande jogador, responsável pelo único título brasileiro da história do Botafogo. Três vezes artilheiros da competição nacional (1989, 1994 e 1995), também foi artilheiro da Série B (2008) e da Série C (2002 e 2007). Decerto, começando sua carreira no Goiás, o camisa 9 ganhou o apelido de “Maravilha” com a camisa do clube carioca, de onde também saiu para vestir a camisa da seleção brasileira.
Decerto, na contagem oficial, 545 gols oficiais, com 154 com a camisa do Botafogo, 94 do Goiás, além das diversas passagens por outros clubes brasileiros. Entretanto, na contagem própria, entretanto, Túlio garante ter 1000 gols. O ex-jogador contabilizou os tentos de amistosos, jogos treinos e partidas não oficiais. O gol mil saiu no ano de 2014, com a camisa do Araxá-MG, de pênalti, como de Pelé e Romário.
4º – Maiores artilheiros do Brasil de todos os tempos: Roberto Dinamite – 660 gols oficiais

Em suma, o garoto dinamite cansou de fazer gols com a camisa do Vasco da Gama. O campeão brasileiro de 1974, detém a maioria dos recordes nacionais, até hoje. Roberto é o dono da marca de maior artilheiro do Campeonato Brasileiro de todos os tempos, com 190 gols. O camisa 10 também é o maior artilheiro do Campeonato Carioca, maior goleado da história do Vasco e de São Januário.
Foram 660 gols oficiais como profissional e a idolatria como maior jogador da história do clube carioca, além de diversas participações na seleção.
3º – Maiores artilheiros do Brasil de todos os tempos: Zico – 700 gols oficiais

Portanto, o eterno camisa 10 do Flamengo é o maior artilheiro da história do clube no Campeonato Brasileiro (135), além de ser o dono do recorde no estádio do Maracanã (359). O galinho foi criado na base do Rubronegro, onde virou a maior referência do time, ganhando diversos títulos, contando com a Libertadores e o Mundial de 1981.
Decerto, Zico também jogou na Udinese, da Itália, onde também fez grande história, além de atuar no futebol japonês e na seleção brasileira, atuando na Copa do Mundo de 1982.
2º – Maiores artilheiros do Brasil de todos os tempos: Pelé – 767 gols oficiais
Em suma, o primeiro brasileiro a atingir a marca dos 1000 gols, o Rei é um dos maiores artilheiros da história do futebol mundial. Campeão brasileiro com apenas 17 anos, o camisa 10 do Santos é tricampeão mundial com o Brasil, bi campeão da Libertadores, fazendo grandes confrontos contra o Benfica de Eusébio.
Edson Arantes do Nascimento é o maior artilheiro da história do Santos, com 643 gols e o maior da seleção brasileira, com 77 gols. Decerto, na contagem oficial, Pelé teria 767 gols. Entretanto, se conta jogos treino e amistosos do Santos, seleção brasileira e até seleção do exército, que somam 1283 gols em 1363 partidas.
O gol mil foi marcado dentro do Maracanã, em um jogo entre Santos e Vasco, em 1969.

1º – Maiores artilheiros do Brasil de todos os tempos: Romário – 772 gols oficiais

Decerto, o primeiro dos maiores artilheiros do Brasil de todos os tempos, em números oficiais, é o baixinho Romário. Portanto, o eterno camisa 11 cansou de fazer gols, de todas as formas possíveis, e foi multicampeão. Com a camisa do Vasco, seu time de base, venceu Mercosul e Brasileirão.
O baixo também jogou no Flamengo, onde venceu Campeonato Carioca, além do Fluminense. Com a camisa da seleção brasileira, Romário foi campeão do mundo, em 1994, com a artilharia do torneio. Em suma, Barcelona e PSV também viram os gols do 11, mortal dentro da grande área.
Em suma, por contagem oficial, foram 772 gols. Entretanto, na contagem pessoal, são 1002 gols, com o milésimo de pênalti, em São Januário, onde ganhou uma estátua pelo feito.
Foto destaque: Reprodução/CBF

