Se por um lado Abel Ferreira é bastante querido e idolatrado pelos palmeirenses, em contrapartida, torcedores de outros clubes e parte da imprensa brasileira não gostam da figura do treinador alviverde. O motivo? As entrevistas e o tom “soberbo” do técnico ao se referir ao futebol do país.
A polêmica da vez envolveu o jornalista Fábio Sormani, da Revista Placar. Revoltado com as declarações recentes de Abel Ferreira após a derrota do Palmeiras para o Fluminense, Sormani desabafou e não poupou críticas ao comandante alviverde. Durante a Placar TV, o profissional de imprensa cobrou e ‘exigiu' que o português tenha respeito ao Brasil, já que foi no futebol nacional onde ele alavancou a carreira.
Questionado sobre a expulsão de seu auxiliar João Martins no jogo contra o Fluminense, o treinador manteve uma postura contida na coletiva de imprensa. Em tom de ironia, Abel disse “saber o país onde está”. Para muitos, inclusive Sormani, a declaração foi enxergada como menosprezo e xenofobia para com o Brasil e o futebol brasileiro.
Xodó e ídolo eterno da torcida do Palmeiras, Abel Ferreira foi defendido pelos alviverdes. Nas redes sociais, diversos torcedores apoiaram a atitude do treinador e pediram ao comandante para seguir “colonizando” o futebol nacional. Confira algumas reações:
Coloniza mais Abel, coloniza mesmo.
Olha a postura do cidadão, esse aí tá faltando ser colonizado mais um pouquinho pra ver se consegue se comportar de forma racional HAHA.
— Lucas Del’ Amore ⓟ (@lucas_delamore) August 7, 2023
Esse é o resultado desse chororô, vitimização e coitadismo, dá palco pra uns desequilibrados assim, é isso, colhe oq planta.
— JÔvanni ⓟ #SEPVIVE (@GiovanniEVG) August 7, 2023
Abel está no caminho certo. Esse aí pegou ar. Kkkkkkk
— Marcelo Perdao (@marcelo_perdao) August 7, 2023
Hoje Flávio Prado e Fábio Sormani vestiram a roupa da inveja e da cólera, vossas falas representam a mediocridade em sua mais pura essência. Abel é o que de melhor aconteceu no futebol brasileiro nos últimos anos. Aceitem, infelizes.
— Júnior Souza (@junioreng) August 7, 2023
Índice
Veja a declaração de Sormani contra Abel Ferreira
“Ele deveria ser grato ao nosso país e ao nosso povo! O tempo inteiro ele fala mal do Brasil e dos brasileiros (…) Por se achar europeu, ele fica querendo cag** regra em cima do futebol brasileiro e do nosso país. Um país (Portugal) que não se compara ao Brasil, um futebol que não se compara ao futebol brasileiro. Onde fica Portugal na fila do pão comparado ao futebol brasileiro? O cara chega aqui e quer ficar cag**** regra. ‘Eu sei onde estou, sistema…’. Toda hora tem um negócio desse com o Abel. Vai para o inferno, rapaz! Respeita o Brasil e os brasileiros. Trabalhe! Você é bom no que faz, mas se perde quando faz esse tipo de coisa. Toma sua linha, rapaz! Todo mundo aqui te respeita“, disparou o jornalista.
Números de Abel Ferreira à frente do Palmeiras
Abel Ferreira chegou ao Palmeiras em outubro de 2020. De lá para cá, escreveu uma rica e vitoriosa história no clube alviverde. Ao todo, são oito títulos conquistados, com destaque para as Libertadores de 2020 e 2021 e o Campeonato Brasileiro de 2022.
Tido por muitos palmeirenses, como o maior técnico da história da instituição, Abel já comandou o Verdão em 230 jogos. Obteve 133 vitórias, 55 empates e 42 derrotas. Foram 398 gols marcados e 186 sofridos até o momento.
Até quando vai o contrato de Abel com o Palmeiras?
Desde o final de 2020 no Palmeiras, Abel Ferreira tem contrato com o clube até o final de 2024 (31/12/2024). A intenção da diretoria alviverde, liderada pela presidente Leila Pereira, é de renovar o vínculo com o português independente dos resultados dentro de campo ao término desta temporada.
Informações dão conta de que as conversas para isso já foram iniciadas, porém as partes só devem bater o martelo no fim de 2023. Técnico mais bem pago do futebol sul-americano, Abel Ferreira deve receber uma valorização nos vencimentos caso renove com o time paulista.